SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

CRISE: SUSPENSÃO DE AULAS DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS COLOCA A ALFABETIZAÇÃO DE UMA GERAÇÃO EM RISCO

Embora municípios e estados estejam fornecendo materiais impressos, exercícios por meios virtuais, entre outras iniciativas, educadores apontam que a complexidade da etapa requer a mediação de um professor para ser concluída com sucesso.

Publicado em 

Em um envelope de plástico Fernanda Mendes, de 7 anos, guarda as atividades enviadas pela escola durante o período de suspensão das aulas  devido à pandemia do novo coronavírus. No segundo ano do ensino fundamental, ela estava aprendendo a ler e a escrever antes da interrupção das atividades presenciais, mas agora mal consegue fazer os trabalhos escolares em casa. Sua mãe, Maria da Graça Mendes, de 31 anos, é analfabeta e a família tem como única fonte de renda o Bolsa Família.

– Como vou ensinar para eles se não sei? Eu não estudei, não consigo ajudá-los no dever. A escola faz muita falta, minha sobrinha mais velha tenta ajudar, mas não é a mesma coisa- disse ao GLOBO Maria da Graça Mendes, que tem mais quatro filhos e vive em um cômodo no Morro dos Macacos, em Samambaia Norte, no Distrito Federal.

Fernanda é uma entre os 4.580.245 estudantes brasileiros que, segundo o Censo Escolar 2019, estão no ciclo de alfabetização das redes federais, estaduais e municipais, e podem sofrer o impacto da falta de aulas presenciais. Referências em estudos da área no país, afirmam que o período será um "tempo perdido" para as crianças em ciclo de alfabetização e apontam que será necessário "começar do zero" quando as aulas presenciais retornarem.

Embora municípios e estados estejam fornecendo materiais impressos, exercícios por meios virtuais, exibição de conteúdos pela TV aberta, entre outras iniciativas,  educadores apontam que a complexidade da etapa requer a mediação de um professor para ser concluída com sucesso e será a mais afetada pela pandemia. Desde  a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, a diretriz do Ministério da Educação (MEC) é que a alfabetização seja feita até o segundo ano do ensino fundamental, ou seja, até os sete anos.

-Na maioria das escolas as avaliações têm mostrado que as crianças estão chegando no terceiro ano sem estar alfabetizadas. Devido à pandemia, vamos ter um atraso de um semestre no mínimo, senão mais. Estamos vivendo uma situação de absoluta insegurança, não sabemos quando isso vai acabar, e, no caso da alfabetização, vai ser começar do zero. – afirmou a pedagoga Magda Soares, maior especialista do país em alfabetização.-  A essa altura estamos quase no meio do ano, as crianças já poderiam ter avançado bastante no processo de alfabetização, isso se perdeu. Isso para não falar do Poder Público, que mais atrapalha do que ajuda.

O resultado da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgado em 2017, mostrou que mais da metade dos estudantes brasileiros até o 3º ano – na época esse era o final do ciclo de alfabetização no país- apresentaram nível insuficiente de leitura e matemática. O cenário pode ser intensificado para a geração que passa pelo processo em meio à pandemia.

–  Há um período inicial de adaptação da criança aos novos processos de aprendizagem de alfabetização que são diferentes da educação infantil, é um processo muito complexo, que depende fundamentalmente da interação da criança com o professor. O que significa aprender a ler e escrever? É aprender a representar o sons da fala em letras. Isso é impossível de ser feito sem orientação e interação de uma alfabetizadora bem formada. Os pais não têm a menor condição e nem obrigação de saber fazê-lo. Mesmo entre as crianças com acesso aos recursos tecnológicos, não sei de nenhum que substituta a intereção da professora com a criança para que ela dê esse passo fundamental – argumenta Magda.

Um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no final de abril sugeriu que as redes de ensino orientassem as famílias durante a pandemia, ressaltando que a atuação dos pais não substitui  o papel da escola nessa etapa. O documento sugeriu elaboração de materiais impressos pelas escolas para enviar aos alunos, disponibilização de conteúdos on-line, aulas gravadas para televisão, sugestão para que os pais leiam para os filhos, orientação dos pais por meio de aplicativo de mensagens, entre outras. Mas a realidade socieconômica dos estudantes, muitas vezes, acaba impedindo esse processo.

