SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Evento paralelo ao G20 discutirá Estado socialmente justo

Encontro debaterá modelo de Estado para desenvolvimento sustentável

Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Evento paralelo ao G20 discutirá Estado socialmente justo
Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

Organizações da sociedade civil, especialistas e representantes de universidades e de organismos internacionais debatem, de segunda (22) a sexta-feira (26), um modelo de Estado socialmente justo que garanta o desenvolvimento sustentável. O evento States of the Future (Estados do Futuro, em inglês) ocorre na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

O encontro ocorrerá paralelamente à reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana). A reunião do G20 só começa na quarta-feira (24), mas os vice-ministros, secretários e diretores dos ministérios de Finanças e dos Bancos Centrais fazem reuniões preparatórias na segunda e na terça-feira (23).

A programação terá conferências magnas e painéis em formato de talk-show. Entre os políticos confirmados, estão o presidente eleito do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet.

Entre os professores e especialistas presentes, estão Ailton Krenak, liderança indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras; Denise Ferreira da Silva, professora da New York University; Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London (IIPP/UCL); e Ha-Joon Chang, professor da School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres e autor de livros como Chutando a Escada.

Segundo o BNDES, o cenário atual tem trazido grandes desafios aos governos. Avanços tecnológicos, pandemias, mudanças climáticas, novas ameaças à segurança transnacional e evoluções significativas no mercado de trabalho exigem novas respostas, por meio da construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e com justiça social.

Programação

De segunda a quarta-feira, os painéis debaterão os atuais desafios de política industrial, econômica e de sustentabilidade, ainda sob os impactos sofridos pela pandemia de covid-19. Nesses dias, o evento será transmitido ao vivo no canal do BNDES no Youtube.

Também haverá discussões sobre o papel do Estado para liderar as mudanças necessárias, com a proposição de caminhos que redesenhem as instituições e criem Estados resilientes e ágeis. Os painéis também abordarão o sistema de governança global e o papel dos atores estatais e não estatais na construção de futuros.

A quinta (25) e a sexta-feira serão dedicadas a seminários e mesas simultâneas de diálogo social, entre especialistas nacionais e internacionais e organizações da sociedade civil. Eles discutirão temas como transformação digital, diversidade, inclusão, futuro do trabalho no serviço público e transformação da educação.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, abrirá o evento, nesta segunda. Na terça, a diretora socioambiental do banco, Tereza Campello fará a abertura. Os diretores Nelson Barbosa (Planejamento e Relações Institucionais) e as diretoras Helena Tenorio (Pessoas, TI e Operações) e Luciana Costa (Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática) também participarão do evento.

Além do BNDES, o evento é promovido pelos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; das Relações Exteriores; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O States of the Future tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud, da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), da Maranta, da Open Society Foundations e do Instituto República.org.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Operação nacional já percorreu 179 municípios e emitiu mais de 900 notificações; força-tarefa une Polícia Federal e Senacon contra a formação de cartéis.
L
Leilão de reserva contrata 501 MW em térmicas para garantir o setor elétrico

Leilão de reserva contrata 501 MW em térmicas para garantir o setor elétrico

Certame focado em momentos de alta demanda registra economia de R$ 1,83 bilhão; usinas movidas a diesel, biodiesel e óleo combustível reforçarão o sistema nacional.
L
Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Incidente em sistemas da Pefisa S.A. expôs informações cadastrais de clientes; autarquia afirma que senhas e saldos bancários permanecem protegidos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Eugênio Raimundo Ferreira Martins

Nota de pesar: Eugênio Raimundo Ferreira Martins

Para a família e amigos, Eugênio será sempre lembrado como um homem dedicado à família e um verdadeiro amigo, daqueles que estavam sempre presentes nos momentos importantes, oferecendo apoio, conselhos e carinho.
L

Nota de pesar: Ademar Lisboa Teixeira

Ademar Lisboa Teixeira, o Dema, será velado na Capela Madeira Mamoré, em Porto Velho. Agricultor dedicado, deixa lembranças de humildade, amizade e amor à natureza.
L

Fiat Strada é consumida pelo fogo na região central de Porto Velho

Veículo foi tomado pelas chamas na tarde deste domingo, na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Mato Grosso, e mobilizou a atenção de quem passava pelo local.
10

