SEGUNDA-FEIRA, 20/10/2025

Em destaque

Entenda como a desoneração da folha salarial funciona em outros países

Na maioria dos casos, benefício não é para setor específico.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda como a desoneração da folha salarial funciona em outros países
José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Outros países também têm desoneração da folha de pagamento, como a que vigora no Brasil até o fim do ano e teve a prorrogação vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas há grande diferença em relação à abrangência dos setores que são beneficiados.

Agência Brasil conversou com especialistas para entender como essa política funciona em outros países. Aqui no Brasil, o texto vetado pelo presidente Lula previa a extensão do benefício criado em 2011 até 2027.

O projeto de lei trocava a contribuição previdenciária – que corresponde a 20% da folha de pagamento – por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta da empresa. A intenção, segundo os defensores da proposta, é que companhias tenham mais incentivo para a contratação de mão de obra em troca da menos tributo.

O benefício era restrito a 17 setores: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Abrangência linear

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sandro Sacchet de Carvalho cita três economias internacionais que adotaram o benefício de desoneração das folhas salarias. Mas, nos três casos, não houve direcionamento para setores específicos, ou seja, foi feita uma desoneração linear, alcançando empresas de todos os setores da economia.

Carvalho dá o exemplo da Suécia, onde a desoneração é voltada para empresas que contratam trabalhadores jovens. Já no caso da França, foi destinada a firmas que admitem pessoas com remuneração de um salário mínimo.

Na Finlândia, houve a desoneração de forma emergencial durante a crise econômica global que atingiu diversos países em 2009. “Foi uma redução geral por causa da crise. Teve efeito positivo, de fato, tornando as firmas mais resilientes. Mas foi temporário”, lembra.

O pesquisador do Ipea diz que, de maneira geral, políticas de desoneração não são bem vistas por alguns estudos porque causam algumas distorções. Ele conta que, no caso da França, o efeito colateral negativo foi um estímulo excessivo para as empresas contratarem empregados com remuneração baixa.

“Incentivando a empresa a contratar demais quem recebe até um salário mínimo, justamente para pagar menos imposto, deixando de contratar trabalhadores que receberiam um pouco mais.”

No caso da Suécia, ele relata que “firmas que tinham restrição a crédito no mercado acabaram contratando trabalhadores muito jovens, justamente para ter maior alívio fiscal, gerando distorções”.

“[A desoneração] acaba tendo efeito de aumentar o emprego naquele grupo que está sendo desonerado, mas, de modo geral, pelos efeitos colaterais que causam e o custo que essa política implica, geralmente, não é vista com bons olhos na literatura econômica desses países”, constata.

Além disso, estudos mostram, segundo Carvalho, que a política é cara para os cofres públicos. “O custo não compensa a quantidade de vagas criadas. Seria mais barato se o governo contratasse aquelas pessoas diretamente.”

Estados Unidos

O economista e professor de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV) Robson Gonçalves traz o exemplo dos Estados Unidos, onde a folha é “extremamente desonerada”.

“Nos Estados Unidos, a legislação trabalhista é, na verdade, uma legislação civil, não existe sequer Justiça do Trabalho, e o trabalhador recebe basicamente salário. Ele se vira com esse salário para transformar em algum tipo de reserva para o desemprego, em algum tipo de previdência etc. É um caso extremo de um país onde você tem uma folha extremamente desonerada.”

Gonçalves faz o contraponto com a Europa. “Países como França e Alemanha acabam impondo tributos e encargos sobre a folha, principalmente preocupados com a questão previdenciária.”

Analisando todos os tipos de encargos, o Brasil figura como um dos campeões de encargos sobre a folha, diz o economista da FGV.

“Se você somar todos os encargos que existem, décimo terceiro salário, adicional de férias etc, é caro empregar no Brasil.”

desoneração folha de pagamento

Políticas setoriais

Sobre o fato de apenas 17 setores serem alcançados pela desoneração previdenciária da folha no Brasil, Gonçalves acredita que faz parte da tradição do país de ter políticas setoriais.