Dificuldade de contato

Coordenadora pedagógica da escola Classe 831, em Samambaia Norte, Hérica  Gomes relatou à reportagem que em uma de suas turmas de alfabetização, entre os 27 alunos, conseguiu contato telefônico com apenas dez.  Desses últimos, uma minoria podia acessar conteúdos enviados on-line, como vídeos.

– A alfabetização é a base do processo, quando ela não é bem feita, a criança carrega impactos para o restante da vida, sobretudo no sistema que temos, que é um sistema de ciclos, onde não há um controle eficaz da criança que se alfabetizou ou não, a criança acaba perpetuando essa defasagem. Temos alunos de quinto ano que ainda não estão alfabetizados mesmo em uma realidade na qual estavam indo para a escola, imagine nesse momento- conta.

Um dos estudantes da escola de Hérica, Arthur Nunes de Oliveira, de 7 anos, ainda não havia recebido o material impresso para alfabetização devido à dificuldade de contato. Nenhum dos três números fornecidos pela família na matrícula funcionavam. A reportagem acompanhou pessoalmente a ida de duas professoras de Arthur até sua casa.

O menino vive sob os cuidados da avó Lindaura Ferreira, de 58 anos, que é analfabeta, e do pai Isaias Ferreira, que sabe ler e escrever, mas não consegue auxiliar o filho nas atividades escolares. Na casa que tem o chão de terra e  pouca ventilação, a família sobrevive com o salário mínimo de Isaias e o Bolsa Família, já que Lindaura não conseguiu acesso ao auxílio emergêncial oferecido pelo governo.

– Ele reclama que quer ir para aula, tentamos ajudá-lo, mas não é a mesma coisa da escola. Acho que os professores ganham pouco para o trabalho que é ensinar- diz a avó.

Vínculo escolar

Diante do desafio, a pedagoga Francisca Maciel, diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG, organização referência na área há 30 anos, destaca que é preciso focar em reduzir os danos e preservar o vínculo das crianças com a escola.

–  O que eu vejo é que no caso do processo de alfabetização, vamos ter um período de readaptação das crianças na escola, ver que aprendizado elas consergaram, lidar com as dificuldades, fazer um trabalho de socialização junto aos colegas.  Se tivéssemos, desde o início, a possibilidade de distribuição de livros de literatura, de jogos educativos, material para pintar, faria toda a diferença quando as crianças retornassem à escola- explica.

O Censo Escolar mostra que 67,6% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental estão sob responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, são esses atores que, majoritariamente, executam as ações voltadas à alfabetização na ponta. Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia, articular ações voltadas à alfabetização durante a pandemia é a questão mais sensível no momento:

-Sem dúvida, esse é o maior nó que temos em termos metodológicos. Tanto na educação infantil como nos anos iniciais, orientamos que haja atividades que trabalhem para que os alunos não percam o que já conquistaram. Se a criança está num momento que começa a ter os primeiros contatos com letras, que as atividades encaminhadas , não importa se por meio digital ou impresso, possam trabalhar isso para  tentar não ter a perda do aprendizado.

Ainda que os municípios sejam os entes executores, Garcia afirma que o papel do MEC é fundamental para apoiar as redes, já que boa parte delas não têm condições técnicas e financeiras para lidar com o processo. O GLOBO questionou o MEC sobre o que o papel do Governo Federal para garantir a aprendizagem dos alunos de alfabetização nesse momento, o ministério afirmou que "disponibiliza, em ambiente virtual, uma série de vídeos com orientações e dicas simples e diretas para que os pais comecem o quanto antes a colocar em prática com seus filhos estratégias de alfabetização". De acordo com a pasta, no âmbito do programa “Tempo de Aprender”, o MEC disponibilizou, um curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização para professores e coordenadores, cujo número de inscrição chega a  187.702 pessoas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

Benefício para estudantes do ensino médio público terá início em 26 de fevereiro, com parcelas de até R$ 1.200 para frequência e participação no Enem.
L
MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

Candidatos pré-selecionados na chamada única devem complementar a inscrição no portal oficial até o dia 24 de fevereiro para garantir o financiamento.
L
Censo Escolar 2025 inicia 2ª etapa de coleta

Censo Escolar 2025 inicia 2ª etapa de coleta

Etapa “Situação do Aluno” começou em 19 de fevereiro e segue até 14 de abril.
L
Inscrições para cursos de computação em Porto Velho terminam neste domingo

