QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

'Não posso fazer faculdade se estiver morta': os relatos de quem desistiu do Enem no último minuto com medo da Covid-19

O medo de prestar o Enem em meio a um novo pico de casos e mortes por covid-19 parece ter se refletido em uma abstenção recorde.

Publicado em 

Victoria Kelly Pires, 18, tinha estudado ao longo de todo o ano de 2020 de olho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Diferentemente de muitos jovens que não conseguiram acompanhar os estudos por falta de acesso à internet ao longo de 2020, ela não teve problemas de conexão e se preparava para as provas com a ajuda de aulas de cursinhos online.

Mas, no domingo (17/01), depois de uma noite sem dormir, Victoria decidiu que ficaria em casa e não prestaria a primeira prova do Enem.

"Decidi ontem (domingo) mesmo. Eu me preparei para essa prova o ano inteiro, mas pensei na minha família e na minha saúde – eu tenho asma. Conversei com meus pais e tomei a decisão de desistir. Foi difícil, mas não me arrependo", diz ela à BBC News Brasil.

Victoria, que mora em Macaé (RJ) e pretende cursar Biomedicina, vai continuar estudando, a despeito do "ano perdido". Pensa em tentar o Enem novamente na edição 2021.

Aos amigos nas redes sociais que decidiram fazer a prova, ela desejou sucesso e segurança e explicou os motivos de sua desistência: "Não poderei fazer uma faculdade se estiver morta".

O medo de prestar o Enem em meio a um novo pico de casos e mortes por covid-19 parece ter se refletido em uma abstenção recorde: compareceram à prova do dia 17 menos da metade (ou 48,5%) dos 5,5 milhões de inscritos no Enem impresso, segundo dados preliminares do Inep, órgão do Ministério da Educação que gerencia o exame.

Ou seja, 2.842.332 pessoas inscritas acabaram não participando da prova.

Esse grupo inclui, além dos desistentes, cerca de 160,5 mil alunos do Estado do Amazonas e outros quase 4 mil alunos das cidades de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura (RO), onde a prova não foi realizada no domingo, além de cerca de 10 mil estudantes que afirmaram estar com doenças infectocontagiosas, como a covid-19. (Esses grupos estão entre os alunos que poderão participar da reaplicação da prova, em 23 e 24 de fevereiro; veja mais detalhes abaixo).

'Medo da contaminação e injustiça da mídia'

O Enem estava inicialmente marcado para novembro de 2020, mas foi adiado para janeiro por conta da pandemia e, até a véspera da prova, foi alvo de pressões e ações judiciais pedindo um novo adiamento.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse ter se surpreendido pela grande ausência de participantes – na edição anterior, o índice de abstenção havia sido de 23%, contra 51,5% desta -, mas defendeu a decisão de manter a data dos exames.

"Tivemos uma abstenção grande, em parte pela questão do medo da contaminação e em parte por um trabalho de mídia muito grande contra o Enem, de maneira muito injusta – não foi feito o mesmo trabalho contra a Fuvest (vestibular da USP que teve a primeira fase em 10 de janeiro)", afirmou Ribeiro em entrevista coletiva.

"O Enem no meio da pandemia foi vitorioso, para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes. Não atrasamos a educação brasileira em mais um semestre. (…) Qualificamos como um sucesso porque no meio de uma crise conseguimos mobilizar milhões de pessoas de uma maneira segura. Se disséssemos que não teríamos o Enem neste ano, seria uma derrota da educação."

O ministro também afirmou que o Inep tomou medidas de segurança para evitar a propagação do coronavírus durante a prova e que o público do Enem já tem conhecimento das medidas preventivas à covid-19. "Estamos falando de jovens adultos, que sabem se proteger."

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, lembrou que o Enem 2020 teve um recorde de não pagantes (ou seja, de alunos que foram isentos da taxa de matrícula no exame), o que pode ter contribuído para a abstenção maior.

