SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

CRISE: SUSPENSÃO DE AULAS DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS COLOCA A ALFABETIZAÇÃO DE UMA GERAÇÃO EM RISCO

Embora municípios e estados estejam fornecendo materiais impressos, exercícios por meios virtuais, entre outras iniciativas, educadores apontam que a complexidade da etapa requer a mediação de um professor para ser concluída com sucesso.

Publicado em 

Em um envelope de plástico Fernanda Mendes, de 7 anos, guarda as atividades enviadas pela escola durante o período de suspensão das aulas  devido à pandemia do novo coronavírus. No segundo ano do ensino fundamental, ela estava aprendendo a ler e a escrever antes da interrupção das atividades presenciais, mas agora mal consegue fazer os trabalhos escolares em casa. Sua mãe, Maria da Graça Mendes, de 31 anos, é analfabeta e a família tem como única fonte de renda o Bolsa Família.

– Como vou ensinar para eles se não sei? Eu não estudei, não consigo ajudá-los no dever. A escola faz muita falta, minha sobrinha mais velha tenta ajudar, mas não é a mesma coisa- disse ao GLOBO Maria da Graça Mendes, que tem mais quatro filhos e vive em um cômodo no Morro dos Macacos, em Samambaia Norte, no Distrito Federal.

Fernanda é uma entre os 4.580.245 estudantes brasileiros que, segundo o Censo Escolar 2019, estão no ciclo de alfabetização das redes federais, estaduais e municipais, e podem sofrer o impacto da falta de aulas presenciais. Referências em estudos da área no país, afirmam que o período será um "tempo perdido" para as crianças em ciclo de alfabetização e apontam que será necessário "começar do zero" quando as aulas presenciais retornarem.

Embora municípios e estados estejam fornecendo materiais impressos, exercícios por meios virtuais, exibição de conteúdos pela TV aberta, entre outras iniciativas,  educadores apontam que a complexidade da etapa requer a mediação de um professor para ser concluída com sucesso e será a mais afetada pela pandemia. Desde  a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, a diretriz do Ministério da Educação (MEC) é que a alfabetização seja feita até o segundo ano do ensino fundamental, ou seja, até os sete anos.

-Na maioria das escolas as avaliações têm mostrado que as crianças estão chegando no terceiro ano sem estar alfabetizadas. Devido à pandemia, vamos ter um atraso de um semestre no mínimo, senão mais. Estamos vivendo uma situação de absoluta insegurança, não sabemos quando isso vai acabar, e, no caso da alfabetização, vai ser começar do zero. – afirmou a pedagoga Magda Soares, maior especialista do país em alfabetização.-  A essa altura estamos quase no meio do ano, as crianças já poderiam ter avançado bastante no processo de alfabetização, isso se perdeu. Isso para não falar do Poder Público, que mais atrapalha do que ajuda.

O resultado da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgado em 2017, mostrou que mais da metade dos estudantes brasileiros até o 3º ano – na época esse era o final do ciclo de alfabetização no país- apresentaram nível insuficiente de leitura e matemática. O cenário pode ser intensificado para a geração que passa pelo processo em meio à pandemia.

–  Há um período inicial de adaptação da criança aos novos processos de aprendizagem de alfabetização que são diferentes da educação infantil, é um processo muito complexo, que depende fundamentalmente da interação da criança com o professor. O que significa aprender a ler e escrever? É aprender a representar o sons da fala em letras. Isso é impossível de ser feito sem orientação e interação de uma alfabetizadora bem formada. Os pais não têm a menor condição e nem obrigação de saber fazê-lo. Mesmo entre as crianças com acesso aos recursos tecnológicos, não sei de nenhum que substituta a intereção da professora com a criança para que ela dê esse passo fundamental – argumenta Magda.

Um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no final de abril sugeriu que as redes de ensino orientassem as famílias durante a pandemia, ressaltando que a atuação dos pais não substitui  o papel da escola nessa etapa. O documento sugeriu elaboração de materiais impressos pelas escolas para enviar aos alunos, disponibilização de conteúdos on-line, aulas gravadas para televisão, sugestão para que os pais leiam para os filhos, orientação dos pais por meio de aplicativo de mensagens, entre outras. Mas a realidade socieconômica dos estudantes, muitas vezes, acaba impedindo esse processo.

Dificuldade de contato

Coordenadora pedagógica da escola Classe 831, em Samambaia Norte, Hérica  Gomes relatou à reportagem que em uma de suas turmas de alfabetização, entre os 27 alunos, conseguiu contato telefônico com apenas dez.  Desses últimos, uma minoria podia acessar conteúdos enviados on-line, como vídeos.

– A alfabetização é a base do processo, quando ela não é bem feita, a criança carrega impactos para o restante da vida, sobretudo no sistema que temos, que é um sistema de ciclos, onde não há um controle eficaz da criança que se alfabetizou ou não, a criança acaba perpetuando essa defasagem. Temos alunos de quinto ano que ainda não estão alfabetizados mesmo em uma realidade na qual estavam indo para a escola, imagine nesse momento- conta.

