O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta quinta-feira (9) que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar da taxação extra aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. As negociações avançam após videoconferência entre Lula e o presidente Donald Trump, realizada na segunda-feira (6).
“Confesso que fiquei surpreso com o resultado da conversa, porque parecia impossível”, declarou Lula, destacando que o diálogo ocorreu de forma civilizada e cordial. Os presidentes trocaram números de telefone para manter uma comunicação direta e devem se encontrar pessoalmente em breve.
Segundo o presidente, Rubio dará sequência às negociações, permitindo que Brasil e Estados Unidos busquem um acordo sem conflito. “Queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática e respeitosa, sem abrir mão da nossa soberania”, completou Lula.
O Itamaraty confirmou a conversa e informou que Rubio convidou Vieira para integrar uma delegação em Washington, possibilitando uma reunião presencial para tratar de temas prioritários da relação bilateral.
Tarifaço:
A medida tarifária aplicada aos produtos brasileiros faz parte da política da Casa Branca de aumentar tarifas para reduzir o déficit comercial dos EUA em relação a alguns países. Inicialmente, o Brasil recebeu uma taxa de 10% em abril, que aumentou em agosto para 40% em retaliação a decisões que, segundo Washington, prejudicariam empresas de tecnologia americanas. Produtos afetados incluem café, frutas e carnes, enquanto outros, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves civis, ficaram inicialmente isentos.