"São informações que vamos apurar no balanço total", afirmou, destacando que outros vestibulares também tiveram muitos ausentes. "O aumento das abstenções não são uma exclusividade do Enem."

'Escolha entre saúde física e mental'

Para muitos alunos, porém, o Enem 2020 acabou sendo uma escolha entre "a saúde mental e a saúde física", opina Vinícius de Andrade, criador do projeto Salvaguarda, que ajuda jovens de escolas públicas a ingressar no ensino superior.

"Os alunos de escolas públicas já passam por tantas dificuldades e, como se não bastasse, se depararam com o dilema de fazer o exame e (buscar) o sonho de ingressar em uma universidade pública ou cuidar de sua saúde, com medo de pegar covid-19", explica Andrade.

Embora tenha se deparado com abstenções de todo o tipo – desde alunos que viajaram 60km para prestar o Enem mas se esqueceram do documento de identidade até quem errou o horário da prova -, ele acha que a maioria dos faltantes decidiu ficar em casa por uma mistura de dois fatores: medo da pandemia e sensação de despreparo para o exame.

É o caso de Juliana Sara Lima dos Santos, 19, que desistiu de prestar a prova em Cascavel (PR), por temer colocar a mãe (que tem pressão alta) em risco e porque não se sentiu confiante, depois de um ano inteiro estudando por videoaulas.

"Aqui na minha cidade os casos estão elevados, então fiquei muito insegura em ir fazer em meio a tantas pessoas", conta a estudante, que sonha em cursar Medicina.

"Na frente dos colégios ou faculdades vi umas imagens de reportagens com muita aglomeração de pessoas. Por mais que na sala de aula houvesse distanciamento, em frente às escolas estava bem movimentado."

Agora, Juliana vai focar nos vestibulares de universidades paranaenses e seguir se preparando para o Enem 2021. "Conhecimento nunca é perdido: não fiz esse Enem, (mas) tem o próximo e vou levar toda a bagagem que adquiri até aqui. Em parte, estou aliviada (em não ter prestado) por causa da pandemia e, em outra, estou preocupada com o futuro, com as incertezas."

Segundo Vinícius de Andrade, o mero ato de se inscrever no Enem já é, para muitos alunos de escolas públicas, uma demonstração de "coragem e do sonho por um futuro diferente".

"Porque o exame é distante deles, e eles não têm muitos exemplos de pessoas (próximas) na universidade. O que desejo é que eles não desistam, para que possam ocupar espaços onde sua voz vai ser ouvida. Eles precisam se sentir aliviados de que isso (perder a prova) não é o fim de nada. Eles estão no meio do percurso", diz.

"Agora, é tentar ser frio, analítico e olhar o quadro geral, sem se ver diante de um muro de altura sem fim. (Recomendo) olhar para outros vestibulares seriados, vestibulares de universidades em seus Estados e tentar manter o ânimo para as próximas provas."

Em Jardinópolis, interior de São Paulo, Katharine Abdala, 18, conta que já passa normalmente "um perrengue danado com a bronquite aguda mesmo sem a covid-19".

"Já preciso usar a bombinha, porque a bronquite vai e volta a qualquer momento. Imagina então se eu pegar o vírus", diz à reportagem. "Pensei: 'vai estar todo mundo de máscara no Enem'. Mas era muita gente prestando, e aqui ninguém se cuida, porque acham que não precisa se preocupar por ser uma cidade pequena."

Katharine já cursa o ensino técnico de Farmácia e pretende agora continuar os mesmos estudos no ensino superior. Mas também acabou optando por não fazer o Enem.

"Eu não tive isenção da inscrição: tinha pago (o valor de R$ 85), então foi bem difícil a decisão. Mas no dia eu decidi não ir. Hoje também foi difícil ver que todo mundo fez a prova e está tudo bem, mas coloquei na minha cabeça que vou ter outras oportunidades", diz ela.