Inscrições para cursos de computação em Porto Velho terminam neste domingo

Idep oferece vagas em cursos presenciais voltados à tecnologia para capacitar profissionais e estudantes
L
Servidores da educação passam por treinamento de segurança

Servidores da educação passam por treinamento de segurança

Capacitação promovida pela Prefeitura de Porto Velho prepara profissionais da rede municipal para combate a incêndio e primeiros socorros no ambiente escolar.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Sargento Eder Feitoza fala sobre o Bloco Tô de Folga

Criado com uma missão muito clara, oferecer aos policiais militares, que passam o Carnaval trabalhando, um dia inteiro para aproveitar a festa, o bloco cresceu, ganhou identidade própria e hoje é parte do calendário carnavalesco da cidade. O nome, que começou como uma brincadeira, virou marca registrada e símbolo de um dia de descanso, música e celebração.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L

Agenda News: Grego Original Pub agita Porto Velho com rock e feijoada

Happy Friday e Feijuka com Rock garantem música boa, promoções especiais e diversão no Grego Original Pub neste fim de semana
L
Correios abre parceria para pontos de coleta em RO

Correios abre parceria para pontos de coleta em RO

Projeto de loja compartilhada permite que comércios atuem na coleta e entrega de encomendas, fortalecendo economia local e ampliando acesso aos serviços postais.
L
Ji-Paraná e Guaporé avançam na Copa do Brasil e garantem premiação milionária

Ji-Paraná e Guaporé avançam na Copa do Brasil e garantem premiação milionária

Clubes rondonienses superam adversários na primeira fase e levam R$ 830 mil cada; time de Rolim de Moura conquista classificação histórica nos pênaltis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

O parlamentar foi recebido pelo CEO Mauro Brisa na sede do jornal eletrônico para fortalecer o diálogo institucional e projetos conjuntos.
L
CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

Depoimento de Daniel Vorcaro na CPMI do INSS marca nova etapa das investigações sobre descontos indevidos e pressiona por justiça aos aposentados.
L
Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Quatro famílias acusam a varejista de negligência ao vender nitrito de sódio utilizado em suicídios, alegando que a empresa ignorou riscos conhecidos.
L
RESENHA POLÍTICA – Federação PP–União: crise agita RO

RESENHA POLÍTICA – Federação PP–União: crise agita RO

Movimentos rumo ao PSD pressionam a federação PP–União em Rondônia e colocam Maurício Carvalho no centro da disputa por vaga à Câmara Federal.
L
Nova Prefeitura de Cacoal marca avanço histórico

Nova Prefeitura de Cacoal marca avanço histórico

Inauguração da nova Prefeitura de Cacoal no Complexo Beira Rio Genésio Lima simboliza valorização dos servidores e modernização da gestão pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Bloqueio ocorre na Avenida Amazonas com Rua Humaitá, bairro Socialista, para pressionar autoridades sobre abastecimento suspenso há dias.
16
PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

Operação focou em alcoolemia e fiscalização de trânsito; acidentes graves caíram 50% e não houve mortes durante o feriado.
12
Passageira é baleada após briga no trânsito

Passageira é baleada após briga no trânsito

Jovem de 23 anos foi atingida na boca durante discussão entre motorista de aplicativo e condutor de HB20
16
Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Balanço da PRF aponta 130 mortes e quase 1,5 mil feridos durante o feriado, com aumento nos acidentes graves em relação ao ano anterior.
L
Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Um suspeito de 40 anos foi preso nesta quinta-feira após ser flagrado furtando uma caixa de som em um estabelecimento comercial na Avenida Sete de Setembro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – IEE Paulo Saldanha: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EIEEF Wem Canum Oro Waram: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença e Outorga – IEE Carmela Dutra: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga- EEEFM Professora Maria Laurinda Groff: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental – EIEEF Top Aran Oro Waram Xijein: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – E.E.E.F. Teodoro de Assunção: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Ceeja Prof Doralice Sales Cavalcante: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEF Paul Harris: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Rondônia registra 4 casos confirmados de Mpox e alerta à população

Rondônia registra 4 casos confirmados de Mpox e alerta à população

Autoridades de saúde reforçam prevenção e orientam buscar atendimento ao notar lesões na pele ou sintomas suspeitos.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEF Jaime Barcessat: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.