QUINTA-FEIRA, 05/06/2025
Publicidade

Evento preparatório para etapa nacional destaca apoio do governo de RO à economia popular solidária

Desse total, 50% são representantes de empreendimentos solidários, 25% governamentais e 25% do setor de fomento.

Por Veronilda Lima |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Evento preparatório para etapa nacional destaca apoio do governo de RO à economia popular solidária
Fotos: Thaíssa Brandão

Com o tema “Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, foi aberta na manhã desta terça-feira (3), a 4ª Conferência Estadual da Economia Popular Solidária, em um hotel de Porto Velho. O evento organizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), segue até as 18h desta quarta-feira (4), com a presença de cerca de 140 representantes de empreendimentos, gestores públicos, entidades de apoio e fomento, movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Trata-se de uma etapa importante e que funciona como fase preparatória para a etapa nacional, que acontecerá de 14 a 17 de agosto, em Brasília, sob a coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes).

São exemplos da economia popular solidária, os setores de artesanato, agricultura familiar, catadores de materiais recicláveis, entre outros que têm como modelo de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizados coletivamente por trabalhadores, com foco na autogestão e na participação democrática, buscando a inclusão social, a geração de renda e a justiça social, bem como, priorizando a cooperação, a solidariedade e a valorização do ser humano sobre o capital.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o momento estimula o protagonismo dos territórios e das organizações de base, e reafirma a importância da cooperação, da autogestão e da solidariedade como caminhos para o desenvolvimento local sustentável e a inclusão social. “Esse é um momento de consolidação das propostas e diretrizes que contribuam para a formulação de políticas públicas integradas, construídas a partir das realidades e necessidades dos participantes. E é por isso que tem o apoio do governo do estado, visando à ampliação dos negócios de cada segmento e a melhoria da qualidade de vida”, pontuou.

Evento preparatório para etapa nacional destaca apoio do governo de RO à economia popular solidária - News Rondônia
Alany destacou a preocupação do governo estadual com a retomada da Conferência

A secretária da Seas, Luana Rocha, lembrou que a economia popular e solidária é uma forma de organização da produção e desenvolvimento sustentáveis, comercialização e consumo baseada na cooperação, na autogestão e na valorização do trabalho coletivo. “Tudo isso é resultado da união de trabalhadores, que formam suas respectivas associações ou cooperativas, somando forças para a formação de empreendimentos e a consolidarão de seus produtos e, com isso, abrem espaço no mercado, geram emprego e renda, contribuindo, assim, com a inclusão social, com mais pessoas sendo beneficiadas”, argumentou.

Representando a Seas, a coordenadora de Desenvolvimento Social, Alany Gomes, destacou a preocupação do governo estadual em realizar este evento, considerado um marco para os representantes do setor, a exemplo de Toni Industrial, do Movimento Nacional dos Catadores no estado de Rondônia, que reforçou a importância do evento por debater políticas públicas que deverão ser levadas a Brasília, na Conferência Nacional, e posteriormente implementadas no estado. “Este é o momento de avançarmos na busca pela melhoria”, ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento Social, lembrando que a Seas já trabalha com o incentivo às ações dos catadores de materiais recicláveis e que agora é a vez de escutar outros segmentos da economia solidária.

A coordenadora explicou ainda que nesta quarta-feira, momentos antes do encerramento, serão eleitos 24 delegados para representar Rondônia na etapa nacional. Desse total, 50% são representantes de empreendimentos solidários, 25% governamentais e 25% do setor de fomento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Final de semana imperdível no Grego Original Pub – Rock para todos os estilos

Da Happy Friday descontraída à Feijuka com Rock, a programação especial reúne shows, boa comida e um clima perfeito para celebrar o Dia dos Namorados.
L
Lula sanciona lei que reestrutura carreiras do funcionalismo federal e garante reajustes salariais em 2025 e 2026

Lula sanciona lei que reestrutura carreiras do funcionalismo federal e garante reajustes salariais em 2025 e 2026

Aumento para servidores federais será de 9% em 2025 e de 9% em 2026
L

Nova geração do Kia Sportage chega ao mercado europeu com novidades

O SUV mais vendido da marca recebe atualização que reforça inovação e conectividade
L

Hyundai KONA Hybrid chega ao Brasil com consumo eficiente e alta tecnologia

Modelo reforça portfólio eletrificado da marca e estreia novo conceito de iluminação no país
L

Vacinação itinerante é promovida pela Prefeitura para conter avanço da Influenza na capital

Não é necessário agendamento; Confira os pontos de vacina
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L

Sine Municipal abre 500 vagas em curso gratuito de qualificação para frentista e agente de portaria em Porto Velho

Para frentista, o aluno precisa ter 18 anos; já para o curso de agente de portaria, a idade mínima é de 16 anos
L
Oportunidade: Energisa abre vagas para eletricistas de distribuição em Rondônia