A jovem teve um pequeno alento nesta segunda-feira (18/1), ao receber a notícia que passou para a segunda fase de um processo seletivo online para bolsas de estudo em uma universidade privada. "Deu uma aliviada, mas o Enem ainda está na minha cabeça."

Quem vai poder participar da reaplicação do Enem?

Segundo o Inep, uma reaplicação da prova do Enem ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, para os seguintes grupos de alunos:

– Cerca de 8,1 mil alunos que tiveram sintomas de covid-19 (ou outras doenças infectocontagiosas, como sarampo), enviaram seus laudos médicos ao Inep e tiveram o pedido de reaplicação aceito.

Outros 1,9 mil pedidos não foram aceitos pelo Inep – em alguns casos, por terem enviado laudos ilegíveis ou em fotos desfocadas. Esses – bem como outros alunos que nesta semana tiverem sintomas de covid-19 e precisarem se ausentar da segunda prova, no dia 24 – podem reenviar seus laudos médicos a partir desta segunda-feira (18/01) pela Página do Participante do Enem.

– Alunos do Estado do Amazonas e das cidades de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia. Nesses locais, a prova do último domingo não foi realizada por conta do avanço do novo coronavírus, e os cerca de 165 mil alunos afetados poderão fazer a reaplicação em 23 e 24 de fevereiro.

– Alunos afetados por problemas logísticos. É o caso dos participantes que afirmaram terem sido impedidos de fazer a prova de domingo porque as salas de aula estavam com capacidade máxima. Segundo Alexandre Lopes,do Inep, essa situação foi identificada até agora em 11 salas em cidades do Sul do país (Florianópolis, Curitiba, Londrina, Pelotas, Caxias do Sul e Canoas), de um universo de 14.447 salas de Enem em todo o país.

"Nenhum aluno será prejudicado. Quem se sentir prejudicado, em qualquer lugar do Brasil, poderá solicitar a reaplicação da prova, a partir do dia 25 de janeiro. Daí olhamos a ata da sala (do aluno queixoso) para entender o que aconteceu", afirmou Lopes.

Alunos cujas escolas tiveram problemas de infraestrutura – caso de três escolas na Bahia onde faltou energia elétrica durante o Enem – também poderão pedir a reaplicação da prova.

Vale lembrar que a reaplicação não é válida para alunos que se atrasaram no domingo, nem para os que ficaram com medo de se infectar pelo coronavírus, destaca o Inep.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Gabaritos devem sair dia 6 de outubro
L
PS UNIR 2026 - Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

PS UNIR 2026 – Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

As oportunidades são para os cursos do primeiro e do segundo semestres letivos de 2026.
L
Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Instituição municipal atende 160 alunos da pré-escola ao 5º ano, com ensino em Libras e português, promovendo inclusão e respeito à diversidade.
L
Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz abre inscrições até 30 de junho de 2026 para projetos de estudantes, destacando a importância da participação de professores no processo, segundo a coordenadora Cristina Araripe.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Bolo caseiro da Vó Alzira conquista Porto Velho

Receitas afetivas, mais de 50 sabores e entrega rápida: a unidade Zona Sul da Fábrica de Bolo Vó Alzira é parada obrigatória para quem ama café com bolo.
L

Atenção, Rondônia: quarta-feira será marcada por fortes chuvas

O Inmet expandiu o alcance do alerta de perigo potencial de nível 2 para chuvas, que agora cobre uma vasta área em Rondônia, englobando quase todo o estado.
L

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L
Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa participa do Seminário Nacional União pela Autonomia, em Brasília

Evento reúne lideranças para debater a emancipação distrital e a criação de novos municípios.
L

Deputado Cássio Gois apoia 1ª Agro feira Flor do Café e Rodeio Fest em Ministro Andreazza

Evento reuniu mais de 10 mil pessoas com shows, rodeio e feira agropecuária, movimentando a economia e fortalecendo a cultura local.
L
Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a pauladas, pedradas e facada por causa de comida no centro

