QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Monitor do PIB da FGV aponta estagnação da economia brasileira em fevereiro e sinais de desaceleração

Quedas no consumo, agropecuária e exportações anularam ganhos

Por Bruno de Freitas Moura - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Monitor do PIB da FGV aponta estagnação da economia brasileira em fevereiro e sinais de desaceleração
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A economia brasileira ficou estagnada na passagem de janeiro para fevereiro e apresenta indicadores de desaceleração nos últimos meses. A constatação faz parte do Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgado nesta segunda-feira (14).

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve como prévia do dado oficial, divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho de fevereiro (0%) é dessazonalizado, ou seja, foram excluídas variações causadas pela época do ano em que os dados foram reunidos, de forma que seja possível comparar períodos diferentes.

Já em comparação com o mesmo mês de 2024, foi identificado crescimento de 2,7%. No acumulado de 12 meses, houve alta de 3,1% no PIB.

Motivos interno e externo

A economista Juliana Trece, coordenadora do estudo, aponta que a estagnação em fevereiro em comparação a janeiro é explicada pelo fato de os crescimentos na indústria e nos investimentos terem sido anulados por retrações no consumo, na agropecuária e nas exportações. Já o setor de serviços ficou estagnado no mês.

“Esses resultados mostram que, apesar de alguns destaques positivos, há perda de força na economia, com retrações em componentes importantes do PIB”, avalia.

No entanto, ela assinala que “apesar de um contexto desafiador, com maior incerteza externa e tendência de aumento da taxa de juros interna, a economia brasileira não registrou retração”.

No cenário externo, a principal preocupação é a guerra tarifária desencadeada pelo presidente americano, Donald Trump, que afeta principalmente a China, mas também prevê tarifas de importação contra os demais países.

No caso do Brasil, haverá uma taxa mínima de 10% na maior parte dos itens exportados. Aço e alumínio pagarão 25%. Para a China, a cobrança supera 100%, medida que foi espelhada pelo governo chinês.

Combate à inflação

No cenário interno, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil Central (BC) prossegue, desde setembro, em trajetória de elevação da taxa básica de juros, a Selic, na tentativa de conter a inflação. Além da alta em março, o Copom sinalizou que elevará a taxa “em menor magnitude” na reunião de maio. O comitê se reúne a cada 45 dias para deliberar sobre a taxa.

Em 12 meses, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última sexta-feira (11) pelo IBGE, acumula 5,48%, acima do teto da meta do governo ─ de 4,5%, já contando 1,5 ponto percentual (p.p.) de tolerância. É também o maior patamar desde fevereiro de 2023, quando chegou a 5,60%.

Com juros mais altos, o crédito fica mais caro, consumidores tendem a gastar menos; e empresários, a conter investimentos. O resultado é o desaquecimento da economia, o que se propõe a ser um freio na inflação.

Setores

No período terminado em fevereiro, o consumo das famílias cresceu 2,7% com relação ao mesmo período do ano anterior. No trimestre móvel encerrado em novembro, a alta tinha sido de 4,8%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador que representa o apetite dos empresários por investimentos, teve alta de 8,2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, perdendo força em relação ao período anterior. Em setembro, outubro e novembro de 2024, a expansão tinha sido de 10%.

As exportações terminaram fevereiro com recuo de 2,8% no acumulado de 12 meses. Em novembro havia sido registrada alta de 2,7%. O desempenho negativo das exportações dos produtos agropecuários e da indústria extrativa mineral foi o principal fator responsável pela retração.

Em termos monetários, a FGV calcula o PIB do país em R$ 2,203 trilhões.

Resultado oficial

O Monitor do PIB é um dos estudos que servem como termômetro da economia brasileira. Outro levantamento é o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na última sexta-feira (11), que apontou expansão de 0,4% na passagem de janeiro para fevereiro e de 3,8% em 12 meses.

