Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 19 de janeiro, aponta que oito em cada dez empresas industriais enfrentam dificuldades para obter crédito. O levantamento, realizado com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), identifica as taxas de juros elevadas como o principal entrave para o financiamento no país.
De acordo com a Sondagem Especial: Condições de Acesso ao Crédito, 80% dos empresários que buscaram recursos de curto ou médio prazo citaram os juros altos como obstáculo. Outros entraves mencionados incluem a exigência de garantias reais, como imóveis ou maquinários, e a falta de linhas de crédito adequadas às necessidades específicas de cada projeto.
A analista de Políticas e Indústria da CNI, Maria Virgínia Colusso, explica que a Selic em 15% ao ano cria um cenário de crédito caro, com juros reais em torno de 10%. Esse ambiente reduziu a busca por financiamentos: 54% das indústrias não procuraram crédito de longo prazo nos seis meses anteriores à pesquisa, refletindo o desestímulo ao investimento.
As médias empresas são as mais afetadas, com 43% de tentativas frustradas ao buscar crédito de longo prazo. Entre as grandes empresas, o índice de insucesso é de 27%. A sondagem ouviu 1.789 indústrias de diferentes portes e revela que apenas 12% dos empresários perceberam alguma melhora nas condições de financiamento no último ano.








