“A gente não deve tratar setores diferentes de maneira igual. Eu acho que faz sentido tratar setores mais intensivos de mão de obra de uma forma; e setores menos intensivos, de outra”.

Ele acrescenta que outros países também direcionam benefícios tributários, porém, de outras formas, como redução de taxas no produto final.

“O exemplo é a Europa. Se você pegar o IVA [Imposto sobre Valor Agregado] europeu, tem em alguns países alíquotas reduzidas para setores que são muito intensivos em mão de obra. Eles dão compensações, às vezes, até no Imposto de Renda das empresas”.

Precarização

O economista da FGV adverte que uma das consequências da oneração da folha de pagamento é as empresas buscarem formas de compensar os custos, o que se reflete em precarização do mercado de trabalho.

“Uma alternativa péssima é a informalidade, e uma alternativa ruim é a terceirização, inclusive com a ‘uberização’ – plataformas que não têm vínculo nenhum com o trabalhador. São formas de contornar o excesso de encargo sobre o trabalho com carteira assinada”, avalia.

Mais salário

O economista Marcos Hecksher, do Ipea, diz que estudos no exterior mostram que a política de desoneração na folha teve efeitos insignificantes sobre emprego, em detrimento de aumento de salários. Ele cita os Estados Unidos, o Chile, Equador e a Argentina.

“Nesses países não houve efeito sobre o emprego, mas houve algum efeito de interferência para os salários de quem já estava empregado, uma parte do dinheiro foi transferida para salário.”

Por outro lado, o economista Fernando Veloso, da FGV, citou no blog Ibre/FGV, o exemplo da Colômbia, onde mudanças legislativas, em 2012, reduziram a contribuição patronal sobre a folha de 29,5% para 16% para trabalhadores com rendimento menor que dez salários mínimos. Estudos mostram que a reforma estimulou a formalização.

Empregadores

Marcos Hecksher, do Ipea, é autor de um estudo que questiona a classificação dos 17 setores beneficiados pela desoneração. De acordo com o levantamento, as empresas desses ramos não figuram entre os campeões de geração de emprego.

O pesquisador critica o fato de a desoneração não exigir contrapartidas.

“Há uma injeção de dinheiro da Previdência Social no caixa das empresas de alguns setores sem nenhuma contrapartida, apenas na esperança de que seja usado para ampliar o emprego. A empresa não precisa contratar mais ou demitir menos.”

“A desoneração incide sobre todo o estoque de trabalhadores já empregado, não apenas sobre os fluxos de aumento do emprego quando ocorrem”, ele continua.

Hecksher destaca ainda que os setores beneficiados se diferenciam em relação à intensividade de mão de obra. Ele explica, por exemplo, que, enquanto o ramo de confecção/vestuário realmente precisa de muitos trabalhadores para agregar valor à economia, o mesmo não vale para o segmento de TI.

“É o contrário, tem alta produtividade do trabalho e precisa de pouquíssimos trabalhadores para gerar o mesmo nível de valor agregado na economia”, compara.

“Esses setores não têm nada em comum, a não ser o fato de que foram beneficiados pela mesma política”, observa.

O economista acrescenta que a escolha de grupos de atividades para serem beneficiados por desoneração previdenciária cria uma espécie de “meia-entrada” na Previdência Social. “Geralmente, quando você faz uma meia-entrada, alguém está pagando o dobro. Os benefícios previdenciários desse trabalhador são iguais aos do outro setor não beneficiado, mas a contribuição terá sido menor. Isso dificulta o equilíbrio das contas públicas”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Eventos em Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal reforçam educação fiscal e transparência.
L
Rondônia se prepara para seminário sobre Reforma Tributária

Rondônia se prepara para seminário sobre Reforma Tributária

Evento reunirá especialistas e gestores públicos para debater os impactos e oportunidades do novo modelo fiscal no país.
L
Pequenos negócios de Rondônia participam de missão internacional na China

Pequenos negócios de Rondônia participam de missão internacional na China

Missão “Canton Fair Experience” conecta empreendedores da Amazônia ao maior polo de comércio e inovação da Ásia.
L
Conab publica comunicado para aquisição de kits de alimentos da COP30.

