SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos

Bird: programa é um dos maiores do mundo em assistência à pobreza.

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos
Roberta Aline / MDS
O programa Bolsa Família tem efeitos positivos na economia dos municípios, onde movimenta o comércio e impulsiona o consumo de alimentos, roupas e produtos de higiene. O impacto é positivo também em termos de emprego, afirmou nesta terça-feira (26) Joana Silva, economista sênior do Banco Mundial (Bird), durante o seminário Bolsa Família 2.0: Garantia de Renda e Mobilidade Social, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio.

Joana Silva disse que o Bolsa Família é um dos maiores programas de assistência à pobreza do mundo, que, mesmo não sendo um direito adquirido, tem características predeterminadas. De maneira geral, os municípios que receberam mais pagamentos do programa tiveram crescimento maior do emprego formal, com maioria de postos de trabalho no setor privado e salário de até dois mínimos, obtidos por pessoas com ensino fundamental completo. O aumento do emprego formal, entretanto, predominou entre não beneficiários do Bolsa Família (64%), com expansão de vagas no setor de serviços. Não houve aumento de salários ou de preços, nem realocação de empregos entre municípios, acrescentou.

Conforme estudos, dois terços de gastos dos beneficiários são feitos em lojas formais e 54%, em serviços. Entre os efeitos causais do programa, Joana Silva citou o custo direto do emprego formal, que alcança US$ 5.131, impactando com 2,16% no Produto Interno Bruto (PIB) local. Em comparação com outros programas para apoio à pobreza no mundo, o Bolsa Família tem valor marginal de fundo público acima da média internacional.

Entre as conclusões, destacam-se as que consideram a iniciativa eficiente como política e com efeito muito positivo sobre o emprego formal. Além isso, os municípios com mais emprego cresceram mais. “É o melhor programa que existe no Brasil”, disse a economista. O estudo confirma que, “além de combater a pobreza, os efeitos multiplicadores do programa pelo estímulo que dá à demanda local e ao emprego, inclusive de não beneficiários, ajudam a aliviar os constrangimentos do lado da demanda que limitam o crescimento econômico.”

Primeira geração

Durante o seminário, o professor Valdemar Neto, da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, apresentou o estudo Mobilidade Social no Brasil: Uma Análise da Primeira Geração de Beneficiários do Programa Bolsa Família, com foco em crianças que tinham de 7 a 16 anos de idade em dezembro de 2005, um ano depois do lançamento do programa, em janeiro de 2004. O objetivo foi verificar se essas pessoas, 14 anos depois, haviam saído do programa, se estavam no mercado formal e se houve transferência imediata de renda.

Com base em dados administrativos, foram analisados dois indicadores: emancipação futura de programas sociais do governo federal e entrada no mercado formal de trabalho. Os resultados apurados mostram que, em 2019, 20% desses menores que eram dependentes do Bolsa Família 2005, agora com idade entre 21 e 30 anos, permaneciam como beneficiários, como membros de uma família que recebe o benefício ou como titulares deste, enquanto 64% encontravam-se fora do Cadastro Único (CadÚnico).

Os resultados são indicativos de uma relativa mobilidade social na base da distribuição de renda do Brasil para os beneficiários do Bolsa Família. Em termos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é um relatório com dados socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro a pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente, o estudo mostra que dos 11,628 milhões de crianças que tinham entre 7 e 16 anos, em 2005, 6,433 milhões não foram encontrados na RAIS em 2019. Isso pode indicar que 44,7% dessas pessoas acessaram o mercado formal de trabalho ao menos uma vez entre os anos de 2015 e 2019. “Houve uma mobilidade relevante para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Tenho certeza [de] que impactou consideravelmente a vida deles, mas a gente tem que olhar até onde quer chegar. Os resultados apresentados acabam dando algumas possíveis diretrizes”, disse Valdemar Neto.

A análise por regiões revela que o emprego permanente predomina no Sudeste e no Sul. No Norte e Nordeste, o percentual dos que permanecem por cinco anos na RAIS é menor. Do mesmo modo, a entrada no setor formal de trabalho é menor no Norte e no Nordeste e vai aumentando na medida em que se caminha para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul.

