QUINTA-FEIRA, 11/09/2025
Publicidade
SICRED

Faturamento do setor editorial brasileiro cresce 3,7% em 2024, mas tem queda real de 1,1% com inflação

Vendas tiveram aumento nominal de 3,7%, mas preços subiram 4,83%

Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Faturamento do setor editorial brasileiro cresce 3,7% em 2024, mas tem queda real de 1,1% com inflação
Tomaz Silva/Agência Brasil

O faturamento das editoras de livros teve crescimento nominal de 3,7% em 2024, totalizando R$ 4,2 bilhões. Quando é aplicada a inflação do período, entretanto, de 4,83%, o resultado real é de um recuo de 1,1% nos ganhos do setor.

Os números estão na Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, divulgada nesta quarta-feira (28). O estudo foi coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData.

De acordo com a pesquisa, dos quatro subsetores avaliados, Obras Gerais, Religiosos e Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP) apresentaram crescimentos nominais de vendas ao mercado de 9,2%, 8,7% e 3,3%, respectivamente. Apenas a categoria Didáticos registrou desempenho nominal negativo (-5,1%) de vendas ao mercado.

De acordo com a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, a pesquisa deste ano traz uma novidade importante ao apresentar pela primeira vez os resultados de venda por gênero.

“Isso não apenas alinha o Brasil com práticas de mercados mais maduros, mas também nos permite uma análise mais detalhada e estratégica. Observamos que a categoria de Não Ficção Adulto lidera em faturamento, representando 28,5% das vendas ao mercado, enquanto os livros Religiosos dominam em número de exemplares vendidos, com 29,5% do total.

“Esses dados revelam uma diversificação interessante nas preferências dos leitores brasileiros, indicando uma busca por conteúdo que vai além do entretenimento, abrangendo também conhecimento e espiritualidade. Essa diversidade é um reflexo da riqueza cultural do nosso país e abre novas oportunidades para editoras explorarem nichos específicos e atenderem melhor às demandas do público”, afirma Sevani.

Segundo o presidente do SNEL, Dante Cid, embora se tenha observado uma variação positiva abaixo da inflação nos livros físicos, se somados aos digitais, com o seu crescimento de mais de 20%, todo o setor fica ligeiramente no positivo.

“A única queda considerável fica por conta da categoria de Didáticos, em parte porque há uma expansão nos modelos de acesso ao conteúdo que, em certos casos, estão conectados diretamente aos sistemas de ensino. Nem sempre esses novos formatos são percebidos pela pesquisa, mas, segundo estimativas do próprio mercado, representariam, já, cerca de 50% do total da categoria.”

Na avaliação da coordenadora de pesquisas econômicas da Nielsen BookData, Mariana Bueno, o setor apresentou um bom resultado em 2024.

“Se excluirmos o desempenho negativo de Didáticos, as editoras registraram crescimento nominal de 7,8%, nas vendas realizadas ao mercado, o que em termos reais significa um aumento de 2,8%. O ano de 2024 também apontou crescimento da participação das livrarias no faturamento das editoras de Obras Gerais. Mais uma vez, observamos a importância de ‘Site da Própria Editora/Marketplace’, consolidado como importante canal para as editoras de Didáticos e CTP e ampliando sua relevância para as editoras de Religiosos, porém com pouca representatividade para editoras de Obras Gerais”, destaca Mariana.

Foram 44 mil títulos produzidos em 2024, sendo 23% de lançamentos, e 366 milhões de exemplares. Em 2023, foram 45 mil títulos produzidos e 320 milhões de exemplares.

A variação nominal do preço médio dos livros foi de 2,9%, menor que o IPCA do período (4,83%). Isso significa que os livros, em média, encareceram menos do que outros produtos e serviços em 2024.

Gêneros

Pela primeira vez, o estudo apresenta desempenho por gênero de livro, divididos em cinco categorias: Didáticos, Ficção Adulto, Não Ficção, Infantil e Juvenil, e Religioso.

Veja a seguir os detalhes de cada categoria:

Categoria % do faturamento % de exemplares vendidos
Didáticos 27,2% 10,8%
Ficção 15,7% 18,7%
Não Ficção 28,5% 22,66%
Infantil e Juvenil 13% 18,4%
Religioso 15,6% 29,5%

Canais de Distribuição

Entre os Didáticos, aumentou o percentual de livros que foram obtidos por meio de “Escola e colégios” (de 19,9% para 22,5%, em faturamento). Mas, como a categoria de Didáticos teve uma queda de -5,1% em faturamento nas vendas ao mercado, a importância como um todo do canal “Escolas e colégios” caiu.