Conab publica comunicado para aquisição de kits de alimentos da COP30

Documento inclui itens processados da agricultura familiar destinados aos voluntários do evento em Belém.
L
Brasil atinge 1,7 milhão de trabalhadores por aplicativo em 2024

Brasil atinge 1,7 milhão de trabalhadores por aplicativo em 2024

Pesquisa do IBGE revela que o contingente cresceu 25,4% desde 2022, concentrando 58% da atividade no transporte de passageiros e com alta informalidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia de Rondônia celebra 42 anos com grande ação de cidadania

Assembleia de Rondônia celebra 42 anos com grande ação de cidadania

Alero transforma pátio em espaço de serviços gratuitos neste domingo (19), oferecendo vacinação, emissão de documentos, atendimentos do INSS e vagas de emprego à população.
L
Governo investe R$ 108 milhões em cursinhos populares para 2026

Governo investe R$ 108 milhões em cursinhos populares para 2026

Presidente Lula e ministros anunciam novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) com foco em apoiar 500 projetos e promover a equidade no acesso ao ensino superior via Enem.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o Governo de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o Governo de Rondônia

Senador, deputado federal e prefeito surgem em destaque nos cenários sem Ivo Cassol, que lidera as intenções de voto mesmo fora da disputa de 2026, segundo o Instituto Real Time Big Data.
L
Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Empresa aposta em tecnologia e personalização para atender demandas de alta severidade
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (23/1) para seu signo

Horóscopo de domingo dia 19: menos drama, mais leveza e uma pitada de sinceridade

Previsões descontraídas para cada signo, com conselhos realistas, toque de humor e aquela dose de verdade que todo mundo precisa, mas nem sempre quer ouvir.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Senador Bagattoli defende maior atuação do Governo Estadual na solução dos embargos ambientais

Senador Bagattoli defende maior atuação do Governo Estadual na solução dos embargos ambientais

Parlamentar vai liderar diligência externa do Senado para apurar embargos ambientais na região
L
Lula defende América Latina independente para resistir à "fala grossa" externa

Lula defende América Latina independente para resistir à “fala grossa” externa

Presidente sugere a criação de uma “doutrina latino-americana” por meio de projetos de educação para garantir a soberania da região e evitar a ingerência de países estrangeiros.
L
Lula defende universalização do Pé-de-Meia para alcançar 6 milhões de estudantes

Lula defende universalização do Pé-de-Meia para alcançar 6 milhões de estudantes

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva coloca a expansão do programa na pauta com os ministros da Fazenda e Educação, visando incluir todos os alunos do ensino médio no incentivo financeiro.
L
Lula afirma que educação e política são essenciais para o futuro do Brasil

Lula afirma que educação e política são essenciais para o futuro do Brasil

Em discurso para estudantes em São Bernardo do Campo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares e destacou a importância da participação política.
L
STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

Sete ministros votam para derrubar liminar de Luís Roberto Barroso que autorizava a participação de profissionais de enfermagem em interrupções de gravidez permitidas por lei.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com ônibus em Pernambuco deixa 17 mortos e 17 feridos

Acidente com ônibus em Pernambuco deixa 17 mortos e 17 feridos

Número de vítimas fatais sobe após o tombamento do veículo na Serra dos Ventos; motorista alegou “falta de freio” e a Polícia Civil foca na identificação dos corpos.
18
Grave acidente entre três veículos deixa dois feridos na Avenida Jorge Teixeira

Grave acidente entre três veículos deixa dois feridos na Avenida Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, dois motociclistas que seguiam no mesmo sentido, bateram violentamente em um carro modelo BMW, depois o motorista deixou o local e foi para um hotel nas proximidades, com medo da população revoltada.
16
Idosa em estado grave após acidente com bicicleta elétrica em Porto Velho