Homem é atacado a pauladas, pedradas e facada por causa de comida no centro

Após as agressões, o homem caiu no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco com Benjamin Constant.
16
PRF em Rondônia apreende mais de 3.700 caixas de bebidas com apoio da SEFIN em Ji-Paraná

PRF em Rondônia apreende mais de 3.700 caixas de bebidas com apoio da SEFIN em Ji-Paraná

A carga estava desacompanhada de documentos que respaldavam o seu transporte
10
Homem agride mulher acusada de assediar sua esposa em Vilhena

Homem agride mulher acusada de assediar sua esposa em Vilhena

Vítima foi encontrada com ferimentos na cabeça após ser agredida com barra de concreto em um apartamento no bairro Novo Tempo.
16
Polícia interrompe festa com menores em Vilhena e prende quatro adultos

Polícia interrompe festa com menores em Vilhena e prende quatro adultos

Quatro pessoas são detidas por corrupção de menores e perturbação do sossego em uma residência no bairro Jardim Primavera, na madrugada de sábado.
14
Homem abastece carro furtado, é amarrado por populares e preso em Vilhena

Homem abastece carro furtado, é amarrado por populares e preso em Vilhena

Suspeito, de 28 anos, se recusa a pagar por combustível e é contido por populares em posto na BR-364; veículo havia sido furtado em Rolim de Moura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia impulsiona economia através do turismo no Duelo na Fronteira

O Duelo na Fronteira 2025 acontece de 22 a 27 de outubro, no bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim.
L

Programa Rondônia Cidadã retorna a Cacoal neste fim de semana com serviços gratuitos

No mês de agosto, mais de 3 mil atendimentos foram realizados no município de Cacoal.
L
Fazendeiro de Corumbiara é investigado por abuso sexual de menina de 6 anos

Fazendeiro de Corumbiara é investigado por abuso sexual de menina de 6 anos

Caso de abuso sexual de vulnerável domina as conversas em Corumbiara; suspeito teria se mudado para Vilhena e a investigação corre em segredo.
16
Cerca de 45% dos médicos apresentam algum quadro de doença mental

Cerca de 45% dos médicos apresentam algum quadro de doença mental

Pesquisa aponta alta incidência de ansiedade e burnout entre profissionais da saúde no Brasil, com destaque para médicos do Norte
L
Carretas do Grupo Amaggi se envolvem em acidente na BR-364

Carretas do Grupo Amaggi se envolvem em acidente na BR-364

Colisão entre dois rodotrens da mesma empresa ocorre na entrada de Comodoro (MT), sem deixar feridos, apenas danos materiais.
10

Mucura conquista Melhor Filme do Júri Jovem no maior festival de cinema da Amazônia

Curta rondoniense Mucura vence Júri Jovem e Direção de Arte no Olhar do Norte, no Teatro Amazonas, e reafirma a força criativa do cinema amazônico contemporâneo.
L

Prazo final para licenciamento de veículos com placa final 9 encerra na próxima terça-feira, 30

Proprietários podem acessar a Central de Serviços do Detran-RO para emissão da guia de pagamento.
L
Corpo de comerciante é exumado em Chupinguaia para exame de envenenamento

Corpo de comerciante é exumado em Chupinguaia para exame de envenenamento

Suspeita de envenenamento leva a Polícia Civil a exumar o corpo do empresário Miguel Beth Castilho Mamani, conhecido como “Bolívia”, de 51 anos.
18
Foragido é agredido por facção após não pagar taxa semanal em Candeias do Jamari

Foragido é agredido por facção após não pagar taxa semanal em Candeias do Jamari

Homem com mandado de prisão em aberto é encontrado ferido na rua e diz à polícia que sofreu “disciplina” do Comando Vermelho.
16

Capoeira ganha destaque nos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025, em Ji-Paraná

A capoeira integra o JIR desde 2014, valorizando modalidades olímpicas e genuinamente brasileiras.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.