Porto Velho (RO), 13 de outubro de 2025 — Representantes da Nova 364 Concessionária de Rodovias e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja) reuniram-se para alinhar um plano de ação voltado à expansão do agronegócio no estado e em toda a região Norte do país. Entre os temas centrais da pauta, esteve a antecipação das obras do Expresso Porto, considerada uma medida estratégica para desafogar o trânsito intenso de caminhões em Porto Velho.
Atualmente, o tráfego na capital chega a 1,2 mil caminhões por dia com destino ao porto, o que reforça a urgência de melhorias viárias. Segundo Wagner Martins, diretor-presidente da Nova 364, as obras de acesso ao Porto Novo são essenciais para o escoamento da produção agrícola.
“Serão 34,5 quilômetros de pista nova que compõem o Expresso Porto, interligando a BR-364, no km 693, à Estrada Penal (RO-005), ao Terminal Bertolini Cujubim e ao Terminal Amaggi”, explicou Martins.
Infraestrutura e logística integradas
Um estudo da Esalq reforça a necessidade de ampliar a intermodalidade no transporte de cargas — uma demanda antiga do Arco Norte, corredor logístico que inclui o terminal hidroviário do Rio Madeira, em Porto Velho.
Nesse contexto, a Rota Agro Norte, projeto conduzido pela Nova 364, promete revolucionar o transporte de grãos até o porto. O Expresso Porto terá 34 quilômetros de pista nova e de alta qualidade, reduzindo custos de manutenção e aumentando a segurança no tráfego pesado.
A concessionária também prevê a construção de três Pontos de Parada e Descanso (PPDs), oferecendo conforto e estrutura adequada aos caminhoneiros. Além disso, o contrato de concessão contempla faixas adicionais, duplicação de 107 quilômetros, e dispositivos que eliminam travessias em nível, promovendo mais fluidez ao tráfego.
No campo tecnológico, a Nova 364 desenvolverá um aplicativo para atendimento operacional em tempo real, permitindo que os usuários solicitem apoio em qualquer ponto da rodovia.
Produção em faixa de domínio
Outro tema debatido na reunião foi a utilização de trechos da faixa de domínio da BR-364 para produção agrícola, especialmente de soja. Rondônia figura entre os estados com maior crescimento no cultivo do grão, impulsionado pela qualidade das terras e pela infraestrutura logística, como os terminais de transbordo que atendem até o Centro-Oeste.
“São elementos que otimizam a produção agrícola. A Nova 364 está sensível a essa demanda, que é uma condição prevista em concessões rodoviárias e pode fortalecer ainda mais o setor produtivo”, destacou Wagner Martins.
Sobre a Nova 364
A Nova 364 Concessionária de Rodovias administra 686,7 quilômetros da BR-364, entre Porto Velho e Vilhena. A rodovia, principal eixo de escoamento da economia agrícola de Rondônia, receberá investimentos de mais de R$ 12 bilhões, incluindo obras de duplicação, melhorias estruturais, faixas adicionais, vias marginais e o projeto Expresso Porto.