QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

Conheça os critérios de correção da redação do Enem

Com regras específicas de correção, redação pode ser o diferencial

Publicado em 

No domingo (17), milhões de estudantes de todo o país farão a primeira prova da edição impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Além de responder às questões objetivas de linguagens e ciências humanas, os participantes farão a prova de redação, a única parte subjetiva do exame. Com critérios específicos de correção, a redação pode ser o diferencial na nota dos estudantes. 

“A primeira coisa é que a prova não vai ter grandes mudanças na redação”, diz o professor e fundador do Laboratório de Redação, Adriano Chan. Na prova, os estudantes devem, a partir do tema proposto e dos textos motivadores – que não podem ser copiados – escrever um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Os participantes devem defender uma tese, ou seja, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes. Devem também elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. 

“É um equívoco o aluno acreditar que precisa saber bem do tema. Tem que saber ler bem o que está na proposta, identificar os desafios que estão na proposta em relação ao tema principal. Isso é muito importante. Não é achar qualquer problema, mas um problema dentro do universo proposto e relacionar esse desafio com o conteúdo adquirido e aprendido”, afirma Chan. 

“A estrutura não muda, o que vai alterar é a argumentação que o estudante vai ter que construir em função do tema. Eu acredito que quando o aluno conhece bem a estrutura da redação, o tema que vier ele vai conseguir fazer”, diz a professora Tatiana Nunes Câmara, de língua portuguesa e produção textual do Colégio Mopi.   

Para os professores, os estudantes devem, na reta final para a aplicação do exame, treinar a escrita, em papel, como será feito no dia da prova, usando máscara de proteção facial, item obrigatório este ano por causa da pandemia do novo coronavírus. “[Com as aulas sendo realizadas de forma remota], geralmente o estudante tem de entregar a redação digitada e não está treinando a questão do exercício motor de escrever a redação. É importante que o aluno faça o treino da escrita no papel, até para que não seja pego de surpresa em relação ao tempo”. 

“Escrever de máscara é diferente. Recomendo treinar a redação de máscara, contando o tempo”, acrescenta Tatiana. “Seria interessante agora revistar as redações que fizeram e foram corrigidas pelos professores, para que possam dar uma olhada na estrutura e nas orientações. Acho que também vale a pena observar temas que as pessoas têm falado ou assuntos que estão mais em voga, fazer uma espécie de retomada desses enfoques temáticos”, sugere. 

Correção 

Para ajudar no preparo para a prova, os estudantes podem acessar a cartilha da redação do Enem 2020, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na cartilha, estão detalhados os critérios de correção da redação e como é feita essa correção. Estão disponíveis também exemplos de redação que tiraram a nota máxima, nota 1 mil, na edição do Enem de 2019. 

Este ano, o Inep divulgou também, de forma inédita, as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição de 2019. Assim, é possível saber o que os corretores levam em consideração na hora de atribuir notas às provas.

As redações do Enem são avaliadas em cinco competências, cada uma vale 200 pontos: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada prova passa por dois corretores. Caso haja uma diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

Motivos para nota zero 

Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação. A redação receberá nota zero se apresentar uma das características a seguir:

• fuga total ao tema;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Veja os temas das redações de anos anteriores: 

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020

Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Gabaritos devem sair dia 6 de outubro
L
PS UNIR 2026 - Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

PS UNIR 2026 – Publicados os editais gerais para 65 cursos gratuitos de graduação

As oportunidades são para os cursos do primeiro e do segundo semestres letivos de 2026.
L
Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Escola Bilíngue Porto Velho transforma vidas com inclusão e valorização da cultura surda

Instituição municipal atende 160 alunos da pré-escola ao 5º ano, com ensino em Libras e português, promovendo inclusão e respeito à diversidade.
L
Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Inscrições para a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz abre inscrições até 30 de junho de 2026 para projetos de estudantes, destacando a importância da participação de professores no processo, segundo a coordenadora Cristina Araripe.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L
Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a falar na Assembleia Geral da ONU e defendeu soberania e multilateralismo em seu discurso.
L
Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Encontro no gabinete de Alex Redano alinhou ações entre Legislativo e Executivo, reforçando parceria em prol da educação rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente desaparecida é encontrada morta em carro ligado ao cantor D4vd; polícia investiga

Corpo de Celeste Rivas foi identificado em Los Angeles dentro de um Tesla registrado no nome do músico; caso segue sem suspeitos.
14
Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Acidente grave na Avenida 7 de Setembro deixa ciclista ferido após colisão com Fiorino; vítima seguia na contramão.
10
Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Suspeito de 23 anos resiste à prisão após denúncia de agressão contra a esposa no bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
16
Empresário é sequestrado e tem Hilux roubada em Porto Velho

Empresário é sequestrado e tem Hilux roubada em Porto Velho

Homem de Ji-Paraná é abordado por criminosos na capital rondoniense, que o mantiveram refém por horas antes de roubar sua caminhonete.
16
Apenado com tornozeleira é preso por tráfico na zona leste

Apenado com tornozeleira é preso por tráfico na zona leste

‘Cabuloso’ é detido por BPTAR com drogas, balanças de precisão e máquinas de cartão na zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: PESCADOS RODRIGUES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental: DFC COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Operação Haechi VI, coordenada pela agência policial internacional, recuperou dinheiro e ativos de esquemas de fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em 40 países.
L
Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Aprovada pelo CNS, a política busca melhorar a atenção a doenças reumáticas no Brasil com foco em acesso, telemedicina e redução de custos.
L
Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Decisão da Camex diminui tarifas para itens não produzidos no Brasil, como baterias e conectores, visando aumentar a competitividade da indústria nacional.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Nenhum apostador acerta as seis dezenas do concurso 2918 e próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira.
L
Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva transporta veículos militares e pessoal em balsas para Manaus, fortalecendo a presença do Exército na Amazônia.
L
Motorista de aplicativo e passageiro são atacados a tiros no Triângulo

Motorista de aplicativo e passageiro são atacados a tiros no Triângulo

Ataque a carro de aplicativo deixa passageiro baleado na noite de terça-feira, no beco da Belizário, em Porto Velho.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.