Com foco na construção de soluções e no fortalecimento do ambiente de negócios, o governo de Rondônia realizou, na terça-feira (29), a 2ª edição do Fórum Estadual de Desenvolvimento Econômico, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), reuniu gestores públicos, empresários, representantes do setor produtivo não só de Rondônia, mas também do Acre e Amazonas, com a proposta de debater estratégias para impulsionar o crescimento sustentável do estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, “o Fórum é mais uma prova de que governar é planejar com responsabilidade e ouvir a sociedade. Faz parte de uma estratégia maior da nossa gestão – fortalecer a posição de Rondônia, que já é reconhecida internacionalmente, como referência de desenvolvimento com responsabilidade social, equilíbrio ambiental e inclusão econômica.”
A abertura foi conduzida pelo secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, que destacou a função da gestão estadual em garantir um ambiente favorável para o empreendedorismo, a inovação e desenvolvimento regional. “Estamos criando as bases para uma Rondônia mais forte e competitiva, com ações voltadas à atração de investimentos, capacitação dos nossos empreendedores e fortalecimento do setor produtivo.”
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Entre os painéis, o destaque foi para o debate mediado pelo secretário da Sedec, que salientou a importância da escuta ativa do setor empresarial e da criação de políticas públicas alinhadas à realidade local. “Nosso objetivo é somar esforços, aproximar o governo da iniciativa privada e tornar Rondônia referência nacional em desenvolvimento econômico sustentável.”
O Fórum se consolida como uma iniciativa de grande relevância para promover políticas públicas modernas e alinhadas com os desafios da nova economia.
ECONOMIA E NEGÓCIOS
O evento contou, ainda, com a palestra do economista Ricardo Amorim, considerado um dos maiores influenciadores brasileiros na área de economia e negócios. Com linguagem acessível, o palestrante compartilhou análises sobre o cenário econômico global e destacou o potencial estratégico de Rondônia para o crescimento nos próximos anos.
HOMENAGENS

Alguns empresários foram homenageados durante o evento. O superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Gilberto Baptista, frisou a importância da presença do setor produtivo no Fórum. “Rondônia tem um diferencial importante para atrair indústrias, principalmente na área do agronegócio: a matéria-prima em abundância. Temos que trabalhar a questão logística para aproximar o mercado consumidor dos nossos produtos.”
PARCEIROS
O evento foi realizado pelo governo de Rondônia em parceria com a Fiero, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO).