SÁBADO, 02/12/2023

Ano Letivo começa de forma remota para cerca de 50 mil alunos da rede municipal em Porto Velho

O evento virtual também valorizou a atuação dos servidores da Educação.

Publicado em 

Ano Letivo começa de forma remota para cerca de 50 mil alunos da rede municipal em Porto Velho - News Rondônia

A Prefeitura de Porto Velho abriu, na segunda-feira (22), o ano letivo durante cerimônia virtual pelo canal no YouTube. Participaram professores, pais e alunos. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reafirmou o compromisso da gestão municipal em dar continuidade aos estudos de cerca de 50 mil alunos, mesmo em plena pandemia de Covid-19.

O evento virtual também valorizou a atuação dos servidores da Educação. A secretária municipal da pasta, Gláucia Negreiros, lembrou que o ano letivo será remoto visando garantir segurança aos alunos, famílias e profissionais.

Ano Letivo começa de forma remota para cerca de 50 mil alunos da rede municipal em Porto Velho - News Rondônia

"É a nossa prioridade. Desejamos que muito em breve a pandemia passe e estejamos seguros para voltar a abrir as portas das escolas e receber as nossas crianças de forma muito acolhedora", disse a secretária ao comprometer-se em fazer um canal de comunicação muito próximo com toda a comunidade escolar.

A Semed disponibiliza aos alunos a plataforma "Escola Virtual" que está alinhada à realidade virtual que a Educação necessita. Assim como no ano passado, alunos que não possuem acesso à internet recebem as atividades impressas semanalmente.

RODA DE CONVERSA

Durante a transmissão em que ocorreu o início virtual das aulas, houve uma roda de conversa com a participação de Sandra Nogueira, diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Auta de Souza; Edislene Machado, vice-diretora; Ana Célia Santos, professora; Josiane Maciel, mãe de um aluno; e Antônio Victor, aluno da unidade educacional. Eles representaram toda a rede municipal de ensino.

"Para este ano, discutimos com os professores sobre o que fazer de melhor para 2021, pois em 2020 todos tivemos de aprender coisas diferentes, nos readaptar", disse a diretora Sandra Nogueira. "Decidimos trabalhar naquilo que deu certo, principalmente na atenção àqueles que estavam com dificuldade de ensino-aprendizagem, colocando um 'olhar diferenciado' no aluno", acrescentou.

Sandra Nogueira também destacou o trabalho de 'Busca Ativa', que detectou alunos que tinham déficit no acompanhamento das aulas. Uma equipe é encaminhada até a casa do estudante. "Foi muito válido. Conseguimos resgatar várias famílias que não estavam participando. Neste ano teremos o 'Projeto do Livro', em que o aluno é incentivado a ter o cuidado com seu material didático", revelou a diretora.

TRABALHO DOCENTE

Já a professora Ana Célia disse que fez uma readequação da atuação profissional desde o início das aulas remotas. "Tive que fazer adaptações como, por exemplo, preparar um 'cantinho' da casa para as aulas e aprender a usar outras ferramentas/aplicativos para aplicar no dia a dia", explicou.

A evolução do processo educativo prosseguiu. "No começo, tínhamos um baixo aproveitamento e participação dos alunos. Pensamos numa nova estratégia para atrair e fazer com que eles participassem mais com áudio-aulas (leitura e orientação das atividades) e, isso, deu certo. Mas, ainda sentindo a necessidade de algo que aproximasse aluno e professor, aplicamos a vídeo-aula (gravação direta e objetiva) duas vezes na semana", disse com orgulho Ana Célia ao garantir mais de 90% de alfabetização dos alunos.

APOIO DA FAMÍLIA AO ENSINO

Convida especial da 'live', Josiane Maciel, mãe do aluno Antônio Victor (6º ano), falou das dificuldades enfrentadas nas aulas virtuais. Ela citou a conciliação da rotina dos pais com a do filho em cumprir a carga horária em casa. "Vencemos essa primeira dificuldade, deu tudo certo.

