SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Entenda como a desoneração da folha salarial funciona em outros países

Na maioria dos casos, benefício não é para setor específico.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda como a desoneração da folha salarial funciona em outros países
José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Outros países também têm desoneração da folha de pagamento, como a que vigora no Brasil até o fim do ano e teve a prorrogação vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas há grande diferença em relação à abrangência dos setores que são beneficiados.Entenda como a desoneração da folha salarial funciona em outros países - News RondôniaEntenda como a desoneração da folha salarial funciona em outros países - News Rondônia

Agência Brasil conversou com especialistas para entender como essa política funciona em outros países. Aqui no Brasil, o texto vetado pelo presidente Lula previa a extensão do benefício criado em 2011 até 2027.

O projeto de lei trocava a contribuição previdenciária – que corresponde a 20% da folha de pagamento – por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta da empresa. A intenção, segundo os defensores da proposta, é que companhias tenham mais incentivo para a contratação de mão de obra em troca da menos tributo.

O benefício era restrito a 17 setores: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Abrangência linear

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sandro Sacchet de Carvalho cita três economias internacionais que adotaram o benefício de desoneração das folhas salarias. Mas, nos três casos, não houve direcionamento para setores específicos, ou seja, foi feita uma desoneração linear, alcançando empresas de todos os setores da economia.

Carvalho dá o exemplo da Suécia, onde a desoneração é voltada para empresas que contratam trabalhadores jovens. Já no caso da França, foi destinada a firmas que admitem pessoas com remuneração de um salário mínimo.

Na Finlândia, houve a desoneração de forma emergencial durante a crise econômica global que atingiu diversos países em 2009. “Foi uma redução geral por causa da crise. Teve efeito positivo, de fato, tornando as firmas mais resilientes. Mas foi temporário”, lembra.

O pesquisador do Ipea diz que, de maneira geral, políticas de desoneração não são bem vistas por alguns estudos porque causam algumas distorções. Ele conta que, no caso da França, o efeito colateral negativo foi um estímulo excessivo para as empresas contratarem empregados com remuneração baixa.

“Incentivando a empresa a contratar demais quem recebe até um salário mínimo, justamente para pagar menos imposto, deixando de contratar trabalhadores que receberiam um pouco mais.”

No caso da Suécia, ele relata que “firmas que tinham restrição a crédito no mercado acabaram contratando trabalhadores muito jovens, justamente para ter maior alívio fiscal, gerando distorções”.

“[A desoneração] acaba tendo efeito de aumentar o emprego naquele grupo que está sendo desonerado, mas, de modo geral, pelos efeitos colaterais que causam e o custo que essa política implica, geralmente, não é vista com bons olhos na literatura econômica desses países”, constata.

Além disso, estudos mostram, segundo Carvalho, que a política é cara para os cofres públicos. “O custo não compensa a quantidade de vagas criadas. Seria mais barato se o governo contratasse aquelas pessoas diretamente.”

Estados Unidos

O economista e professor de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV) Robson Gonçalves traz o exemplo dos Estados Unidos, onde a folha é “extremamente desonerada”.

“Nos Estados Unidos, a legislação trabalhista é, na verdade, uma legislação civil, não existe sequer Justiça do Trabalho, e o trabalhador recebe basicamente salário. Ele se vira com esse salário para transformar em algum tipo de reserva para o desemprego, em algum tipo de previdência etc. É um caso extremo de um país onde você tem uma folha extremamente desonerada.”

Gonçalves faz o contraponto com a Europa. “Países como França e Alemanha acabam impondo tributos e encargos sobre a folha, principalmente preocupados com a questão previdenciária.”

Analisando todos os tipos de encargos, o Brasil figura como um dos campeões de encargos sobre a folha, diz o economista da FGV.

“Se você somar todos os encargos que existem, décimo terceiro salário, adicional de férias etc, é caro empregar no Brasil.”

desoneração folha de pagamento

Políticas setoriais

Sobre o fato de apenas 17 setores serem alcançados pela desoneração previdenciária da folha no Brasil, Gonçalves acredita que faz parte da tradição do país de ter políticas setoriais.

“A gente não deve tratar setores diferentes de maneira igual. Eu acho que faz sentido tratar setores mais intensivos de mão de obra de uma forma; e setores menos intensivos, de outra”.

Ele acrescenta que outros países também direcionam benefícios tributários, porém, de outras formas, como redução de taxas no produto final.

“O exemplo é a Europa. Se você pegar o IVA [Imposto sobre Valor Agregado] europeu, tem em alguns países alíquotas reduzidas para setores que são muito intensivos em mão de obra. Eles dão compensações, às vezes, até no Imposto de Renda das empresas”.

Precarização

O economista da FGV adverte que uma das consequências da oneração da folha de pagamento é as empresas buscarem formas de compensar os custos, o que se reflete em precarização do mercado de trabalho.