Em Obras Gerais, cresceu a participação de “Livrarias” (de 27,1% para 29,3% em faturamento), com uma queda em “Livrarias exclusivamente virtuais” (51,8% para 48,8%). Por último, há em Religiosos um crescimento acentuado tanto no canal “Distribuidores” (de 17,3% para 20,7% em faturamento) como em “Site da própria editora / Marketplace” (de 5,1% para 8,5%, também em faturamento).

Livros digitais

O faturamento das editoras com conteúdo digital apresentou alta nominal de 21,6%, bem acima da inflação, de 4,83%. Segundo a pesquisa, o crescimento real do faturamento, descontada a inflação, é de cerca de 16%.

Mais uma vez, o crescimento é resultado fundamentalmente do desempenho Bibliotecas Virtuais, que registrou alta nominal de 47,6% e representa 44% do faturamento das editoras com conteúdo digital.

O desempenho positivo com Conteúdo Digital possibilitou que o setor encerrasse 2024 com um crescimento real de 0,2%. Em 2024, os conteúdos digitais corresponderam a 9% no faturamento total das editoras, um aumento de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Safra brasileira de grãos atinge recorde histórico

Safra brasileira de grãos atinge recorde histórico

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga dados da safra 2024/25, que alcançou a marca de 350,2 milhões de toneladas, um aumento de 16,3% em relação ao período anterior.
L
CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de investigados

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de investigados

Comissão de inquérito do INSS aprova cerca de 400 requerimentos para quebra de sigilos de suspeitos, como o ex-presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto.
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab estima produção de grãos em 350,2 milhões de toneladas 2024/25, novo recorde na série histórica

Volume colhido na atual safra é 49,1 milhões de toneladas superior ao ciclo 2023/24, impulsionado pelo bom resultado das lavouras de soja, milho, arroz e algodão.
L
Produção de motocicletas tem melhor resultado do ano

Produção de motocicletas tem melhor resultado do ano

Segundo a Abraciclo, a produção de motos em Manaus cresceu 32,6% em relação a julho, com o melhor desempenho mensal desde 2011, e as vendas no varejo também apresentaram alta.
L
Inflação recua em agosto com menor taxa desde 2022

Inflação recua em agosto com menor taxa desde 2022

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, teve queda de 0,11% no último mês, a primeira deflação desde agosto de 2024.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com o secretário Iremar Torres

Giro News | Entrevista com o secretário Iremar Torres

Giro News entrevista o secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte, Iremar Torres Lima.
L
Moraes critica visão sobre atos de 8 de janeiro

Moraes critica visão sobre atos de 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes reforçou em voto que o 8 de janeiro não foi um evento espontâneo, classificando-o como uma tentativa de golpe e rebatendo o voto divergente de Luiz Fux.
L
STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro

STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro

Ministra Cármen Lúcia acompanha o relator Alexandre de Moraes e forma a maioria de 3 a 1 pela condenação do ex-presidente em julgamento por tentativa de golpe.
L
Julgamento de Bolsonaro no STF é retomado

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro no STF é retomado

Supremo Tribunal Federal retoma análise do caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por trama golpista, com voto de Cármen Lúcia e expectativa de maioria.
L

Coluna Social Marisa Linhares | Troféu Cacau de Ouro, bodas e viagens

Ely Valença, empresas e personalidades de Cacoal ganham destaque rumo ao Troféu Cacau de Ouro 2025, entre bodas de prata, casamento, temporada na Espanha e podcasts especiais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Deputada Lebrinha entrega quatro tratores para fortalecer agricultura familiar em São Francisco do Guaporé

A deputada estadual Lebrinha entregou quatro tratores agrícolas ao município de São Francisco do Guaporé durante a EXPOVALE 2025
L

Deputada Lebrinha destina R$ 2 milhões para pavimentação em Vale do Anari

O investimento visa melhorar a infraestrutura, a mobilidade e a qualidade de vida da população
L
Campanha Setembro Amarelo agora é lei

Campanha Setembro Amarelo agora é lei

Legislação sancionada pelo presidente Lula torna o Setembro Amarelo uma política pública nacional e estabelece dias de prevenção do suicídio e da automutilação.
L
Alex Redano solicita manutenção urgente da RO-458 entre Alto Paraíso e Triunfo

