QUINTA-FEIRA, 12/03/2026

Em destaque

Conab estima produção de grãos em 298,6 milhões de toneladas na safra 2023/2024

Essa queda é influenciada principalmente pela perda na produtividade média das lavouras do país, reflexo das adversidades climáticas sobre o desenvolvimento das culturas de primeira safra, em especial, desde o início do plantio até as fases de reprodução das lavouras.

Por CONAB - 20

Publicado em 

Conab estima produção de grãos em 298,6 milhões de toneladas na safra 2023/2024
Gcom MT

A produção brasileira de grãos deverá atingir 298,6 milhões de toneladas na safra 2023/24, uma redução de 21,2 milhões de toneladas quando comparada com o volume obtido na temporada passada. Os dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta terça-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa queda é influenciada principalmente pela perda na produtividade média das lavouras do país, reflexo das adversidades climáticas sobre o desenvolvimento das culturas de primeira safra, em especial, desde o início do plantio até as fases de reprodução das lavouras.

A colheita do milho segunda safra está avançada e segue para a finalização, com produção estimada em 90,28 milhões de toneladas. De acordo com o Progresso de Safra, publicado nesta semana pela Companhia, os trabalhos de colheita superam 90% da área cultivada no país. As produtividades alcançadas neste ciclo do grão variaram de acordo com o pacote técnico utilizado e, principalmente, da época de plantio da cultura. Semeaduras realizadas dentro da janela ideal, ou seja entre janeiro até meados de fevereiro, obtiveram produtividades dentro do esperado e até superiores às registradas na última safra devido, principalmente, à regularidade das chuvas durante o desenvolvimento da cultura. As exceções a esta situação ocorreram no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde veranicos ocorridos em março e abril, aliados a altas temperaturas e ataques de pragas, comprometeram o potencial produtivo do cereal.

Aliada à perda de produtividade, a área destinada para o milho também foi reduzida, tanto na segunda como na primeira safra do grão, o que influencia na menor expectativa de colheita. A produção total esperada para o ciclo 2023/24 é de cerca de 115,65 milhões toneladas, cerca de 12,3% inferior à temporada passada.

Outra importante cultura de segunda safra é o algodão. Mas, para a fibra, a Conab prevê aumento tanto na área como no desempenho médio das lavouras, influenciado pelas condições climáticas que favoreceram o desenvolvimento da cultura. Com isso, a previsão é de um novo recorde para a produção da fibra, sendo estimada uma colheita de 3,64 milhões de toneladas de algodão em pluma.

Já para o feijão é esperada uma produção total de 3,26 milhões de toneladas, 7,3% superior à produção de 2022/23. A segunda safra da leguminosa, com a produção estimada em 1,5 milhão de toneladas, teve seu potencial de produtividade reduzido devido à incidência de doenças e da mosca-branca, além da falta de chuvas e temperaturas elevadas em importantes estados produtores. A terceira safra do grão está estimada em 812,5 mil toneladas, com as lavouras, de modo geral, nos estágios de desenvolvimento à maturação, e em Goiás, em fase inicial de colheita.

Dupla do feijão no prato dos brasileiros, o arroz já está com a colheita finalizada. A produção neste ciclo teve um crescimento de 5,6%, comparada ao volume produzido na safra anterior, chegando a 10,59 milhões de toneladas. O aumento verificado é influenciado pela maior área cultivada no país, já que a produtividade média das lavouras foi prejudicada, reflexo das adversidades climáticas, com instabilidade durante o ciclo produtivo da cultura, em especial no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do grão.

Já a soja, principal grão cultivado no país, a produção na atual safra é de 147,38 milhões de toneladas, redução de 4,7% sobre o ciclo anterior. Nas áreas semeadas entre setembro e outubro, nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e na região do Matopiba, houve alterações no potencial produtivo das lavouras, com os baixos índices pluviométricos e as altas temperaturas, situações que causaram replantios e perdas de produtividade, diferente das áreas com lavouras mais tardias.

Dentre as culturas de inverno, destaque para o trigo. A semeadura nos estados da Região Sul, maior produtora do cereal no país, onde se concentra 85% da área cultivada, está quase concluída, restando áreas em Santa Catarina para serem plantadas. No Rio Grande do Sul, após o atraso inicial da semeadura em razão do excesso de chuvas, teve o plantio concluído, assim como as áreas semeadas no Paraná. A expectativa é de uma redução de 11,6% na área destinada ao cereal, estimada em 3,07 milhões de hectares.

Mercado – Neste 11º levantamento, a Conab manteve estáveis as projeções do quadro de suprimentos da safra 2023/2024 para os principais produtos analisados, com exceção do milho. A Companhia aumentou em 2,5 milhões de toneladas a estimativa de exportação desse produto. Este incremento ocorre em meio a recente desvalorização da moeda brasileira, a qual tem refletido em um aquecimento no fluxo das vendas ao mercado externo do cereal.

A questão cambial também pode afetar as exportações de arroz que hoje estão estimadas em 1,3 milhão de toneladas. No último mês, o volume embarcado do grão chegou a 175 mil toneladas, enquanto que em junho as exportações chegaram a 62 mil toneladas. Entretanto, cabe pontuar que a menor disponibilidade interna do grão deverá limitar o volume embarcado até o ciclo 2024/205.