Energisa tem vagas abertas para diversos municípios de RO

As inscrições estão disponíveis até o dia 02 de junho para os municípios de Cujubim, Alto Paraíso, Cacoal, Porto Velho e distrito de Jaci – Paraná.
L
Publicidade

POLÍTICA

Casa da Comunidade entrega certificados da oficina de técnica de maquiagem em Ji-Paraná

Projeto do campus Ifro Ji-Paraná tem o apoio da deputada federal Sílvia Cristina.
L

Deputado Cássio Gois garante mais de R$ 2,4 milhões para a saúde de Cacoal com exames de ressonância e novos veículos

Nesta quinta-feira, 5 de junho, a partir das 8:30, na Praça Municipal, será assinada a ordem de serviço que autoriza a realização de exames de ressonância magnética em clínicas particulares, um investimento de R$ 2 milhões que promete acabar com as longas filas de espera e devolver dignidade à população
L
Ieda Chaves propõe reajuste na ajuda de custo do TFD para dar mais dignidade aos pacientes

Ieda Chaves propõe reajuste na ajuda de custo do TFD para dar mais dignidade aos pacientes

Parlamentar justificou que os valores pagos atualmente estão aquém das despesas reais dos pacientes.
L
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das Redes Sociais por conteúdo ilegal

STF retoma julgamento sobre responsabilidade das Redes Sociais por conteúdo ilegal

Votação não deve ser finalizada nesta quarta-feira
L

Eyder Brasil propõe revitalização da Praça da Pirâmide, na zona sul de Porto Velho

Deputado quer transformar o espaço em um ponto de lazer, saúde e convivência para crianças, adultos e idosos do bairro Nova Floresta
L
Publicidade

POLÍCIA

Piloto inexperiente é lançado em rio Guaporé após acidente com barco

Piloto inexperiente é lançado em rio Guaporé após acidente com barco

O condutor, identificado apenas como genro de uma moradora local, não possuía experiência com navegação e também não utilizava colete salva-vidas no momento do acidente.
14
Polícia Civil prende seis foragidos perigosos; um deles fugiu de presídio em RO

Polícia Civil prende seis foragidos perigosos; um deles fugiu de presídio em RO

Entre os capturados está L.S.S., de 28 anos, integrante de facção criminosa e foragido da Cadeia Pública de Pimenta Bueno (RO). Ele foi localizado no bairro Dr. Fábio, em Cuiabá (MT).
12
Homem é flagrado furtando carro destravado recém-adquirido por PM

Homem é flagrado furtando carro destravado recém-adquirido por PM

Segundo o PM, o automóvel havia sido adquirido recentemente e estava estacionado em frente à residência.
10
Número de vítimas de médico e vereador preso por abuso e cárcere privado sobe para nove

Número de vítimas de médico e vereador preso por abuso e cárcere privado sobe para nove

Thiago foi preso em flagrante após a polícia encontrar um vasto acervo contendo imagens de cunho sexual envolvendo menores.
16
Caminhoneiro morre em colisão entre carretas na BR-435 em RO

Caminhoneiro morre em colisão entre carretas na BR-435 em RO

Dois dos bois que estavam na carroceria também morreram no impacto.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após furtar cartão, fazer compras e tentar invadir casa para roubar celular

Homem é preso após furtar cartão, fazer compras e tentar invadir casa para roubar celular

Durante a fuga, D.S.S. foi localizado escondido nos fundos de uma casa, tentando se camuflar entre roupas na lavanderia. Com ele, os policiais encontraram uma mochila contendo ferramentas e outros itens.
14
Operação Policial combate tráfico de drogas ligado a mortes violentas

Operação Policial combate tráfico de drogas ligado a mortes violentas

A operação foi registrada por um morador que flagrou a abordagem em um estabelecimento localizado na avenida Jô Sato (BR-174) e enviou imagens à imprensa local.
12
Operação conjunta desmantela ponto de tráfico disfarçado de empresa de estética automotiva

Operação conjunta desmantela ponto de tráfico disfarçado de empresa de estética automotiva

A investigação revelou que um ponto de estética automotiva bastante conhecido na cidade funcionava como fachada para a venda de entorpecentes.
10

Requerimento de Outorga: EGUINALDO RAASCH

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Moradores de Cujubim se unem em campanha de doação de sangue e fortalecem a solidariedade

A cidade de Cujubim recebeu a ação itinerante da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).
L
Grave acidente entre carros deixa mulher ferida no centro

Grave acidente entre carros deixa mulher ferida no centro

Segundo testemunhas, o carro modelo Classic conduzido pela mulher, seguia na Guanabara sentido Amazonas, quando o Golf dirigido por um homem teria invadido a preferencial e causado a colisão.
16
Crianças pequenas são mais expostas a riscos climáticos, mostra estudo

Crianças pequenas são mais expostas a riscos climáticos, mostra estudo

Relatório foi publicado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI)
L

Prefeitura realiza vacinação itinerante para impedir avanço do vírus Influenza na capital

Não é necessário agendamento; confira os pontos de vacina.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.