A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta segunda-feira (27) a parcela de outubro do Auxílio Gás. O benefício, no valor de R$ 108, é destinado aos usuários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) de final 6.
O programa de transferência de renda alcança 5,01 milhões de famílias em todo o país. Com o valor mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, o Auxílio Gás tem duração prevista até o final de 2026.
O benefício é pago a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, com repasses programados até 31 de outubro, para quem tem NIS final 0.
Critérios de recebimento
Para ter acesso ao benefício, a família precisa estar incluída no CadÚnico. É necessário também que haja pelo menos um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A lei que criou o programa estabelece preferência para a mulher responsável pela família. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm prioridade no recebimento.
Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para o programa é superior a R$ 542 milhões.
Mudança para o Gás do Povo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que está previsto para gradualmente substituir o Auxílio Gás.
A intenção é que, em vez de receber o benefício em dinheiro, as famílias possam retirar a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas. Com isso, o governo espera triplicar o número de favorecidos, alcançando cerca de 15 milhões de famílias.









































