SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Governo abre Edital de Chamamento Público para escolha dos membros do Conselho de Alimentação Escolar

No caso do número de representantes indicados ser maior que o número de vagas do Edital, o critério de seleção será por sorteio.

Publicado em 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), torna público o Edital de Chamamento para escolha dos membros do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Rondônia (Caero), para o quadriênio 2021-2024.

O edital foi publicado no Diário Oficial, na última sexta-feira (12), e consta a realização de assembleia para escolha dos membros do Caero, indicados na forma a seguir:

  • 6 (seis) representantes titulares e 6 (seis) suplentes das entidades de classe de docentes, de trabalhadores da Educação e de discentes do Estado de Rondônia, indicados pelos respectivos órgãos de representação, a serem escolhidos por meio de assembleia específica para tal fim, registrada em ata, sendo 3 (três) representantes e respectivos suplentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia. (Sintero) e 3 (três) representantes e respectivos suplentes do Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof).

  • 6 (seis) representantes titulares e 6 (seis) suplentes de pais de alunos matriculados na rede estadual de ensino, indicados pelos conselhos escolares, associações de pais e mestres ou entidades similares, a serem escolhidos por meio de assembleia específica para tal fim, registrada em ata.

  • 6 (seis) representantes titulares e 6 (seis) suplentes das entidades civis organizadas, a serem escolhidos por meio de assembleia específica para tal fim, registrada em ata.

No caso do número de representantes indicados ser maior que o número de vagas do Edital, o critério de seleção será por sorteio. Os discentes só poderão ser indicados e eleitos quando forem maiores de 18 (dezoito) anos ou emancipados.

Os suplentes do Caero devem ser do mesmo segmento dos respectivos titulares. E o processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral, instituída pela Portaria nº 805 de 11 de fevereiro de 2021. As entidades devem ter, obrigatoriamente, representatividade estadual e apresentar certidões de regularidade fiscal, estadual, municipal e federal.

As indicações das entidades ou órgãos deverão ser protocoladas na sede da Seduc – Seção de Protocolo, localizada na rua Padre Chiquinho, s/nº – Palácio Rio Madeira – edifício Rio Guaporé – reta 01 – CEP 76.801-000, em Porto Velho, por meio de envelope lacrado e identificado com o assunto “Indicação Caero – Quadriênio 2021-2025”, até as 13h do dia 26 de fevereiro de 2021, impreterivelmente.

O envelope deve conter: ofício da entidade representada, devidamente assinado por seu representante legal, dirigido ao presidente da Comissão Eleitoral, contendo nome completo do indicado, cópia do documento de identificação com foto e comprovante de residência; cópia da ata e lista de presença da reunião da entidade e ou órgão que o indicou; declaração pelo representante legal da entidade e ou órgão comprovando o respectivo vínculo do indicado com a entidade.

Os indicados de cada segmento devem comparecer à Seduc no dia 2 de março de 2021, nos seguintes horários:

  • Entidades de classe de docentes, de trabalhadores da Educação do Estado de Rondônia – 8h às 9h30;

  • Representantes de pais de alunos – 9h30 às 10h30;

  • Representantes das entidades civis organizadas – 10h30 às 11h30.

Os indicados que não se apresentarem nos horários estabelecidos estarão automaticamente excluídos do processo. E deverão apresentar-se munidos dos seguintes documentos:

  • Cópia do ofício de indicação da entidade representada;

  • Documento de identificação com foto original e comprovante de residência;

  • Cópia da declaração da entidade e/ou órgão comprovando o respectivo vínculo do indicado com a entidade.

  • Certidão negativa Cível estadual

  • Certidão negativa criminal estadual

  • Certidão negativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os membros do Caero terão mandato de quatro anos, com funções de membro remuneradas, mas consideradas como serviço público relevante. Após a conclusão do processo de eleição dos representantes, o Governo do Estado providenciará a designação dos membros do Caero, por meio de decreto do governador, Marcos Rocha, publicado em Diário Oficial do Estado de Rondônia.

