SEXTA-FEIRA, 13/03/2026

Em destaque

Safra de grãos deve chegar a 298,6 milhões de toneladas, diz Conab

Estimativa representa queda de 6,6% em comparação à safra anterior

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Safra de grãos deve chegar a 298,6 milhões de toneladas, diz Conab
CNA/Wenderson Araujo/Trilux

O Brasil deverá produzir um total de 298,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/2024. A estimativa representa uma queda de 6,6% (ou 21,2 milhões de toneladas), na comparação com a safra anterior (2022-2023). Apesar da redução, o resultado, se confirmado, corresponderá à segunda maior safra já colhida no país.

De acordo com o 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta terça-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a queda se deve principalmente à perda na produtividade média das lavouras do país, decorrente de adversidades climáticas.

“O efeito de adversidades climáticas sobre o desenvolvimento das culturas, desde o início do plantio até as fases de reprodução das lavouras, provocou situações em que áreas com redução das chuvas desaceleraram o desenvolvimento das plantas, ocorrendo queda da produtividade ou em regiões com aumento da precipitação houve inundações nas áreas de cultivo, o que também tende a reduzir a produtividade”, diz o levantamento.

Com relação à área cultivada, houve um acréscimo de 1,5%, o que corresponde a 1,18 milhão de hectares a mais, na comparação com a safra passada. A Conab explica que os maiores crescimentos foram observados na soja (1,95 milhão de hectares), seguido do gergelim, algodão, sorgo, feijão e arroz.

“Já o milho total teve redução de 1,3 milhão de hectares, seguido do trigo e demais cultura de inverno”, acrescentou. A colheita do milho segunda safra está avançada, já seguindo para a finalização. A produção estimada é de 90,28 milhões de toneladas. Semeaduras feitas durante a janela ideal (entre janeiro e meados de fevereiro), obtiveram produtividades “dentro do esperado e até superiores às registradas na última safra”. Isso se deve principalmente à regularidade das chuvas durante o desenvolvimento da cultura.

“Exceções a esta situação ocorreram no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde veranicos ocorridos em março e abril, aliados a altas temperaturas e ataques de pragas, comprometeram o potencial produtivo do cereal”, detalhou a Companhia ao informar que houve também redução da área destinada ao plantio de milho na primeira e na segunda safra.

O total produzido no atual ciclo é de 115,65 milhões toneladas, número que corresponde a uma queda de 12,3%, na comparação com a temporada anterior.

Algodão, arroz e feijão

A produção estimada de algodão pluma é de 3,64 milhões de toneladas representa recorde na série histórica da Conab, e um aumento de 14,8% na produção. O resultado se deve às condições climáticas que favoreceram ao desenvolvimento da cultura. Também colaborou para este crescimento o aumento de 16,9% na área semeada

A colheita de arroz já foi finalizada. Segundo a estimativa da Conab, ela será de 10,59 milhões de toneladas, resultado 5,6% maior do que o volume obtido na safra anterior. O arroz irrigado deverá ficar em 9,74 milhões de toneladas, enquanto a do sequeiro está estimada em 844,8 mil toneladas.

“O aumento verificado é influenciado pela maior área cultivada no país, já que a produtividade média das lavouras foi prejudicada, reflexo das adversidades climáticas, com instabilidade durante o ciclo produtivo da cultura, em especial no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do grão”, detalhou a Companhia.

Já no caso do feijão, as três safras da produção devem totalizar 3,26 milhões de toneladas, o que representa aumento de 7,3% na comparação com a safra anterior. A primeira já teve colheita finalizada (942,3 mil toneladas). A segunda safra, estimada em 1,5 milhão de toneladas, foi prejudicada por causa de fatores como falta de chuvas; temperaturas elevadas em alguns estados produtores; e pela incidência de doenças e da mosca-branca. A terceira safra deverá chegar a 812,5 mil toneladas

Soja e trigo

Principal grão cultivado no país, a soja deve fechar a atual safra com um total de 147,38 milhões de toneladas produzidas. O resultado representa uma queda de 4,7%, na comparação com o ciclo anterior.

“Nas áreas semeadas entre setembro e outubro, nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e na região do Matopiba [que compreende os estados do MT, TO, PI e BA], houve alterações no potencial produtivo das lavouras, com os baixos índices pluviométricos e as altas temperaturas, situações que causaram replantios e perdas de produtividade, diferente das áreas com lavouras mais tardias”, informou a Conab.

Destaque entre as culturas de inverno, o trigo já concluiu sua fase de semeadura na Região Sul, que é maior produtora do cereal no país, que responde por 85% da área cultivada. “No Rio Grande do Sul, após o atraso inicial da semeadura em razão do excesso de chuvas, teve o plantio concluído, assim como as áreas semeadas no Paraná. A expectativa é de uma redução de 11,6% na área destinada ao cereal, estimada em 3,07 milhões de hectares”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab entrega 98 equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura indígena em Mato Grosso

Ação beneficia povos Bakairi e Xavante com kits de mecanização e mini colheitadeiras; evento também marca doação de alimentos para Cozinhas Solidárias.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Conab divulga nesta sexta-feira levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Apresentação ao vivo trará dados atualizados sobre produção e produtividade em meio a expectativas de novo recorde histórico para o campo brasileiro.
L
BNDES reduz juros e amplia prazos para mulheres em cooperativas de crédito

