Aposentados e pensionistas que tiveram descontos irregulares em seus benefícios na Amazônia terão acesso a um serviço de orientação a partir desta segunda-feira (25). A iniciativa do governo federal, chamada PREVBarco, usa embarcações para levar informações sobre benefícios a áreas de difícil acesso, com foco em irregularidades e ressarcimentos.
Cinco barcos foram designados para a operação nesta semana. Três deles vão atuar no estado do Amazonas e dois no Pará, com o objetivo de atender 29 e 39 comunidades, respectivamente. Os barcos foram identificados como Manaus I, Manaus II, Manaus III, Belém I e Santarém I.
Verificação e ressarcimento dos valores
A ação permite que os beneficiários verifiquem se seus pagamentos sofreram descontos indevidos. Eles poderão contestar as irregularidades no local e iniciar o processo para o ressarcimento do dinheiro. O INSS estima que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país podem ter sido afetados por esse tipo de desconto.
Cada embarcação do PREVBarco conta com uma equipe de dez servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, incluindo técnicos, assistentes sociais e peritos médicos. A expectativa é de que cada barco atenda entre 150 e 200 pessoas por dia.