VÍDEO: Incêndio destrói oficina de motos no centro de Porto Velho

Fogo de grandes proporções atingiu estabelecimento na Rua Getúlio Vargas, próximo à Avenida Sete de Setembro, e quase provocou acidente com bombeiro durante combate às chamas
10

Viral no TikTok, Crelves Oliveira deixa o Acre para buscar carreira musical em Porto Velho

Natural do Acre, Crelves Oliveira dos Santos ganhou destaque nas redes sociais com música dedicada à filha e agora segue para Porto Velho em busca de apoio para a carreira
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Evento reuniu mais de 100 lideranças no Elas por Elas.
L
Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Filiação de João do Cerna fortalece Progressistas em RO

Ato político em Rolim de Moura reúne lideranças e marca pré-candidatura a deputado estadual com foco em ações sociais.
L
Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre em grave acidente próximo à Vila Princesa em Porto Velho

A vítima pilotava uma moto de alta cilindrada quando colidiu frontalmente com um carro; PRF isolou a área para perícia.
18
Oito apenados são acusados de matar colega de cela com chucho no 603

Oito apenados são acusados de matar colega de cela com chucho no 603

Após o ataque, os agentes penais intervieram e acionaram o socorro médico imediato para a vítima.
14
Equipe do Sgt Ribeiro fecha duas bocas de fumo e prende suspeito

Equipe do Sgt Ribeiro fecha duas bocas de fumo e prende suspeito

Ação do 5º Batalhão resultou na prisão e apreensão de entorpecentes no Residencial Orgulho do Madeira após denúncias.
10
Casal é preso por tráfico de drogas na zona leste

Casal é preso por tráfico de drogas na zona leste

Apenado monitorado e esposa gestante foram detidos com porções de maconha e cocaína.
10
Homem de 54 anos é preso por porte ilegal de arma em clube no Jardim Santana

Homem de 54 anos é preso por porte ilegal de arma em clube no Jardim Santana

O homem chegou a proferir acusações contra os militares durante a condução.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Regularização fundiária: especialista explica como garantir a posse da terra no INCRA

Advogado Estéfano Radamés detalha regras, desafios e caminhos para produtores rurais que buscam segurança jurídica e acesso a crédito na Amazônia
L

Amazônia, Gente e Justiça: debate destaca desafios e avanços da produção científica na região

Renato Fernandes Caetano analisa o ecossistema editorial, a importância do livro e as dificuldades enfrentadas por pesquisadores da Amazônia para produzir e divulgar conhecimento
L

Bora Ali: Thaiana Lima revela como nasceu o Hotel Pelicano em meio à Amazônia

Empresária conta trajetória no empreendedorismo, desafios na pandemia e como transformou um espaço familiar em referência de turismo ecológico em Porto Velho
L

Solidariedade em alta: TecnoGame PVH coleta 9 toneladas de alimentos já no primeiro dia do evento

Ação solidária do evento mobiliza público e garante doações para famílias em situação de vulnerabilidade
L

Saúde de Bolsonaro: ex-presidente segue na UTI sem previsão de alta

Boletim médico informa estabilidade clínica, sem febre e sem intercorrências, enquanto Jair Bolsonaro permanece internado em Brasília para tratar pneumonia bacteriana
L
Nota de pesar: Salvador José Nogueira

Nota de pesar: Salvador José Nogueira

Pai amoroso de dois filhos, Salvador também foi um companheiro presente, amigo leal e alguém que sempre estendia a mão a quem precisava.
L
Tecnogame: Prefeitura e parceiros premiam desenvolvedores com bolsas de até 100%

Tecnogame: Prefeitura e parceiros premiam desenvolvedores com bolsas de até 100%

Evento destaca inovação e educação ao oferecer incentivos acadêmicos para talentos da Game Team em feira de tecnologia.
L

“Mas ele faz xixi normal…”: urinar muito também pode ser sinal de alerta nos cães

Urinar em excesso pode indicar problemas renais, hormonais ou metabólicos em cães; aumento da sede e da frequência urinária exige atenção e avaliação veterinária.
L
Homem morre após confusão em bar na BR-319

Homem morre após confusão em bar na BR-319

A vítima não resistiu à gravidade das lesões sofridas durante o linchamento.
18
Detento é assassinado com arma artesanal dentro do Presídio 603

Detento é assassinado com arma artesanal dentro do Presídio 603

A agressão aconteceu durante o período em que os presos ocupavam o pátio para o banho de sol.
18