A Receita Federal inicia o pagamento do quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2025) nesta terça-feira, 30 de setembro. Ao todo, serão contempladas 387.277 restituições, totalizando mais de R$ 1 bilhão a serem depositados nas contas bancárias ou chaves PIX informadas pelos contribuintes.
Este lote abrange restituições de declarações entregues fora do prazo, documentos com pendências já solucionadas, além de restituições residuais de anos anteriores.
Distribuição dos valores e prioridades
Do total de R$ 1.035.303.774,57 em créditos, a maior parte é destinada a contribuintes com prioridade legal ou aqueles que usaram ferramentas de simplificação:
Contribuintes prioritários: R$ 507.130.623,63 do total.
Idosos acima de 80 anos: 15.604 restituições.
Idosos entre 60 e 79 anos: 66.637 restituições.
Pessoas com deficiência ou moléstia grave: 6.968 restituições.
Maior fonte de renda o magistério: 16.926 restituições.
Prioridade por tecnologia: 234.920 restituições foram destinadas a contribuintes que não têm prioridade legal, mas que ganharam o benefício por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX.
Como o contribuinte deve consultar
A consulta para saber se a restituição está liberada pode ser feita na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve acessar a seção Meu Imposto de Renda e, em seguida, clicar em Consultar a Restituição. O aplicativo oficial da Receita Federal também oferece essa funcionalidade.
Caso o nome não esteja na lista, o cidadão deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para extrair o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é necessário enviar uma declaração retificadora para ser incluído nos próximos lotes da malha fina.
Resgate de valores não creditados
Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração (por exemplo, devido a uma conta desativada), os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco (4004-0001 ou 0800-729-0001).
Se o valor não for resgatado após um ano, o requerimento deve ser feito pelo Portal e-CAC, no menu Declarações e Demonstrativos, clicando em Meu Imposto de Renda e, depois, em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.