Um dos estudantes da escola de Hérica, Arthur Nunes de Oliveira, de 7 anos, ainda não havia recebido o material impresso para alfabetização devido à dificuldade de contato. Nenhum dos três números fornecidos pela família na matrícula funcionavam. A reportagem acompanhou pessoalmente a ida de duas professoras de Arthur até sua casa.

O menino vive sob os cuidados da avó Lindaura Ferreira, de 58 anos, que é analfabeta, e do pai Isaias Ferreira, que sabe ler e escrever, mas não consegue auxiliar o filho nas atividades escolares. Na casa que tem o chão de terra e  pouca ventilação, a família sobrevive com o salário mínimo de Isaias e o Bolsa Família, já que Lindaura não conseguiu acesso ao auxílio emergêncial oferecido pelo governo.

– Ele reclama que quer ir para aula, tentamos ajudá-lo, mas não é a mesma coisa da escola. Acho que os professores ganham pouco para o trabalho que é ensinar- diz a avó.

Vínculo escolar

Diante do desafio, a pedagoga Francisca Maciel, diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG, organização referência na área há 30 anos, destaca que é preciso focar em reduzir os danos e preservar o vínculo das crianças com a escola.

–  O que eu vejo é que no caso do processo de alfabetização, vamos ter um período de readaptação das crianças na escola, ver que aprendizado elas consergaram, lidar com as dificuldades, fazer um trabalho de socialização junto aos colegas.  Se tivéssemos, desde o início, a possibilidade de distribuição de livros de literatura, de jogos educativos, material para pintar, faria toda a diferença quando as crianças retornassem à escola- explica.

O Censo Escolar mostra que 67,6% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental estão sob responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, são esses atores que, majoritariamente, executam as ações voltadas à alfabetização na ponta. Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia, articular ações voltadas à alfabetização durante a pandemia é a questão mais sensível no momento:

-Sem dúvida, esse é o maior nó que temos em termos metodológicos. Tanto na educação infantil como nos anos iniciais, orientamos que haja atividades que trabalhem para que os alunos não percam o que já conquistaram. Se a criança está num momento que começa a ter os primeiros contatos com letras, que as atividades encaminhadas , não importa se por meio digital ou impresso, possam trabalhar isso para  tentar não ter a perda do aprendizado.

Ainda que os municípios sejam os entes executores, Garcia afirma que o papel do MEC é fundamental para apoiar as redes, já que boa parte delas não têm condições técnicas e financeiras para lidar com o processo. O GLOBO questionou o MEC sobre o que o papel do Governo Federal para garantir a aprendizagem dos alunos de alfabetização nesse momento, o ministério afirmou que "disponibiliza, em ambiente virtual, uma série de vídeos com orientações e dicas simples e diretas para que os pais comecem o quanto antes a colocar em prática com seus filhos estratégias de alfabetização". De acordo com a pasta, no âmbito do programa “Tempo de Aprender”, o MEC disponibilizou, um curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização para professores e coordenadores, cujo número de inscrição chega a  187.702 pessoas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

Evento contará com painéis, palestras e participação de profissionais renomados da área pública, privada e do empreendedorismo.
L
Encontro apresenta resultados da 2ª edição do Programa Avalia Porto Velho

Encontro apresenta resultados da 2ª edição do Programa Avalia Porto Velho

Evento reuniu gestores e equipes pedagógicas no Teatro Banzeiros para análise do desempenho estudantil e planejamento de novas ações educativas
L
Projeto 'Leitores e Escritores' incentiva estudantes de Rondônia a produzirem livros coletivos

Projeto ‘Leitores e Escritores’ incentiva estudantes de Rondônia a produzirem livros coletivos

Iniciativa lançada em Extrema promove leitura, escrita e protagonismo estudantil, envolvendo escolas estaduais e indígenas no processo criativo.
L
Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Professora de Jaru retorna ao esporte escolar em competição nacional após aposentadoria

Alessandra de Oliveira, convidada pelo governo de Rondônia, atua de forma voluntária nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília.
L
Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Governo de RO abre inscrições para intercâmbio em Londres aos professores de inglês da rede estadual

Programa Intercâmbio Rondônia levará 10 docentes de Língua Inglesa do Ensino Médio para experiência internacional com apoio do British Council.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

CCJ pauta PEC da Blindagem com expectativa de rejeição

CCJ pauta PEC da Blindagem com expectativa de rejeição

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pautou a PEC da Blindagem para esta quarta-feira, com expectativa de rejeição após protestos e manifestações de líderes partidários contra a medida.
L

NOTA DE PESAR: da familia Tolotti pelo falecimento de José Vidal Hilgert

Vidal era casado com a sra Sonia Hilgert, deixa 4 filhos e 11 netos
L

Tiger Sport 660 combina desempenho esportivo com praticidade no uso diário

Modelo conta com motor tricilíndrico, pacote tecnológico e autonomia ampliada por R$ 59.190,00
L

