QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

CACOAL: Escola Estadual Josino Brito recebe nova estrutura

Atualmente, a escola tem 410 alunos matriculados, com 56 servidores atuando no local, entre professores, equipes pedagógicas e administrativas.

Publicado em 

Por Paulo Ricardo Leal

Fotos: Frank Néry

Os professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Josino Brito, localizada no Município de Cacoal, contam com nova estrutura de ensino para ser aproveitada tão logo as atividades presenciais sejam retomadas. Mesmo com as aulas suspensas, devido à pandemia do coronavírus, o Governo de Rondônia manteve as ações voltadas para melhoria da estrutura escolar, bem como entrega de materiais, equipamentos e mobiliário.

As ações de melhorias desenvolvidas na escola foram conferidas de perto, na tarde de sexta-feira (9), pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, que cumpriu uma extensa agenda em Cacoal, durante todo esse dia). O coordenador Regional de Ensino (CRE), em Cacoal, professor Severino Bertino, e da diretora da escola, professora Márcia Cristiane, recepcionaram o chefe do Executivo Estadual e, juntos, percorreram todas as salas de aula.

Conforme cronograma apresentado pela direção da escola, já foram entregues anteriormente armários em aço com portas, ventiladores, bem como materiais de produto de limpeza e utensílio de cozinha. Ao longo nos últimos dois anos, o governo estadual tem garantido materiais e equipamentos, tais como: freezer, fogão, bebedouro, kits laboratório, forno elétrico industrial, mesas para caldeirastes, entre outros itens.

Atualmente, a escola tem 410 alunos matriculados, com 56 servidores atuando no local, entre professores, equipes pedagógicas e administrativas. O governador Marcos Rocha percorreu as instalações da Escola Josino Brito e conferiu os serviços realizados como a troca de substação, troca do telhado e pintura interna do auditório (agora todo climatizado), construção da caixa d’água, construção da quadra poliesportiva, reforma da cozinha e refeitório.

Vale destacar a aquisição de todo o material de higiene já entregue pelo Governo do Estado que será utilizado para evitar o contágio do coronavírus. Materiais como insumos de prevenção à covid-19, mais de 2 mil litros de alvejante e mais de 480 litros de álcool em gel 70%.

Com apenas 18 anos e um futuro promissor, a estudante fez questão de destacar o comprometimento do Governo do Estado com a Educação. Aluna por três anos da Escola Josino Brito, a jovem agora vai alçar voos mais altos em busca da formação superior.

“Visitamos as instalações da escola Josino Brito e verificamos os serviços que estão sendo realizados neste estabelecimento. Temos aqui uma escola estadual totalmente preparada e pronta, para que possa melhor assistir aos alunos tão logo as aulas presenciais forem retomadas”, disse o governador, destacando que o mérito é de toda a população.

O Governo de Rondônia tem investido em reformas e em equipamentos destinados à rede estadual de ensino para melhor condição aos alunos e isso vai refletir na qualidade da Educação rondoniense. Vale destacar que mesmo com a pandemia, o Executivo Estadual não deixou de direcionar a atenção para os demais setores. As aulas presenciais na rede estadual continuam suspensas em cumprimento ao Decreto nº 25.940, de 30 de março, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus, no âmbito do Estado de Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para entrega de documentos da segunda chamada do Prouni 2026 termina nesta sexta-feira

Prazo para entrega de documentos da segunda chamada do Prouni 2026 termina nesta sexta-feira

Pré-selecionados devem comprovar informações diretamente nas instituições de ensino; edição deste ano é a maior da história do programa.
L
Entrega de kits escolares entra em nova etapa de logística

Entrega de kits escolares entra em nova etapa de logística

Parceria entre Semed e Correios acelera a distribuição de kits escolares para 43 mil alunos da rede municipal de ensino.
L
Fies 2026: Pré-selecionados da lista de espera têm até quarta-feira para complementar inscrição

Fies 2026: Pré-selecionados da lista de espera têm até quarta-feira para complementar inscrição

Procedimento é obrigatório para garantir o financiamento; prazo encerra às 23h59 de amanhã (11).
L
Escola Santo Antônio I retoma aulas nesta quarta-feira

Escola Santo Antônio I retoma aulas nesta quarta-feira

Após normalização do transporte coletivo na Estrada de Santo Antônio, estudantes da Escola Santo Antônio I retornam às atividades escolares regulares.
L
Livros didáticos: Semed orienta sobre preservação e reposição

Livros didáticos: Semed orienta sobre preservação e reposição

Programa garante reutilização e substituição de materiais para estudantes da rede municipal
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

Propostas para reduzir a jornada semanal de trabalho ganham força no debate público brasileiro, enquanto especialistas e empresários discutem impactos na economia, produtividade e geração de empregos.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira (11): foco, equilíbrio e organização

Previsões do horóscopo para 11 de março de 2026 indicam um dia favorável ao planejamento, diálogo e decisões conscientes.
L

De Rondônia para o pódio na neve: Cristian Ribera conquista prata histórica na Paralimpíada de Inverno

Natural de Cerejeiras, em Rondônia, Cristian Ribera faz história ao conquistar a primeira medalha do Brasil no esqui cross-country paralímpico, nos Jogos de Milão Cortina, após uma trajetória marcada por superação, cirurgias e dedicação ao esporte.
L

Turismo de Experiência – Além do Cartão-Postal

Turismo de experiência ganha força ao transformar viagens em vivências sensoriais e culturais, valorizando a identidade local e criando memórias que vão muito além dos cartões-postais.
L