O resultado oficial do PIB é apresentado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Marcada para 30 de maio, a próxima divulgação trará os dados do primeiro trimestre de 2025.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fazenda reduz para 2,2% a projeção de crescimento do PIB em 2025 devido à desaceleração econômica

Fazenda reduz para 2,2% a projeção de crescimento do PIB em 2025 devido à desaceleração econômica

O Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) indica que os juros altos e o desempenho fraco no terceiro trimestre impactaram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB), que cai de 2,3%; a estimativa para a inflação oficial (IPCA) recua de 4,8% para 4,6%.
L
Energisa oferece até 80% de desconto em contas de luz atrasadas durante campanha de Black Friday

Energisa oferece até 80% de desconto em contas de luz atrasadas durante campanha de Black Friday

Clientes podem negociar dívidas com pagamento via Pix, cartão de crédito ou débito e ainda concorrer a prêmios.
L
Brasil estima safra recorde de 354,8 milhões de toneladas de grãos

Brasil estima safra recorde de 354,8 milhões de toneladas de grãos

O 2º Levantamento da Conab para a temporada 2025/2026 prevê um crescimento de 3,3% na área plantada, mas alerta para os impactos de eventos climáticos em diversas regiões.
L
Redes têm um ano para implementar interoperabilidade no vale-refeição

Redes têm um ano para implementar interoperabilidade no vale-refeição

A abertura das bandeiras e a redução de custos visam gerar uma economia anual de R$ 7,9 bilhões para o setor e o trabalhador, segundo o Ministério da Fazenda.
L
Haddad classifica taxa de 3,6% do vale-refeição como “mais civilizada”

Haddad classifica taxa de 3,6% do vale-refeição como “mais civilizada”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, justificou a nova regra que limita as taxas das operadoras, visando restaurar a transparência e a efetividade do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Medida afeta o Fire TV Stick e começa pela Europa. Expansão global deve ocorrer nos próximos meses.
L

Comunidade News: Vice-Governador Sérgio Gonçalves fala sobre mandado e futuro político

Prepare-se para uma edição esclarecedora, que trará informações relevantes sobre os rumos do estado e a visão de um dos principais nomes da gestão atual.
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

Alerta de chuva forte e intensa em Rondônia devido a um sistema de tempestades severas e organizadas

A região de Ponta do Abunã, em Porto Velho, enfrenta o alerta mais severo.
L
Porto Velho busca investimentos e parcerias internacionais durante a COP30, a maior conferência climática do mundo

Porto Velho busca investimentos e parcerias internacionais durante a COP30, a maior conferência climática do mundo

Prefeito Léo Moraes participa da COP30 em Belém (PA) para apresentar projetos ambientais e prospectar parcerias globais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da capital rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L

POLÍTICA

Ministros do STF elogiam recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR após aprovação pelo Senado

Ministros do STF elogiam recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR após aprovação pelo Senado

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos com 45 votos favoráveis no Senado Federal; ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino destacaram a trajetória do jurista e o foco no combate a organizações criminosas.
L
Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Representando a cor azul, o grupo folclórico entra no bumbódromo de Guajará-Mirim em busca do 11º título e promete emocionar o público com um espetáculo que celebra a força e a diversidade da Amazônia.
L
Dra. Taíssa reafirma compromisso com a valorização da Educação e vota a favor de concurso público na Seduc

Dra. Taíssa reafirma compromisso com a valorização da Educação e vota a favor de concurso público na Seduc

Deputada apoia projeto que autoriza crédito de R$ 3 milhões para realização de concurso na rede estadual e reforça sua atuação pela valorização dos profissionais da educação em Rondônia.
L
Ieda Chaves recomenda apoio do Estado para ampliar cirurgias eletivas em Espigão do Oeste

Ieda Chaves recomenda apoio do Estado para ampliar cirurgias eletivas em Espigão do Oeste

Proposta busca fortalecer a rede municipal de saúde e descentralizar atendimentos cirúrgicos.
L
Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Pré-candidato ao governo reforça que escolas em tempo integral e programas sociais são essenciais para combater a evasão escolar e prevenir o crime.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Foragido por roubo é preso por policiais militares do 1° BPM em Porto Velho

Dono de flutuante é agredido com facão e tem R$4 mil roubado em Porto Velho

O empresário contou que estava dormindo quando foi atender três indivíduos que chegaram pedindo por gasolina, em seguida, foi rendido pelos bandidos que usavam facão e anunciaram o roubo.
10
Filha de 28 anos é presa após agredir a própria mãe de 52 anos no bairro Nova Floresta