“Uma alternativa péssima é a informalidade, e uma alternativa ruim é a terceirização, inclusive com a ‘uberização’ – plataformas que não têm vínculo nenhum com o trabalhador. São formas de contornar o excesso de encargo sobre o trabalho com carteira assinada”, avalia.

Mais salário

O economista Marcos Hecksher, do Ipea, diz que estudos no exterior mostram que a política de desoneração na folha teve efeitos insignificantes sobre emprego, em detrimento de aumento de salários. Ele cita os Estados Unidos, o Chile, Equador e a Argentina.

“Nesses países não houve efeito sobre o emprego, mas houve algum efeito de interferência para os salários de quem já estava empregado, uma parte do dinheiro foi transferida para salário.”

Por outro lado, o economista Fernando Veloso, da FGV, citou no blog Ibre/FGV, o exemplo da Colômbia, onde mudanças legislativas, em 2012, reduziram a contribuição patronal sobre a folha de 29,5% para 16% para trabalhadores com rendimento menor que dez salários mínimos. Estudos mostram que a reforma estimulou a formalização.

Empregadores

Marcos Hecksher, do Ipea, é autor de um estudo que questiona a classificação dos 17 setores beneficiados pela desoneração. De acordo com o levantamento, as empresas desses ramos não figuram entre os campeões de geração de emprego.

O pesquisador critica o fato de a desoneração não exigir contrapartidas.

“Há uma injeção de dinheiro da Previdência Social no caixa das empresas de alguns setores sem nenhuma contrapartida, apenas na esperança de que seja usado para ampliar o emprego. A empresa não precisa contratar mais ou demitir menos.”

“A desoneração incide sobre todo o estoque de trabalhadores já empregado, não apenas sobre os fluxos de aumento do emprego quando ocorrem”, ele continua.

Hecksher destaca ainda que os setores beneficiados se diferenciam em relação à intensividade de mão de obra. Ele explica, por exemplo, que, enquanto o ramo de confecção/vestuário realmente precisa de muitos trabalhadores para agregar valor à economia, o mesmo não vale para o segmento de TI.

“É o contrário, tem alta produtividade do trabalho e precisa de pouquíssimos trabalhadores para gerar o mesmo nível de valor agregado na economia”, compara.

“Esses setores não têm nada em comum, a não ser o fato de que foram beneficiados pela mesma política”, observa.

O economista acrescenta que a escolha de grupos de atividades para serem beneficiados por desoneração previdenciária cria uma espécie de “meia-entrada” na Previdência Social. “Geralmente, quando você faz uma meia-entrada, alguém está pagando o dobro. Os benefícios previdenciários desse trabalhador são iguais aos do outro setor não beneficiado, mas a contribuição terá sido menor. Isso dificulta o equilíbrio das contas públicas”, conclui.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rendimento médio real dos brasileiros atinge R$ 3.057 em 2024, maior valor desde 2012

Rendimento médio real dos brasileiros atinge R$ 3.057 em 2024, maior valor desde 2012

Dados de 2024 constam da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE
L
Setor produtivo e centrais sindicais criticam alta da Selic pelo Banco Central, maior em 19 anos

Setor produtivo e centrais sindicais criticam alta da Selic pelo Banco Central, maior em 19 anos

Juros básicos da economia estão no maior nível em 19 anos
L
Indústria brasileira cresce 1,2% em março e rompe sequência de estagnação

Indústria brasileira cresce 1,2% em março e rompe sequência de estagnação

Em 12 meses, setor avança 3,1%, mostra IBGE
L
Queda no preço das Commodities reduz superávit da balança comercial em abril, diz MDIC

Queda no preço das Commodities reduz superávit da balança comercial em abril, diz MDIC

Resultado é o quarto melhor da história para o mês
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia e China ampliam aliança contra influência dos EUA e reforçam cooperação militar, diz declaração conjunta de Putin e Xi

Rússia e China ampliam aliança contra influência dos EUA e reforçam cooperação militar, diz declaração conjunta de Putin e Xi

Afirmação está em declaração conjunta assinada pelos dois presidentes
L
INSS notificará 9 milhões de beneficiários sobre descontos associativos e permitirá contestação a partir de 14 de maio

INSS notificará 9 milhões de beneficiários sobre descontos associativos e permitirá contestação a partir de 14 de maio

Comunicação será feita, exclusivamente, pelo Meu INSS e central 135
L
AGU pede bloqueio de R$ 2,56 bilhões de entidades acusadas de fraudes em aposentadorias do INSS

AGU pede bloqueio de R$ 2,56 bilhões de entidades acusadas de fraudes em aposentadorias do INSS

Associações constituem o “núcleo da fraude”
L
Mais da metade das pessoas com HIV no Brasil já sofreram discriminação, aponta Índice

Mais da metade das pessoas com HIV no Brasil já sofreram discriminação, aponta Índice

Dados revelam violações graves de direitos humanos e discriminação
L
Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru

Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano
L
Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.