Ganhamos uma nova experiência como pais. Até então, ajudávamos no que ele trazia para casa. Agora, não só ajudamos nas tarefas, mas também participamos mais dos seus estudos", disse.

Josiane ainda falou que para incentivar e apoiar o filho precisou fazer investimentos como na conexão de internet, uma das necessidades para dar garantias ao ensino remoto.

Antônio Victor também falou sobre as aulas remotas. "Senti falta de ir até a escola, de ver meus colegas, professores e diretores. Tenho muita saudade disso", disse ele. Ao saber que o ano letivo continuará remoto, ele mostrou que é perseverante. "Se em 2020 nós vencemos, em 2021 vamos vencer novamente", garantiu.

REGISTROS

A transmissão online foi coordenada pelo Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e da Divisão de Formação (Difor). O Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Som da Leste participou com apresentação musical.

DINÂMICA DE PROFESSORES

Na Escola Mãe Margarida, localizada na Zona Leste de Porto Velho, que oferece ensino infantil para crianças de três a cinco anos do bairro Jardim Santana, nada de aulas presenciais. Nela ao todo, são 600 alunos divididos entre a creche, pré I e pré II.

A diretora da unidade, Rosana Dartiballe, explicou as particularidades do ensino infantil durante a pandemia. "Na educação infantil temos que dar direcionamento, logo, não trabalhamos unicamente com ferramentas digitais. A atenção dos alunos no formato digital é pouca. Por isso, disponibilizamos material impresso, independente de terem acesso à internet ou não", relatou a diretora.

O material didático é construído para atender as particularidades de cada série. A escola opta por distribuir as atividades referentes aos dias letivos de cada mês. "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que façamos atividades lúdicas e brincadeiras. Só que nunca trabalhamos em uma situação de pandemia. Por isso, para ter certeza de que as atividades serão realizadas em casa, as distribuímos de forma impressa" afirma a diretora.



Outra saída encontrada pelos professores é a utilização de grupos de mensagem. Por meio dessa ferramenta são enviados, por exemplo, vídeos de apresentação. A professora Gleiciane Torres, que leciona para crianças de creche há nove anos, conta que a pandemia é mais um momento dos professores e escola demonstrarem habilidades e adaptação.



"Por si, o professor já é dinâmico. E, agora nos vemos obrigados a trabalhar com ferramentas digitais. Fazemos vídeos com cenário, música e histórias para chamar a atenção dos alunos. O importante é não ficar de braços cruzados", finalizou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR apresenta demandas à Bancada Federal de RO

UNIR apresenta demandas à Bancada Federal de RO

Reitoria apresentou demandas da UNIR em reunião sobre destinação de emendas parlamentares para Rondônia.
L
Cresce número de graduados trabalhando em postos de menos escolaridade

Cresce número de graduados trabalhando em postos de menos escolaridade

Total de pessoas ocupadas com curso superior completo aumentou 15,5%.
L
Programa de vacinação em escolas é aprovado em comissão no Senado

Programa de vacinação em escolas é aprovado em comissão no Senado

Proposição será avaliada na Comissão de Educação para decisão final.
L
Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado

Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado 

Senadores autorizaram uso do Fundo Social para custear a permanência.
L
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta quinta

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta quinta

Seleção é feita com base nas notas do estudante no Enem.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

A entrevista, transmitida no newstv.tv.br, focará no “Natal Solidário Cristal 2023” organizado pela AMACC.
L

Concurso Público Nacional Unificado: quatro cidades de Rondônia receberão as provas em março

De Rondônia, três cidades foram anunciadas: Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná.
L

Deputado repudia indicações de Lula para o STF, a DPU e a PGR: ‘Cadê as mulheres que fizeram o L?’

