O governo brasileiro respondeu com leveza — e um toque de ironia — à abertura de investigação comercial pelos Estados Unidos contra o Pix. Nesta quarta-feira (16), uma campanha nas redes sociais estampou a frase: “O Pix é nosso, my friend”, em referência direta à possível insatisfação americana com o sucesso da ferramenta.
A publicação, acompanhada de uma mensagem bem-humorada, reforça que o sistema é “do Brasil e dos brasileiros” e provoca: “Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas.”
É a primeira manifestação pública do governo Lula desde que o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) anunciou a investigação, na noite anterior. Paralelamente à campanha, o Executivo federal prepara uma resposta técnica formal, destacando a legalidade, inovação e robustez do Pix — um dos meios de pagamento mais utilizados no país e referência mundial em eficiência.
Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix já movimentou trilhões de reais e revolucionou a forma como brasileiros transferem dinheiro. A campanha, ao mesmo tempo institucional e provocativa, também serve como recado: o Pix não está à venda. E nem em disputa.
O PIX é do Brasil e dos brasileiros! 🇧🇷
Parece que nosso PIX vem causando um ciúme danado lá fora, viu? 🤔 Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas.
— Governo do Brasil (@govbr) July 16, 2025