O mês de julho chegou trazendo bandeira amarela na conta de luz dos rondonienses e das unidades consumidoras do restante do país. Conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em março deste ano, o mês de julho terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos.
Segundo a autarquia, “a previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra”.
“A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia no mesmo período. Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. Portanto, os fatores que acionaram a bandeira amarela foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), visto que atualmente não há despacho fora da ordem do mérito (GFOM) decidido pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)”, justificou a ANEEL.
Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. “Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, acrescentou a autarquia.
Segundo dados da Energisa Rondônia, a empresa atende mais de 700 mil unidades consumidoras de energia elétrica nos 52 municípios do estado.
REVISÃO DE METAS
A ANEEL abriu a Tomada de Subsídios 010/2024 para receber sugestões à proposta de revisão de metas estabelecidas para as distribuidoras Energisa Mato Grosso (EMT) e Energisa Rondônia atenderem a população residente em áreas remotas da Amazônia Legal que ainda não tem acesso à energia elétrica.
As concessionárias apresentaram cadastro adicional de ligações a serem realizadas no Programa Luz para Todos na Amazônia Legal, motivando a revisão das metas iniciais estabelecidas na Resolução 2.891/2021. Em debate, os prazos para o aumento de metas proposto de 5.415 para 7.478 unidades consumidoras a serem atendidas no Mato Grosso e em Rondônia entre 2025 e 2026. As contribuições serão recebidas na até 26 de julho próximo pelo e-mail ts010_2024@aneel.gov.br.