Na comparação entre beneficiários e não beneficiários que estão na RAIS, verifica-se que, em termos de perfil educacional, o primeiro grupo tem ensino fundamental completo e o segundo, nível de educação maior. O mesmo ocorre em termos de salário. O grupo de pessoas que receberam Bolsa Família está empregado, mas recebe entre 1 e 1,5 salário mínimo. Entre os não beneficiários em 2005, os salários são maiores.

Em outro recorte do estudo, verifica-se que o emprego de menor qualidade concentra-se entre os que recebiam o auxílio em 2005. Nesse grupo, os empregos são também concentrados em empresas de menor porte. Na outra ponta, os não beneficiários têm mais garantias no emprego por estarem em empresas de maior porte no Brasil, que dão mais segurança ao trabalhador do que empresas pequenas, destacou Valdemar Neto.

Recomendações

Rio de Janeiro (RJ), 26/09/2023 – O especialista sênior em proteção social do Banco Mundial, Tiago Falcão durante divulgação de estudos sobre o Bolsa Família 2.0: garantia de renda e mobilidade social, na Fundação Getúlio Vargas, na zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Tiago Falcão apresenta recomendações do Bird para os desafios remanescentes do Bolsa Família – Tomaz Silva/Agência Brasil

Na nota Novo Bolsa Família: Desafios e Oportunidades para 2023”, o especialista sênior em Proteção Social do Banco Mundial (Bird) Tiago Falcão apresentou algumas recomendações da instituição para os desafios remanescentes do programa em termos de melhorias fiscais, aumento dos serviços de assistência social, aumento de eficácia do Programa e questões operacionais. Muitas das sugestões já estão sendo trabalhadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, disse Falcão.

Na área fiscal, a nota traz o avanço das medidas estruturais que já estão propostas no Congresso Nacional, algumas das quais aprovadas; manutenção da neutralidade fiscal; além de parcimônia de termos de ajustes fiscais relacionadas ao Bolsa Família. “Vamos colher os resultados das operações feitas e fazer operações graduais ao longo do processo, para evitar novos choques em uma rede que envolve desde o beneficiário até a equipe de comando, que já está submetida a um estresse muito grande por conta de alterações recentes”, acrescentou.

Em termos de assistência social, destacam-se o direcionamento de recursos à primeira infância, à assistência aos idosos e algumas ações de inclusão produtiva que podem ser aperfeiçoadas e ampliadas. A nota salienta ainda a conexão que deve existir entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Bolsa Família, com serviços prestados por outras pastas, especialmente as voltadas para emprego, saúde e educação. Outras sugestões incluem reforçar e manter o recurso da assistência social dentro do atual orçamento; e uma atuação mais forte em termos de monitoramento do programa e suas ações.

Sobre a eficácia do programa, Tiago Falcão enfatizou que permanece o desafio dos estímulos existentes na composição de famílias e da estrutura diferente de benefícios. “Isso terá que ser discutido com calma e parcimônia, quando tiver uma janela política para isso. Tem que permanecer no radar.”

Entre as questões operacionais, o especialista mencionou o fortalecimento do CadÚnico; conexão maior com a Receita Federal, para fazer a identificação de renda das famílias; continuidade da alavancagem de novas tecnologias; aceleração do retorno do acompanhamento das condicionalidades e manutenção da precisão do foco. Sugere-se também manter o esforço da rápida inclusão de famílias no programa e a capacidade deste de responder a choques e crises, a partir do estabelecimento de um fundo financeiro automático, para atender às necessidades das famílias vulneráveis em tempos de crise, sem depender de aprovação legislativa.

Falcão comentou ainda que na perspectiva de acompanhamento do programa, toda a sociedade deve ser beneficiada, incluindo as crianças em escolas públicas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e não apenas os beneficiários do Bolsa Família.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado e acende alerta para risco ao consumidor

Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado e acende alerta para risco ao consumidor

Decisão foi comunicada durante o Fórum Pix; especialistas apontam risco de superendividamento sem regras claras
L
Coluna Espaço Aberto – Black Friday ou Black Fraude? O golpe silencioso que engole consumidores desavisados

Coluna Espaço Aberto – Black Friday ou Black Fraude? O golpe silencioso que engole consumidores desavisados

Descontos falsos enganam compradores enquanto narrativas estratégicas movimentam bastidores políticos
L
BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de contas falsas em três dias

BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de contas falsas em três dias

Em apenas três dias, o serviço BC Protege+ do Banco Central bloqueou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas. A proteção, gratuita, já foi ativada por 193,8 mil pessoas, servindo como uma camada extra de segurança contra fraudes de identidade.
L
Bolsa bate novo recorde e encosta em 162 mil pontos

Bolsa bate novo recorde e encosta em 162 mil pontos

O índice Ibovespa da B3 encerrou a quarta-feira (3) em alta de 0,41%, atingindo 161.755 pontos. A valorização foi impulsionada por commodities e ações de consumo, enquanto o dólar recuou para R$ 5,31.
L
Economia do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2025

Economia do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) do país expandiu 0,1% entre julho e setembro, atingindo R$ 3,2 trilhões, com alta acumulada de 2,7% em quatro trimestres, conforme dados divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sorteio: Ingressos para a Festa Corsário Revival

Participe e concorra a 3 pares de ingressos para a festa que celebra os 30 anos do DJ Leudson!
L

Agenda News: Grego Original agita a semana com rock, feijoada e festa

Happy hour, shows ao vivo, almoço com rock e Réveillon inesquecível no pub mais vibrante de Porto Velho.
L

Nota de pesar: Manoel Camilo da Rocha

Familiares e amigos se despedem de Manoel Camilo da Rocha, aos 81 anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Candeias, seguida de sepultamento no cemitério da cidade.
L
Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

O horóscopo desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, aponta tendências que influenciam o humor, o trabalho, as relações pessoais e o comportamento emocional dos signos ao longo do dia.
L

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show, vote para eliminar

A disputa está entre Lylian Silva, Daiane Beda e Skem Kika, o público decide quem deixa a casa no sábado às 19h30
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

Ministério Público de Rondônia é destacado pela Atricon por práticas de transparência e acesso à informação.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

Investimentos em energia, movimentações políticas e eventos culturais marcam a semana em Rondônia, entre homenagens, debates e preparativos para o Natal.
L

Emenda parlamentar permite aquisição de canetas de Mounjaro para obesos em Vilhena

Projeto inédito com uso da tirzepatida vai atender moradores com obesidade mórbida em parceria com a Secretaria de Saúde, oferecendo acompanhamento médico e multidisciplinar.
L

Acusações de traição colocam casal de deputados do Acre e Amazonas no centro de polêmica

Deputada se envolveu em confusão dentro da Câmara de Rio Preto da Eva após crise conjugal vir a público, com troca de acusações, vídeos nas redes sociais e reação de familiares.
L
Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidente Alex Redano solicita à Sesdec as minutas atualizadas das leis de Organização Básica e de Promoções da Polícia Militar para garantir transparência, análise técnica e segurança jurídica.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Daniela D. A., conhecida como “Gorda”, foi presa na noite de quinta-feira em Porto Velho por tráfico de drogas, após a Polícia Militar encontrar entorpecentes escondidos em um brinquedo de pelúcia.
14
Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Vítima, identificada como João Pedro Costa da Silva, 28, foi morta na noite de quinta-feira em Porto Velho, após ser perseguida por um suspeito encapuzado até dentro de casa.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Yves's lança DVD ao vivo gravado no Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste

Yves’s lança DVD ao vivo gravado no Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste

Artista ouro-pretense apresenta registro audiovisual com sete faixas autorais e participações especiais
L
TRT-14 conclui curso AmazonTech Meninas e incentiva protagonismo feminino na tecnologia

TRT-14 conclui curso AmazonTech Meninas e incentiva protagonismo feminino na tecnologia

Programa capacitou jovens de 14 a 18 anos em programação, robótica e inteligência artificial, fortalecendo habilidades para o mercado de trabalho
L

Recebimento da Licença Ambiental: EVANGELISTA & TURCATTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 147 SOL/DLA
L
Papai Noel dos Correios: ainda há cartinhas para serem adotadas

Papai Noel dos Correios: ainda há cartinhas para serem adotadas

Mais de 110 mil cartas ainda esperam por padrinhos e madrinhas para tornar o Natal de crianças vulneráveis mais feliz
L

Recebimento da Licença Ambiental: J P R VIANA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00009.003/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.