Vale lembrar que para serem aprovados, eles precisam do apoio da maioria dos senadores, ou seja, mais de 41 votos favoráveis. As sabatinas estão previstas para o dia 13 de dezembro.
L

Coordenador da Bancada de RO dispara contra ministra de Lula: ‘Visão limitada, está desconectada da realidade’

Silva defendeu que a pavimentação da BR-319, entre Porto Velho a Manaus, é para uma simples conexão terrestre  
L

Asfalto chega ao Distrito de Vista Alegre, muda cenário do lugar e Hildon comemora: ‘Dia de Festa!’

O investimento agitou a região, motivo de comemoração por todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Com plenário lotado, Alan Queiroz promove audiência pública sobre o 1º Plano Geral de Outorgas Hidroviário

Discussão sobre a licitação da hidrovia aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa.
L

Assembleia de Rondônia realiza audiência pública sobre a hidrovia do Rio Madeira

Evento contou com a participação de representantes do setor de mineração e dos órgãos envolvidos com a questão no Estado.
L
Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa celebra aprovação do Projeto de Lei de sua autoria criando o Dia Estadual do Idoso em Rondônia

Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa celebra aprovação do Projeto de Lei de sua autoria criando o Dia Estadual do Idoso em Rondônia

Lei visa impulsionar políticas públicas em prol desta população.
L
Valtinho Canuto faz Pedido de Providência para aprimorar iluminação no Campo de Futebol 1º de Maio

Valtinho Canuto faz Pedido de Providência para aprimorar iluminação no Campo de Futebol 1º de Maio

O servidor, que anteriormente liderou esforços para implantar iluminação no campo, identificou a urgência de mais estruturas de iluminação.
L
Dra. Taíssa firma parceria que viabiliza atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa firma parceria que viabiliza atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Parceria é com deputado federal Maurício Carvalho e Defensoria Pública da União. Atendimentos acontecem na próxima terça-feira (5), a partir das 8h.
L
Publicidade

POLÍCIA

METRALHADO: Dupla com submetralhadora executa foragido com mais de 30 tiros por vingança em Porto Velho

O pai da vítima relatou que um dos assassinos usava uma pistola e o outro uma submetralhadora.
18

Caminhoneiro que atropelou pessoas em protesto é condenado por tentativa de homicídio duplamente qualificada após denúncia do MP

Segundo a versão reconhecida pelos jurados, o acusado assumiu o risco de produzir o resultado morte e se utilizou de meio que resultou em perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima.
10

Afastamento de Gladson Cameli depende agora da ministra Nancy Andrighi, do STJ

Governador acreano é acusado de chefiar uma Orcrim e incluir praticamente todos do clã Cameli.
L
RED WAVE: FICCO/RO realiza operação para combater furto em veículos

RED WAVE: FICCO/RO realiza operação para combater furto em veículos

Foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão na capital.
10
Câmera registra homem morrendo afogado no Rio Candeias - Assista

Câmera registra homem morrendo afogado no Rio Candeias – Assista

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento que o rapaz está nadando no rio, em seguida, afunda e desaparece nas águas na tarde de ontem (30).
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Proposta foi aprovada por unanimidade pela diretoria da agência.
L
Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação

Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação

Queda de R$ 0,26 já está em vigor nas distribuidoras.
L
Brasil apresenta na COP proposta para manter florestas tropicais em pé

Brasil apresenta na COP proposta para manter florestas tropicais em pé

Sugestão é de aporte inicial de U$S 250 bi vindo de fundos soberanos.
L
ONU lamenta retomada "catastrófica" dos combates em Gaza

ONU lamenta retomada “catastrófica” dos combates em Gaza

E pede às duas partes um cessar-fogo duradouro.
L
COP28: em vez de unir forças, o mundo trava guerras, diz Lula

COP28: em vez de unir forças, o mundo trava guerras, diz Lula

Presidente defendeu o desmatamento da Amazônia até 2030.
L
Governo reconhece situação de emergência em Maceió

Governo reconhece situação de emergência em Maceió

Ministério da Integração acompanha situação e providências adotadas.
L
Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024

Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024

Provas serão aplicadas em março do ano que vem.
L
Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Safra recorde de soja e queda nas importações puxaram resultado.
L