O grupo Latam anunciou a compra de 24 aeronaves da Embraer nesta segunda-feira, 22 de setembro. O acordo, avaliado em US$ 2,1 bilhões, também inclui a opção de compra de mais 50 unidades. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026. O modelo E195-E2 será utilizado para reforçar as operações regionais da companhia aérea, com capacidade para ligar cidades como São Paulo e Lima.
O CEO do LATAM Airlines Group, Roberto Alvo, afirmou em nota que a decisão é baseada na “excelente eficiência do Embraer E195-E2”. Segundo ele, a aeronave permitirá o crescimento da companhia, a abertura de novos destinos e o fortalecimento da aviação regional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também comemoraram a compra. Lula destacou que o acordo “consolida a Embraer como uma das maiores fabricantes do mundo e fortalece nossa indústria e nosso setor aéreo”. Já o ministro mencionou a expectativa de mais de 2 mil empregos diretos.
O anúncio da parceria impactou positivamente o valor das ações de ambas as empresas. A Embraer encerrou o dia na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) com alta de 4,63% e na bolsa de Nova York com alta de 4,02%. A Latam, por sua vez, teve alta de 0,95% na Bolsa de Nova York.