O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo sobre a economia brasileira, projetando uma “queda dos juros em breve”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (22), em um evento em São Paulo. O ministro não deu uma data específica, mas disse que a Taxa Selic deve cair de forma “consistente e sustentável”.
Haddad acredita que, com os atuais indicadores de inflação e o patamar do dólar, o ano de 2026 será “muito melhor”. Na semana passada, o Banco Central manteve a Taxa Selic em 15% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) justificou a decisão com a incerteza do ambiente externo e a política econômica dos Estados Unidos.
No evento, Fernando Haddad defendeu que a alta da taxa de juros não é explicada apenas pela situação fiscal do país. Ele disse que o cenário fiscal é importante, mas não é a única razão para os juros estarem em um patamar elevado. O ministro também ressaltou que a política fiscal depende não só do Executivo, mas também do Judiciário e do Congresso Nacional. Ele destacou a necessidade de fortalecer o arcabouço fiscal através de um diálogo com os parlamentares.