Para outras informações acesse os arquivos do 11º Levantamento – Safra 2023/2024, publicados no Portal da Conab.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Varejo bate recorde histórico sustentado por mercado de trabalho e expansão do crédito

Varejo bate recorde histórico sustentado por mercado de trabalho e expansão do crédito

Faturamento do comércio atinge topo da série com massa salarial em nível inédito e juros altos perdendo força para o consumo.
L
Gigante do setor agroenergético, Raízen entra com pedido de recuperação extrajudicial

Gigante do setor agroenergético, Raízen entra com pedido de recuperação extrajudicial

Dívidas da companhia superam R$ 65,1 bilhões; plano foca em credores financeiros e não afeta fornecedores ou parceiros comerciais.
L
Jirau Energia lança livro sobre trajetória da usina em Brasília

Jirau Energia lança livro sobre trajetória da usina em Brasília

Obra registra marcos do empreendimento e reúne autoridades do setor elétrico em evento na ApexBrasil
L
Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro e igualam recorde histórico

Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro e igualam recorde histórico

Setor farmacêutico lidera expansão no início de 2026, enquanto volatilidade do dólar derruba as vendas de equipamentos de informática e escritório.
L
Bolsa sobe 1,4% em dia de alívio nas tensões no Oriente Médio

Bolsa sobe 1,4% em dia de alívio nas tensões no Oriente Médio

Ibovespa supera a marca dos 183 mil pontos impulsionado por bancos, enquanto preço do petróleo recua 11% após declarações sobre o fim do conflito.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira (12): foco e decisões equilibradas

Previsões do horóscopo para 12 de março de 2026 indicam um dia favorável à organização, disciplina e decisões conscientes.
L

Governo de Rondônia reduz imposto sobre venda de bovinos para outros estados

Medida do governo reduz em 66,67% o ICMS nas vendas interestaduais de bovinos para abate, fixando carga final de 4% e permitindo comercialização para cinco estados até o limite de 500 mil cabeças ou até junho de 2026.
L

Cesta básica chega a R$ 601 em Porto Velho e consome 40% do salário mínimo do trabalhador

Alta do feijão e da carne eleva custo dos alimentos na capital rondoniense, exigindo mais de 80 horas de trabalho do salário mínimo.
L

Produtores de cacau e mandioca de Rondônia recebem bônus do PGPAF

PGPAF garante desconto a agricultores familiares de Rondônia, com bônus para cacau e mandioca, ajudando produtores a reduzir parcelas do Pronaf.
L
Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Erika Hilton assume presidência da Comissão da Mulher em eleição marcada por polarização

Erika Hilton assume presidência da Comissão da Mulher em eleição marcada por polarização

Deputada é a primeira mulher trans a liderar o colegiado após disputa acirrada na Câmara.
L
Coluna Espaço Aberto – O combate a corrupção virou discurso; a corrupção virou rotina

Coluna Espaço Aberto – O combate a corrupção virou discurso; a corrupção virou rotina

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Cláudia de Jesus destina emenda para o Congresso Brasileiro de Geografia Política na Unir

Cláudia de Jesus destina emenda para o Congresso Brasileiro de Geografia Política na Unir

Deputada estadual garante R$ 100 mil para a realização do evento científico em Porto Velho
L
Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Ministro solicita redistribuição imediata do caso após ser sorteado para decidir sobre a instalação da comissão na Câmara.
L
Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido fica nervoso e é preso pelo BPChoque em Porto Velho

Foragido fica nervoso e é preso pelo BPChoque em Porto Velho

Mandado de prisão em aberto por roubo leva à detenção de homem na zona leste da capital
16
Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Veículo foi localizado na zona Norte após denúncia anônima.
10
Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: BASE COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO DO POÇO TUBULAR
L
Porto Velho mantém frentes de limpeza urbana em diversas regiões

Porto Velho mantém frentes de limpeza urbana em diversas regiões

A Prefeitura reforça capina, varrição, recolhimento de resíduos e manutenção de drenagem para garantir saúde e mobilidade
L
Porto Velho amplia cuidados com a saúde feminina em UBSs

Porto Velho amplia cuidados com a saúde feminina em UBSs

Rede municipal reforça prevenção, pré-natal, planejamento reprodutivo e exames como DNA-HPV para diagnóstico precoce
L
Cármen Lúcia critica exclusão de mulheres em espaços de decisão

Cármen Lúcia critica exclusão de mulheres em espaços de decisão

Presidente do TSE aproveita celebração do Dia Internacional das Mulheres Juízas para denunciar obstáculos informais que impedem a ascensão feminina.
L
Mudanças climáticas ameaçam biodiversidade e segurança alimentar no alto-mar

Mudanças climáticas ameaçam biodiversidade e segurança alimentar no alto-mar

Pesquisadores reunidos no Rio de Janeiro alertam para urgência na implementação do Tratado do Alto-Mar diante do aquecimento global e do deslocamento de espécies.
L
Voçorocas avançam e ameaçam área urbana de Buriticupu no Maranhão

Voçorocas avançam e ameaçam área urbana de Buriticupu no Maranhão

Falta de sistemas de drenagem e desmatamento ilegal aceleram erosões gigantescas que já engolem casas e forçam prefeitura a manter estado de calamidade.
L
Ataques a Maria da Penha tentam enfraquecer conquistas, diz instituto

Ataques a Maria da Penha tentam enfraquecer conquistas, diz instituto

Campanha organizada de ódio e desinformação contra a ativista buscava descredibilizar a lei que é marco no combate à violência doméstica no Brasil.
L
UBS José Adelino suspende atendimentos para manutenção nesta quinta-feira (12)

UBS José Adelino suspende atendimentos para manutenção nesta quinta-feira (12)

Serviços no complexo de saúde do bairro Marcos Freire serão interrompidos das 7h às 14h para reparos elétricos preventivos
L