O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025, no Rio de Janeiro, que há “uma real possibilidade” de queda nos preços da gasolina e do diesel nas próximas semanas. Essa projeção depende da manutenção da cotação do petróleo no mercado internacional. Silveira fez a afirmação durante sua participação na reunião de cúpula do Brics.
“Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, comentou o ministro em entrevista. Ele também ressaltou o empenho do governo em fiscalizar e evitar cobranças abusivas nos preços dos combustíveis nas bombas.
“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras. E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país”, completou Silveira.
Brics e a Transição Energética
Na Cúpula do Brics, o ministro Alexandre Silveira destacou que o tema da sustentabilidade foi debatido de forma “muito vigorosa”. Ele classificou o Brics como um “fórum internacional fundamental, inclusive para poder articular financiamento para a transição energética através do Banco do Brics”.
Silveira mencionou ainda que a extração de minerais críticos, dos quais o Brasil e outros países do Brics possuem reservas significativas, é essencial para a transição energética. Contudo, ele enfatizou a necessidade de buscar um equilíbrio entre as atividades econômicas e a legislação ambiental.