Sorteio do RondônCap agitou o domingo dos rondonienses, neste 21 de setembro; e já tem ganhadores

O sorteio tão aguardado já aconteceu e garantiu momentos de alegria para dezenas de pessoas que tiveram os seus títulos sorteados.
L
Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Políticas públicas fortalecem acessibilidade e esporte adaptado em Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Márcio Pacele acompanha início da pavimentação no bairro Parque Amazônia

Márcio Pacele acompanha início da pavimentação no bairro Parque Amazônia

Obra histórica atende pedido antigo da comunidade e deve ser concluída até fevereiro em Porto Velho
L
Lula discute a Palestina em encontro global na ONU

Lula discute a Palestina em encontro global na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa em Nova York de uma reunião para tratar da questão da Palestina, com foco no reconhecimento de um Estado palestino.
L

Samuel Costa critica PEC da Blindagem em ato que reuniu mil manifestantes na EFMM

Manifestação na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reúne cerca de mil pessoas contra a PEC da Blindagem e a anistia para golpistas em defesa da democracia brasileira.
L
Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista é preso por embriaguez e manobras perigosas em Jaru

Motociclista é preso por embriaguez e manobras perigosas em Jaru

Um motociclista foi preso em Vila Palmares, distrito de Jaru, após ser flagrado pela Polícia Militar realizando manobras perigosas e conduzindo o veículo embriagado.
12
PM prende condutor de moto com sinais de adulteração em Machadinho

PM prende condutor de moto com sinais de adulteração em Machadinho

Um motociclista foi preso em Machadinho do Oeste após a Polícia Militar encontrar uma motocicleta adulterada. A placa e o chassi do veículo apresentavam irregularidades.
10
Ladrões de moto são presos após perseguição da PRF em Jaru

Ladrões de moto são presos após perseguição da PRF em Jaru

Dois homens que furtam motocicletas foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após tentarem fugir de uma blitz em Jaru. A dupla é suspeita de outros crimes semelhantes na região.
12
Homem invade cabaré e ataca ex-mulher a facadas na zona sul

Homem invade cabaré e ataca ex-mulher a facadas na zona sul

As primeiras informações dão conta que após invadir o local, o suspeito desferiu golpes de faca nas costas da vítima e depois fugiu.
16
Acusado de matar esposa e deixar corpo em construção abandonada é preso pela Homicídios

Acusado de matar esposa e deixar corpo em construção abandonada é preso pela Homicídios

A vítima foi Aparecida Apurino Firmino, de 22 anos, encontrada morta no dia 02 de agosto deste ano, em uma construção abandonada no bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curta-metragem “Guerra Intestina” estreia com debate gratuito em Porto Velho

O curta-metragem “Guerra Intestina”, dirigido por Adailtom Alves, terá sua estreia gratuita nesta quinta-feira (25) no auditório da Biblioteca Central da UNIR
L
Prefeitura de Porto Velho orienta trabalhadores sobre seguro-desemprego

Prefeitura de Porto Velho orienta trabalhadores sobre seguro-desemprego

Serviço no Sine Municipal auxilia população a solicitar o benefício, esclarece regras e reforça apoio social em momentos de vulnerabilidade.
L

Receita Federal abre consulta ao 5º lote de restituição do IRPF 2025

A consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (23)
L

Home Equity em Rondônia: A nova oportunidade de empréstimo para famílias com imóvel quitado

Desvendando o Home Equity: seu imóvel trabalhando por você
L
Motociclista se fere ao colidir com animal solto em Jaru

Motociclista se fere ao colidir com animal solto em Jaru

Um motociclista ficou ferido após bater em uma novilha que invadiu a pista na Linha 625, zona rural de Jaru. A cerca da propriedade do dono do animal estava em más condições.
10

Do açaí ao tambaqui: alimentos regionais da Amazônia são aliados da saúde mental no Setembro Amarelo

Frutas, castanhas e peixes típicos da região Norte, como o açaí e o tambaqui, podem ajudar a equilibrar a mente e prevenir transtornos como ansiedade e depressão
L
Colisão na BR-364 deixa motociclista ferido

Colisão na BR-364 deixa motociclista ferido

Um motociclista ferido foi socorrido na BR-364, em Jaru, Rondônia, após a moto que conduzia colidir de frente com um Fiat Uno.
14
Operação Lei Seca prende 12 pessoas por embriaguez

Operação Lei Seca prende 12 pessoas por embriaguez

Uma blitz da Lei Seca na Linha 605, em Jaru, resultou na prisão de 12 pessoas por dirigirem embriagadas. A operação visa a reforçar a segurança no trânsito e prevenir acidentes.
12
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab divulga novo boletim com preços de hortigranjeiros no país

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai divulgar nesta terça-feira (23) o 9º Boletim Prohort de 2025
L
Jovem morre em acidente de moto na marginal da BR-364

Jovem morre em acidente de moto na marginal da BR-364

Um jovem de 28 anos morre em Jaru após colidir a moto em uma carreta que estava estacionada na Avenida JK, marginal da BR-364.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.