Filha de 28 anos é presa após agredir a própria mãe de 52 anos no bairro Nova Floresta

Polícia Militar foi acionada por vizinhos que ouviram gritos e presenciaram a confusão na residência.
12
Homem de 50 anos é preso após furtar perfume Malbec e ser flagrado com produtos de origem duvidosa na Marechal Deodoro

Homem de 50 anos é preso após furtar perfume Malbec e ser flagrado com produtos de origem duvidosa na Marechal Deodoro

O suspeito foi detido por seguranças de uma loja no Centro de Porto Velho após tentar sair sem pagar por um perfume.
10
Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Forças de segurança cumpriram mais de 120 mandados na zona rural de Porto Velho e em outras localidades do estado
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UFSCar encerra amanhã inscrições para vagas de graduação destinadas a pessoas trans e travestis

UFSCar encerra amanhã inscrições para vagas de graduação destinadas a pessoas trans e travestis

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece vagas em seus 66 cursos e utiliza a nota do Enem de 2021 a 2025; candidatos devem apresentar autodeclaração e um memorial descritivo sobre sua trajetória de afirmação de gênero.
L
Ministra Sônia Guajajara afirma que COP30 colocou a pauta indígena no centro do debate global

Ministra Sônia Guajajara afirma que COP30 colocou a pauta indígena no centro do debate global

A chefe da pasta dos Povos Indígenas destacou que o reconhecimento de territórios indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais como soluções para a mitigação climática deve ser um dos principais legados da conferência em Belém, juntamente com a consolidação da posse da terra.
L
COP30: Presidente do STF, Edson Fachin, afirma que proteção ambiental e luta indígena são indissociáveis

COP30: Presidente do STF, Edson Fachin, afirma que proteção ambiental e luta indígena são indissociáveis

Em discurso na Conferência do Clima, em Belém, ministro Fachin destacou o papel dos povos originários na defesa do meio ambiente e defendeu que juízes são “guardiões dos direitos ambientais e, portanto, dos direitos humanos”.
L
Duelo na Fronteira 2025: conheça as regras e os 21 itens avaliados nas apresentações dos bois-bumbás

Duelo na Fronteira 2025: conheça as regras e os 21 itens avaliados nas apresentações dos bois-bumbás

Festival em Guajará-Mirim celebra a cultura popular amazônica com disputas entre os bois Malhadinho e Flor do Campo
L
Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana na COP30 com meta de 65% de população em ruas arborizadas

Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana na COP30 com meta de 65% de população em ruas arborizadas

Com o objetivo de aumentar a cobertura verde nas cidades brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou o Planau, que visa plantar mais 360 mil hectares de áreas verdes e garantir que 65% da população tenha acesso a ruas com pelo menos três árvores.
L
Casa Família Rosetta lança vaquinha para reformar piscina e manter hidroterapia

Casa Família Rosetta lança vaquinha para reformar piscina e manter hidroterapia

Instituição que acolhe pessoas com deficiência neurológica em Rondônia busca R$ 300 mil para revitalizar o espaço de tratamento vital para o alívio e bem-estar dos assistidos.
L
MPRO apoia o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Trans” em Porto Velho

MPRO apoia o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Trans” em Porto Velho

Iniciativa pioneira no país reúne informações sobre direitos e saúde física e mental de pessoas trans.
L
Terceira edição do PVH em Ação leva serviços gratuitos ao distrito de Extrema e deve atender 2 mil pessoas

Terceira edição do PVH em Ação leva serviços gratuitos ao distrito de Extrema e deve atender 2 mil pessoas

A Prefeitura de Porto Velho realiza neste sábado (15) a terceira edição do PVH em Ação, no distrito de Extrema, com atendimentos gratuitos e ações de cidadania para a população.
L
Novo Horizonte d’Oeste recebe mais uma edição do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Novo Horizonte d’Oeste recebe mais uma edição do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Programa estadual chega ao distrito de Migrantinópolis neste fim de semana, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e emprego.
L
Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Iniciativa apresentada em Belém estabelece 11 pilares estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a preservação ambiental no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.