BNDES reduz juros e amplia prazos para mulheres em cooperativas de crédito

Novas medidas anunciadas nesta quinta-feira visam fortalecer o empreendedorismo feminino com foco nas regiões Norte e Nordeste.
L
CAIXA libera saque do FGTS por calamidade em Boca do Acre

CAIXA libera saque do FGTS por calamidade em Boca do Acre

Medida permite que trabalhadores do município afetado por inundações solicitem até R$ 6.220 pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência.
L
Varejo bate recorde histórico sustentado por mercado de trabalho e expansão do crédito

Varejo bate recorde histórico sustentado por mercado de trabalho e expansão do crédito

Faturamento do comércio atinge topo da série com massa salarial em nível inédito e juros altos perdendo força para o consumo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast : Wevi Silva e Samuel Silva falam sobre fé, música e juventude cristã

Outro convidado do programa é Samuel Silva, jovem de apenas 17 anos que também cresceu em um lar cristão e tem dedicado sua vida ao ministério.
L
Pesquisa revela que 82% dos brasileiros até 40 anos apoiam o fim da escala 6x1

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros até 40 anos apoiam o fim da escala 6×1

Levantamento da Nexus aponta que o desejo pela mudança é majoritário entre jovens; na média geral da população, aprovação atinge 63%.
L

Agenda News: Haianne Ventura apresenta a Casa Rosa Beleza & Bem-estar

Empreendedora Haianne Ventura participa do Agenda News para falar sobre a Casa Rosa, espaço dedicado ao cuidado feminino e à valorização da autoestima em Porto Velho.
L

Agenda News: Fim de semana de rock e St. Patrick’s Day no Grego Pub

E já na próxima semana, o humorista Danilo Gentili sobe ao palco com seu stand-up no Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Nas redes sociais, alguns usuários fizeram críticas ao estilo da procuradora, mencionando tatuagens visíveis, cabelo colorido e vestimenta considerada mais informal, o que provocou debates sobre padrões de aparência em cargos públicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cleitinho Transforma Senado em Happy Hour Anti-STF: Whisky na Mão e Impeachment na Boca!

“Enquanto o povo conta moedas, ministros brindam com Macallan de luxo – hora de abrir o bar e fechar as contas!”
L
Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Emenda parlamentar amplia estrutura da Santa Casa e beneficia moradores dos municípios da região central de Rondônia.
L
CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

Colegiado quer investigar elo entre Banco Master e descontos indevidos em aposentadorias; convocação de Laila Pereira é remarcada pela terceira vez.
L
Itamaraty vê "ingerência indevida" em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Itamaraty vê “ingerência indevida” em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Ministro Mauro Vieira alerta STF que encontro de funcionário dos EUA com ex-presidente preso pode interferir em assuntos internos em ano eleitoral.
L
PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

Ações voltaram a tramitar após cassação de mandato; ex-diretor da Abin e ex-deputado federal permanece foragido nos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de crimes contra vulneráveis

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de crimes contra vulneráveis

Operação da DEPCA ocorreu no distrito de São Carlos, em Porto Velho; dispositivos eletrônicos foram apreendidos para perícia.
14
Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

As primeiras informações dão conta que testemunhas contaram ter visto a casa ser demolida, em seguida, a vítima acabou ficando embaixo dos escombros.
16
PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

Entorpecente estava oculto em cadeiras de madeira.
10
Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Suspeito foi localizado no bairro Ulisses Guimarães; veículo era utilizado para a prática de assaltos na região.
12
Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Entorpecentes foram detectados pelo scanner corporal durante revista para visita ao filho na Penitenciária 603.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Autorização Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Autorização Ambiental Nº 013.000005/2026-35/COLMAM/SEDAM
L

Recebimento da Licença Ambiental (LI): CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Instalação Nº 007.000027/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
“Contos da Floresta com Vô Titão” será lançado nesta sexta-feira em Porto Velho

“Contos da Floresta com Vô Titão” será lançado nesta sexta-feira em Porto Velho

A obra tem cerca de 10 minutos de duração e apresenta o carismático personagem Vô Titão, interpretado pelo contador de histórias Rosivaldo Colares, que conduz o público por narrativas tradicionais da cultura brasileira.
L
Ministério Público denuncia mais dez policiais por abusos na Operação Contenção

Ministério Público denuncia mais dez policiais por abusos na Operação Contenção

Agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) são acusados de invadir domicílios e obstruir câmeras corporais durante a incursão mais letal da história do Rio.
L
Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

A comitiva foi liderada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, além de Alfredo Pretto, da Câmara de Comércio Italiana, e do vice-cônsul italiano em Porto Velho, Cláudio Guastella.
L
Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

A alteração tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, melhorar a organização viária e proporcionar mais fluidez à circulação de veículos na região central da cidade.
L
Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Após 1.280 dias de paralisação, funcionários aceitam plano de quitação de R$ 230 milhões em dívidas; fábrica de Jacareí retoma operações em abril.
L
Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Estudo inédito revela que solo de veredas guarda “bombas de carbono” acumuladas há mais de 20 mil anos; degradação do bioma ameaça clima global.
L