Única Talks : Juiz Lucas Flores fala sobre direito, desenvolvimento e sustentabilidade

A conversa promete trazer reflexões importantes sobre o papel das instituições jurídicas no enfrentamento das transformações sociais e econômicas da atualidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Claudia Sheinbaum articulam encontro empresarial para o segundo semestre

Lula e Claudia Sheinbaum articulam encontro empresarial para o segundo semestre

Brasil e México planejam evento entre junho e julho para ampliar investimentos privados; parceria em energia e etanol é prioridade na agenda bilateral.
L
DER inicia manutenção na RO-101 em União Bandeirantes após pedido de Pedro Fernandes

DER inicia manutenção na RO-101 em União Bandeirantes após pedido de Pedro Fernandes

A demanda foi levada ao órgão durante uma agenda em que o parlamentar esteve acompanhado de representantes da comunidade.
L
Cláudia de Jesus destina recurso para produtores rurais de Buritis

Cláudia de Jesus destina recurso para produtores rurais de Buritis

Emenda parlamentar de R$ 55 mil garante a aquisição de grade niveladora para a Associação dos Produtores Rurais da Linha C-34.
L
Fachin defende imparcialidade e remuneração constitucional para magistrados

Fachin defende imparcialidade e remuneração constitucional para magistrados

Em meio a tensões no STF, presidente da Corte afirma que o Judiciário deve manter distanciamento das partes e dos interesses em jogo.
L
PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

Julgamento envolve os deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, além do suplente Bosco Costa; sessão será retomada no dia 17.
L
Publicidade

POLÍCIA

Incêndio destrói casa e mulher acusa ex de atear fogo

Incêndio destrói casa e mulher acusa ex de atear fogo

Residência foi consumida pelas chamas no bairro Olaria, em Porto Velho; mãe e duas filhas foram retiradas do imóvel antes da chegada dos bombeiros.
14
Passageiro de moto aplicativo fica ferido em acidente na zona leste

Passageiro de moto aplicativo fica ferido em acidente na zona leste

Colisão entre duas motocicletas ocorreu no cruzamento da Avenida Raimundo Cantuária com Rua Daniela, no bairro Cuniã
12
Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Servidor público é afastado após suspeita de direcionar R$ 9,5 milhões para plataformas de apostas online.
16
BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

Dois homens foram presos em flagrante transportando entorpecentes que teriam Porto Velho como destino final.
12
Polícia Federal investiga "trend" no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Polícia Federal investiga “trend” no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Advocacia-Geral da União acionou a corporação após vídeos simulando agressões e feminicídio viralizarem na plataforma.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conflito no Líbano provoca deslocamento de 667 mil pessoas em uma semana

Conflito no Líbano provoca deslocamento de 667 mil pessoas em uma semana

ONU alerta que ordens de evacuação em massa emitidas por Israel podem configurar deslocamento forçado ilegal.
L
Ives Gandra toma posse na Academia de Direito Desportivo

Ives Gandra toma posse na Academia de Direito Desportivo

Jurista assume a Cadeira nº 19 da Academia Nacional de Direito Desportivo em cerimônia realizada em São Paulo com presença de magistrados e especialistas da área.
L
Audi celebra 50 anos do motor cinco cilindros com RS 3 limitado

Audi celebra 50 anos do motor cinco cilindros com RS 3 limitado

Interior exclusivo combina Neodymium gold e tecnologia RS
L
Bridger Concept marca ofensiva internacional da Renault

Bridger Concept marca ofensiva internacional da Renault

SUV compacto será produzido na Índia e exportado para outros mercados
L
Porto Velho inaugura escritório de governança ambiental

Porto Velho inaugura escritório de governança ambiental

Nova estrutura será instalada no Prédio do Relógio e reforça ações de monitoramento, prevenção de incêndios e combate ao desmatamento no município.
L
Nota de pesar: Manoela Francisca de Jesus Hilário

Nota de pesar: Manoela Francisca de Jesus Hilário

Conhecida pelo carinho com que tratava amigos e familiares, Dona Manoela Francisca de Jesus Hilário deixa legado de simplicidade, fé e dedicação à família.
L
Grupo Pão de Açúcar formaliza plano de recuperação extrajudicial para dívida de R$ 4,5 bilhões

Grupo Pão de Açúcar formaliza plano de recuperação extrajudicial para dívida de R$ 4,5 bilhões

Acordo com principais credores visa reestruturar passivos sem afetar a operação de lojas, pagamentos de funcionários ou fornecedores.
L
Saldo remanescente no sistema financeiro atinge marca de R$ 10,5 bilhões

Saldo remanescente no sistema financeiro atinge marca de R$ 10,5 bilhões

Dados do Banco Central indicam que brasileiros recuperaram R$ 403 milhões em janeiro; consulta segue aberta para milhões de beneficiários.
L
Violência recorde contra mulheres restringe direito de ir e vir, alerta Amelinha Teles

Violência recorde contra mulheres restringe direito de ir e vir, alerta Amelinha Teles

Ativista denuncia que medo de agressões e feminicídios em São Paulo força mulheres a mudarem rotinas; falhas na fiscalização de medidas protetivas são apontadas como gargalo.
L

Recebimento da Licença Ambiental: R. R. ELER – EIRELI

Licença de Operação Nº 043/2026/SEMMA/PMV
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.