QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

Governo do Amazonas confirma suspensão do Enem no estado

Governo federal tenta derrubar decisão judicial que suspendeu as provas por conta da pandemia. Suspensão ocorre devido ao alto nível de contágios do novo coronavírus no estado, que vive colapso no sistema de saúde com recorde de internações.

Publicado em 

O governo do Amazonas publicou um decreto nesta quinta-feira (14) que confirma a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. Devido ao estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo estadual em decorrência do aumento de casos de Covid-19, os exames não poderão ser aplicados nos dias 17 e 24 de janeiro.

O estado vive uma crise sem precedentes, com caos no sistema de saúde, leitos lotados e hospitais sem oxigênio. Pelo menos 235 pacientes do Amazonas deverão ser levados a outros 6 estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14).

Na última quarta-feira (13), o juiz federal José Ricardo de Sales suspendeu a realização das provas do Enem no Amazonas por meio de uma liminar, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias. Na decisão, o magistrado justificava a decisão devido ao surto de casos de coronavírus.

O governo federal chegou a recorrer, também nesta quinta por meio de ação da Advocacia-Geral da União (AGU), para tentar realizar as provas no estado, mas ainda não houve nova decisão da Justiça.

O decreto estadual desta quinta confirma a suspensão do Enem em todo o estado e proíbe acesso de qualquer pessoa não autorizada às escolas públicas estaduais.

Mais de 160 mil estudantes amazonenses se inscreveram e agora ficam sem a garantia de realizar as provas.

No início desta semana, decisão da Justiça Federal em São Paulo válida para todo o país já havia negado o adiamento das provas do Enem e mantido o exame para 17 e 24 de janeiro, como mostra o vídeo abaixo. No entanto, a decisão previa que o Inep deveria reaplicar a prova em outra data nos lugares onde as autoridades locais impedissem que o exame fosse feito devido aos elevados números de contágios do novo coronavírus.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, no entanto, afirmou nesta quinta-feira (14) em entrevista ao G1 que "não há garantia" de que conseguirá reaplicar os exames nas cidades que impedirem a sua realização.

"Não posso assegurar que vamos fazer aplicações em cidades que vão pedir reaplicação", afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep. "Não é que a gente não vai fazer, o que eu não posso é garantir", disse.

Segundo Lopes, embora o Enem tenha uma data oficial de reaplicação (23 e 24 de fevereiro), casos de suspensão da prova ligados à pandemia não poderão ser encaixados neste dia.

"A reaplicação é para casos excepcionais. Não é segunda aplicação total do Enem. Preciso saber quantos vão fazer a prova, e aí eu imprimo", explica.

"Se tiver 5 mil, 10 mil pessoas ou mais, consigo assegurar todas. A depender da logística que for necessária ou quantidade provas a serem impressas, não consigo. Não é que a gente não vai fazer, o que eu não posso é garantir", afirma.

"Quem vai me dizer quando tiver condição sanitária boa? Não adianta chegar 3 dias antes da prova e pedir para aplicar. A visão não é só minha, preciso que o prefeito diga que em 23 e 24 de fevereiro eu vou ter condições de aplicar lá".

Explosão de casos

O estado do Amazonas registrou 3.816 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (14), sendo 2.516 somente em Manaus. Foi o maior número de novos casos registrados no estado e na capital amazonense desde o início da pandemia, em março de 2020.

O número de mortes subiu para 5.930, com mais 51 mortes causadas pela doença. Do total, 44 óbitos ocorreram nas últimas 24 horas e outros sete foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora.

Manaus voltou a bater o recorde de internações diárias por Covid-19. Foram 254 novas hospitalizações no capital, número mais alto registrado no estado desde o início da pandemia, mesmo com o colapso na rede de saúde, vivido entre abril e maio de 2020. Outras quatro internações foram registradas no interior do estado, fazendo o total de casos chegar a 258 no estado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Gabaritos devem sair dia 6 de outubro
L
PS UNIR 2026 - Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

PS UNIR 2026 – Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

As oportunidades são para os cursos do primeiro e do segundo semestres letivos de 2026.
L
Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Instituição municipal atende 160 alunos da pré-escola ao 5º ano, com ensino em Libras e português, promovendo inclusão e respeito à diversidade.
L
Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz abre inscrições até 30 de junho de 2026 para projetos de estudantes, destacando a importância da participação de professores no processo, segundo a coordenadora Cristina Araripe.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L
Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a falar na Assembleia Geral da ONU e defendeu soberania e multilateralismo em seu discurso.
L
Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Encontro no gabinete de Alex Redano alinhou ações entre Legislativo e Executivo, reforçando parceria em prol da educação rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente desaparecida é encontrada morta em carro ligado ao cantor D4vd; polícia investiga

Corpo de Celeste Rivas foi identificado em Los Angeles dentro de um Tesla registrado no nome do músico; caso segue sem suspeitos.
14
Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Acidente grave na Avenida 7 de Setembro deixa ciclista ferido após colisão com Fiorino; vítima seguia na contramão.
10
Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Suspeito de 23 anos resiste à prisão após denúncia de agressão contra a esposa no bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
16
Empresário é sequestrado e tem Hilux roubada em Porto Velho

Empresário é sequestrado e tem Hilux roubada em Porto Velho

Homem de Ji-Paraná é abordado por criminosos na capital rondoniense, que o mantiveram refém por horas antes de roubar sua caminhonete.
16
Apenado com tornozeleira é preso por tráfico na zona leste

Apenado com tornozeleira é preso por tráfico na zona leste

‘Cabuloso’ é detido por BPTAR com drogas, balanças de precisão e máquinas de cartão na zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: PESCADOS RODRIGUES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental: DFC COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Operação Haechi VI, coordenada pela agência policial internacional, recuperou dinheiro e ativos de esquemas de fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em 40 países.
L
Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Aprovada pelo CNS, a política busca melhorar a atenção a doenças reumáticas no Brasil com foco em acesso, telemedicina e redução de custos.
L
Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Decisão da Camex diminui tarifas para itens não produzidos no Brasil, como baterias e conectores, visando aumentar a competitividade da indústria nacional.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Nenhum apostador acerta as seis dezenas do concurso 2918 e próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira.
L
Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva transporta veículos militares e pessoal em balsas para Manaus, fortalecendo a presença do Exército na Amazônia.
L
Motorista de aplicativo e passageiro são atacados a tiros no Triângulo

Motorista de aplicativo e passageiro são atacados a tiros no Triângulo

Ataque a carro de aplicativo deixa passageiro baleado na noite de terça-feira, no beco da Belizário, em Porto Velho.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.