Após a designação dos conselheiros, será convocada, por meio da Seduc, reunião específica para a posse e eleição do presidente e do vice-presidente. O cronograma previsto segue da seguinte forma:

Prazo final para o protocolo das indicações na sede da Seduc, até às 13h do dia 26 de fevereiro de 2021. E, apresentação dos indicados de cada segmento na Seduc, devidamente documentados, conforme edital, no dia 2 de março de 2021.

  • Entidades de classe de docentes, de trabalhadores da Educação do Estado de Rondônia – 8h às 9h30;

  • Representantes de pais de alunos – 9h30 às 10h30;

  • Representantes das entidades civis organizadas – 10h30 às 11h30.

A publicação da relação preliminar de indicações deferidas e indeferidas, será divulgada na página da Seduc: http://www.seduc.ro.gov.br, até às 13h do dia 3 de março de 2021.

Já a interposição de recursos contra a relação preliminar das indicações indeferidas, será divulgada até às 13h do dia 5 de março de 2021.

A publicação da relação final de indicações deferidas será atualizada na página da Seduc: http://www.seduc.ro.gov.br.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Depósitos do incentivo de matrícula começam nesta segunda-feira (23) para estudantes da rede pública; cronograma segue o mês de nascimento e beneficia 6 milhões de alunos.
L
Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Ação com meias coloridas mobiliza alunos e reforça respeito à diversidade, com 36 estudantes atendidos na rede municipal de ensino.
L
Ensino a distância supera o presencial e matrículas batem recorde no Brasil

Ensino a distância supera o presencial e matrículas batem recorde no Brasil

Pela primeira vez na história, mais da metade dos universitários brasileiros estuda na modalidade EAD; levantamento do Semesp aponta 10,2 milhões de alunos, mas alerta para alta evasão.
L
UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L
Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Inscrições seguem até o dia 26 com vagas em diversas áreas, incluindo operador de drone, com aulas presenciais e certificado ao final.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Valor médio do benefício chega a R$ 683,75 com inclusão de adicionais; programa atende mais de 18 milhões de famílias em março.
L
Após cinco anos, julgamento do caso Henry Borel começa nesta segunda-feira

Após cinco anos, julgamento do caso Henry Borel começa nesta segunda-feira

Monique Medeiros e “Dr. Jairinho” enfrentam júri popular no Rio de Janeiro; crime ocorrido em 2021 chocou o país por indícios de tortura e omissão.
L
Congresso Nacional cria Frente Parlamentar pela Paz Mundial

Congresso Nacional cria Frente Parlamentar pela Paz Mundial

Resolução publicada no Diário Oficial desta segunda-feira formaliza grupo de senadores; iniciativa visa fortalecer a diplomacia parlamentar e o apoio a soluções pacíficas de conflitos.
L
Nota de pesar: Eugênio Raimundo Ferreira Martins

Nota de pesar: Eugênio Raimundo Ferreira Martins

Para a família e amigos, Eugênio será sempre lembrado como um homem dedicado à família e um verdadeiro amigo, daqueles que estavam sempre presentes nos momentos importantes, oferecendo apoio, conselhos e carinho.
L

Nota de pesar: Ademar Lisboa Teixeira

Ademar Lisboa Teixeira, o Dema, será velado na Capela Madeira Mamoré, em Porto Velho. Agricultor dedicado, deixa lembranças de humildade, amizade e amor à natureza.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em RondôniaOPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em Rondônia

Artigo reúne análises sobre garimpo, disputas políticas, eleições 2026 e decisões ambientais, com críticas ao cenário atual no estado e no país.
L
Eyder Brasil reúne mais de 1,3 mil em prestação de contas em PVH