Idosa em estado grave após acidente com bicicleta elétrica em Porto Velho

Colisão entre bike elétrica e bicicleta na Avenida Rio de Janeiro deixa idosa a caminho da igreja desacordada; vítima foi levada às pressas ao Hospital João Paulo II.
12

Gravíssimo acidente deixa casal em estado crítico na Jorge Teixeira em Porto Velho

Motociclistas ficaram gravemente feridos após colisão na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, e foram socorridos com múltiplas lesões; PRF esteve no local e investiga as causas.
16
Casa é destruída por incêndio no bairro Nacional

Casa é destruída por incêndio no bairro Nacional

A proprietária acredita que a irmã tenha colocado fogo no imóvel e depois fugiu. Uma equipe de combate a incêndio fez o controle das chamas, mas a casa foi totalmente destruída.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flamengo vence Palmeiras e empata na liderança do Brasileirão

Flamengo vence Palmeiras e empata na liderança do Brasileirão

Triunfo de 3 a 2 no Maracanã coloca o Rubro-Negro com os mesmos 61 pontos do Verdão, acirrando a disputa pelo título nacional na reta final da competição.
L
Trump acusa presidente da Colômbia de tráfico de drogas e Petro rebate violação de soberania

Trump acusa presidente da Colômbia de tráfico de drogas e Petro rebate violação de soberania

Donald Trump chamou Gustavo Petro de “líder do tráfico” e ameaçou cortar a ajuda financeira dos EUA; presidente colombiano denunciou que militares norte-americanos violaram a soberania marítima e mataram um pescador.
L
Israel retoma ajuda humanitária em Gaza após suspensão por bombardeios

Israel retoma ajuda humanitária em Gaza após suspensão por bombardeios

Governo israelense decide restabelecer o fluxo de caminhões de ajuda após série de ataques lançados pelo Exército contra o Hamas, que foi acusado de violar o cessar-fogo.
L
Coroa da Imperatriz Eugênia é encontrada após roubo no Museu do Louvre

Coroa da Imperatriz Eugênia é encontrada após roubo no Museu do Louvre

Assaltantes levaram oito joias de “valor inestimável” de duas vitrines de alta segurança, mas deixaram para trás a coroa da Imperatriz Eugênia de Montijo, que está sendo avaliada quanto a possíveis danos.
L
Proporção de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Proporção de fumantes no Brasil cresce pela primeira vez em 20 anos

Pesquisa do Ministério da Saúde revela aumento de 25% no número de adultos fumantes nas capitais, subindo de 9,3% para 11,6% em um ano, impulsionado pela popularização de novos produtos como o cigarro eletrônico.
L
Modelo elétrico mais vendido da China chega ao Brasil com foco em eficiência e tecnologia

Modelo elétrico mais vendido da China chega ao Brasil com foco em eficiência e tecnologia

Geely EX2 inicia comercialização no país com proposta de mobilidade acessível e urbana.
L
Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

O projeto Acelero Enem, que já passou por outros municípios e tem previsão de acontecer em Ouro Preto, beneficiou cerca de 4 mil estudantes de forma presencial em Rondônia, além dos que acompanham a transmissão online pelo YouTube da Alero.
L
3ª Corrida da Democracia é sucesso de atletas e público como parte das comemorações dos 42 anos da Alero

3ª Corrida da Democracia é sucesso de atletas e público como parte das comemorações dos 42 anos da Alero

Competição reuniu atletas profissionais e amadores de Rondônia e diversos outros estados.
L
Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Centenas de pessoas participaram das atividades promovidas pelo Parlamento estadual.
L
BYD entrega primeira unidade do Yangwang U9 Xtreme no Brasil

BYD entrega primeira unidade do Yangwang U9 Xtreme no Brasil

Modelo atinge 496,22 km/h e tem produção limitada a 30 unidades
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.