Alex Redano solicita manutenção urgente da RO-458 entre Alto Paraíso e Triunfo

Deputado estadual alerta para riscos à segurança e ao escoamento da produção em período de chuvas intensas.
L
Ieda Chaves projeta futuro da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Ieda Chaves projeta futuro da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Deputada estadual destaca expectativas para fortalecer apoio, justiça e igualdade às mulheres com atuação da PEM.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é morta com mãos amarradas e pescoço cortado por falsos entregadores em Minas Gerais

A vítima foi encontrada com as mãos amarradas e um corte profundo no pescoço
18

Libanês mata mulher, dois enteados e atira na sogra em chacina em Joinville

Um homem de 48 anos, identificado como Ramzi M. H., cometeu suicídio após matar a companheira, de 40, e os dois enteados, de 11 e 15 anos, em Joinville (SC)
18
VÍDEO: Mulher intubada após acidente morre em Porto Velho

VÍDEO: Mulher intubada após acidente morre em Porto Velho

A motociclista sofreu um grave acidente na Avenida Caúla, em Porto Velho, e não resistiu aos ferimentos após ser levada ao Hospital João Paulo II.
18

Vídeo: após recusar ficar com garoto, menina é espancada por colegas e morre em Pernambuco

A Polícia Civil e o Ministério Público investigam o caso, que levanta questões sobre a responsabilidade de crianças e adolescentes diante de atos violentos
18
VÍDEO: Homem e criança sofrem grave acidente de moto na zona leste de Porto Velho

VÍDEO: Homem e criança sofrem grave acidente de moto na zona leste de Porto Velho

O acidente de moto deixou homem e criança feridos nesta quinta-feira (11) no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com Rua Abnatal Bentes de Lima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifas de Trump ameaçam inflação nos Estados Unidos

Tarifas de Trump ameaçam inflação nos Estados Unidos

Fundo Monetário Internacional (FMI) destaca desaceleração econômica e alerta que a imposição de tarifas pelo governo de Donald Trump representa um risco para a meta de inflação.
L
Psicanalista rondoniense se destaca em ações de saúde mental

Psicanalista rondoniense se destaca em ações de saúde mental

A psicanalista e assistente social Eulália Sombra, de Rondônia, utiliza a escuta e o conhecimento para transformar vidas no Brasil e em outros países.
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Safra de grãos 2024/2025 é a maior da história, estima Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a safra de grãos 2024/25 atingiu 350,2 milhões de toneladas, um novo recorde
L
Mergulho na imaginação: alunos visitam biblioteca municipal

Mergulho na imaginação: alunos visitam biblioteca municipal

A Biblioteca Municipal de Porto Velho recebeu, nesta quinta-feira (11), estudantes da Escola Bohemundo Álvares Afonso para uma visita que uniu educação e encanto.
L
Rifa beneficente busca apoio para tratamento de Antonella Maria

Rifa beneficente busca apoio para tratamento de Antonella Maria

A família de Antonella Maria organiza uma rifa para arrecadar fundos e ajudar nos custos médicos e de tratamento da criança.
L
Reflexão sobre a condição humana: Ruínas que florescem

Reflexão sobre a condição humana: Ruínas que florescem

A escritora Clotilde Rocha explora o paradoxo da existência, em que a fragilidade e a grandeza coexistem. O texto fala sobre a capacidade de amar e se reinventar mesmo diante da brevidade da vida.
L

UNIR abre seleção para mestrado em Ensino de Ciências da Natureza em Rolim de Moura

São 8 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026; inscrições gratuitas vão até 30 de setembro
L

A nação brasileira invadindo a Premier League: confira os jogadores confirmados para 25/26

Com a seleção brasileira se reestruturando após a chegada da nova comissão técnica, vários nomes da liga inglesa ligam o sinal de alerta nos bastidores
L
Entenda sua conta de energia: Energisa detalha cálculo da fatura mensal

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha cálculo da fatura mensal

Distribuidora explica que impostos e repasses a geradoras e transmissoras representam a maior parte do valor pago pelos consumidores
L
Prefeitura de Jaru promove formação internacional em gerenciamento de crises para Educação Especial

Prefeitura de Jaru promove formação internacional em gerenciamento de crises para Educação Especial

Curso PCM 22 capacita 24 servidores da rede municipal para prevenção e manejo de crises na Educação Especial
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.