A petroleira britânica BP Energy anunciou na segunda-feira, 4 de agosto, a descoberta de um reservatório de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, no litoral do Rio de Janeiro. A descoberta, classificada como “significativa” pelo vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP, Gordon Birrell, é o maior achado da empresa em 25 anos.
O poço exploratório, localizado a 5.855 metros de profundidade no bloco Bumerangue, fica a 404 quilômetros da costa. A empresa informou que a perfuração encontrou uma coluna de hidrocarbonetos em um reservatório de “alta qualidade” com mais de 300 km² de extensão, uma área similar ao tamanho da cidade de Fortaleza.
Detalhes da Descoberta e Planos Futuros
A BP tem a intenção de estabelecer um “hub de produção significativo” no Brasil. Os primeiros resultados da análise no local indicam a presença de altos níveis de dióxido de carbono (CO₂), e a empresa planeja realizar novas avaliações para determinar o potencial total do bloco.
A BP Energy detém 100% de participação no bloco Bumerangue, arrematado em leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2022. Pelo contrato de partilha com o governo brasileiro, a empresa cederá 5,9% do óleo excedente para a União.
Presença da BP no Brasil
A BP atua no Brasil desde 1957 e participa da exploração de oito blocos marítimos. Sua próxima campanha de exploração está planejada para 2026, no bloco Tupinambá, também no pré-sal de Santos. A empresa também tem participação em outros setores de energia no país, como biocombustíveis e gás natural.
Atualmente, os reservatórios do pré-sal são a principal fonte de petróleo do Brasil, sendo responsáveis por 78,8% de toda a produção nacional, conforme dados da ANP de junho.