Eyder Brasil reúne mais de 1,3 mil em prestação de contas em PVH

Evento em Porto Velho apresentou ações do mandato e reforçou diálogo com a população e lideranças locais.
L
Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Evento reuniu mais de 100 lideranças no Elas por Elas.
L
Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Ato político em Rolim de Moura reúne lideranças e marca pré-candidatura a deputado estadual com foco em ações sociais.
L
Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico de drogas no bairro Socialista

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico de drogas no bairro Socialista

Operação em Porto Velho resulta na apreensão de entorpecentes fracionados e captura de foragido da Justiça; ação ocorreu após denúncia anônima na noite de domingo.
12

Filho é preso após furtar e ameaçar a própria mãe em Porto Velho

Suspeito de 22 anos furtava a casa da mãe e a ameaçou com faca, obrigando a vítima a se trancar com medo dentro da própria residência.
10

Mulher é presa por tráfico de drogas em Porto Velho

Suspeita foi flagrada preparando e fracionando entorpecentes em apartamento após ação do 5º BPM, motivada por denúncia anônima.
10

Fiat Strada é consumida pelo fogo na região central de Porto Velho

Veículo foi tomado pelas chamas na tarde deste domingo, na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Mato Grosso, e mobilizou a atenção de quem passava pelo local.
10

Motociclista morre em grave acidente próximo à Vila Princesa em Porto Velho

A vítima pilotava uma moto de alta cilindrada quando colidiu frontalmente com um carro; PRF isolou a área para perícia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Regularização fundiária: especialista explica como garantir a posse da terra no INCRA

Advogado Estéfano Radamés detalha regras, desafios e caminhos para produtores rurais que buscam segurança jurídica e acesso a crédito na Amazônia
L

Amazônia, Gente e Justiça: debate destaca desafios e avanços da produção científica na região

Renato Fernandes Caetano analisa o ecossistema editorial, a importância do livro e as dificuldades enfrentadas por pesquisadores da Amazônia para produzir e divulgar conhecimento
L

Bora Ali: Thaiana Lima revela como nasceu o Hotel Pelicano em meio à Amazônia

Empresária conta trajetória no empreendedorismo, desafios na pandemia e como transformou um espaço familiar em referência de turismo ecológico em Porto Velho
L

Solidariedade em alta: TecnoGame PVH coleta 9 toneladas de alimentos já no primeiro dia do evento

Ação solidária do evento mobiliza público e garante doações para famílias em situação de vulnerabilidade
L

Saúde de Bolsonaro: ex-presidente segue na UTI sem previsão de alta

Boletim médico informa estabilidade clínica, sem febre e sem intercorrências, enquanto Jair Bolsonaro permanece internado em Brasília para tratar pneumonia bacteriana
L
Nota de pesar: Salvador José Nogueira

Nota de pesar: Salvador José Nogueira

Pai amoroso de dois filhos, Salvador também foi um companheiro presente, amigo leal e alguém que sempre estendia a mão a quem precisava.
L
Tecnogame: Prefeitura e parceiros premiam desenvolvedores com bolsas de até 100%

Tecnogame: Prefeitura e parceiros premiam desenvolvedores com bolsas de até 100%

Evento destaca inovação e educação ao oferecer incentivos acadêmicos para talentos da Game Team em feira de tecnologia.
L
Oito apenados são acusados de matar colega de cela com chucho no 603

Oito apenados são acusados de matar colega de cela com chucho no 603

Após o ataque, os agentes penais intervieram e acionaram o socorro médico imediato para a vítima.
14
Equipe do Sgt Ribeiro fecha duas bocas de fumo e prende suspeito

Equipe do Sgt Ribeiro fecha duas bocas de fumo e prende suspeito

Ação do 5º Batalhão resultou na prisão e apreensão de entorpecentes no Residencial Orgulho do Madeira após denúncias.
10
Casal é preso por tráfico de drogas na zona leste

Casal é preso por tráfico de drogas na zona leste

Apenado monitorado e esposa gestante foram detidos com porções de maconha e cocaína.
10