SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos

Bird: programa é um dos maiores do mundo em assistência à pobreza.

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Bolsa Família impulsiona economia dos municípios, incluindo empregos
Roberta Aline / MDS
O programa Bolsa Família tem efeitos positivos na economia dos municípios, onde movimenta o comércio e impulsiona o consumo de alimentos, roupas e produtos de higiene. O impacto é positivo também em termos de emprego, afirmou nesta terça-feira (26) Joana Silva, economista sênior do Banco Mundial (Bird), durante o seminário Bolsa Família 2.0: Garantia de Renda e Mobilidade Social, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio.

Joana Silva disse que o Bolsa Família é um dos maiores programas de assistência à pobreza do mundo, que, mesmo não sendo um direito adquirido, tem características predeterminadas. De maneira geral, os municípios que receberam mais pagamentos do programa tiveram crescimento maior do emprego formal, com maioria de postos de trabalho no setor privado e salário de até dois mínimos, obtidos por pessoas com ensino fundamental completo. O aumento do emprego formal, entretanto, predominou entre não beneficiários do Bolsa Família (64%), com expansão de vagas no setor de serviços. Não houve aumento de salários ou de preços, nem realocação de empregos entre municípios, acrescentou.

Conforme estudos, dois terços de gastos dos beneficiários são feitos em lojas formais e 54%, em serviços. Entre os efeitos causais do programa, Joana Silva citou o custo direto do emprego formal, que alcança US$ 5.131, impactando com 2,16% no Produto Interno Bruto (PIB) local. Em comparação com outros programas para apoio à pobreza no mundo, o Bolsa Família tem valor marginal de fundo público acima da média internacional.

Entre as conclusões, destacam-se as que consideram a iniciativa eficiente como política e com efeito muito positivo sobre o emprego formal. Além isso, os municípios com mais emprego cresceram mais. “É o melhor programa que existe no Brasil”, disse a economista. O estudo confirma que, “além de combater a pobreza, os efeitos multiplicadores do programa pelo estímulo que dá à demanda local e ao emprego, inclusive de não beneficiários, ajudam a aliviar os constrangimentos do lado da demanda que limitam o crescimento econômico.”

Primeira geração

Durante o seminário, o professor Valdemar Neto, da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, apresentou o estudo Mobilidade Social no Brasil: Uma Análise da Primeira Geração de Beneficiários do Programa Bolsa Família, com foco em crianças que tinham de 7 a 16 anos de idade em dezembro de 2005, um ano depois do lançamento do programa, em janeiro de 2004. O objetivo foi verificar se essas pessoas, 14 anos depois, haviam saído do programa, se estavam no mercado formal e se houve transferência imediata de renda.

Com base em dados administrativos, foram analisados dois indicadores: emancipação futura de programas sociais do governo federal e entrada no mercado formal de trabalho. Os resultados apurados mostram que, em 2019, 20% desses menores que eram dependentes do Bolsa Família 2005, agora com idade entre 21 e 30 anos, permaneciam como beneficiários, como membros de uma família que recebe o benefício ou como titulares deste, enquanto 64% encontravam-se fora do Cadastro Único (CadÚnico).

Os resultados são indicativos de uma relativa mobilidade social na base da distribuição de renda do Brasil para os beneficiários do Bolsa Família. Em termos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é um relatório com dados socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro a pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente, o estudo mostra que dos 11,628 milhões de crianças que tinham entre 7 e 16 anos, em 2005, 6,433 milhões não foram encontrados na RAIS em 2019. Isso pode indicar que 44,7% dessas pessoas acessaram o mercado formal de trabalho ao menos uma vez entre os anos de 2015 e 2019. “Houve uma mobilidade relevante para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Tenho certeza [de] que impactou consideravelmente a vida deles, mas a gente tem que olhar até onde quer chegar. Os resultados apresentados acabam dando algumas possíveis diretrizes”, disse Valdemar Neto.

A análise por regiões revela que o emprego permanente predomina no Sudeste e no Sul. No Norte e Nordeste, o percentual dos que permanecem por cinco anos na RAIS é menor. Do mesmo modo, a entrada no setor formal de trabalho é menor no Norte e no Nordeste e vai aumentando na medida em que se caminha para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul.

Na comparação entre beneficiários e não beneficiários que estão na RAIS, verifica-se que, em termos de perfil educacional, o primeiro grupo tem ensino fundamental completo e o segundo, nível de educação maior. O mesmo ocorre em termos de salário. O grupo de pessoas que receberam Bolsa Família está empregado, mas recebe entre 1 e 1,5 salário mínimo. Entre os não beneficiários em 2005, os salários são maiores.

Em outro recorte do estudo, verifica-se que o emprego de menor qualidade concentra-se entre os que recebiam o auxílio em 2005. Nesse grupo, os empregos são também concentrados em empresas de menor porte. Na outra ponta, os não beneficiários têm mais garantias no emprego por estarem em empresas de maior porte no Brasil, que dão mais segurança ao trabalhador do que empresas pequenas, destacou Valdemar Neto.

Recomendações

Rio de Janeiro (RJ), 26/09/2023 – O especialista sênior em proteção social do Banco Mundial, Tiago Falcão durante divulgação de estudos sobre o Bolsa Família 2.0: garantia de renda e mobilidade social, na Fundação Getúlio Vargas, na zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Tiago Falcão apresenta recomendações do Bird para os desafios remanescentes do Bolsa Família – Tomaz Silva/Agência Brasil

Na nota Novo Bolsa Família: Desafios e Oportunidades para 2023”, o especialista sênior em Proteção Social do Banco Mundial (Bird) Tiago Falcão apresentou algumas recomendações da instituição para os desafios remanescentes do programa em termos de melhorias fiscais, aumento dos serviços de assistência social, aumento de eficácia do Programa e questões operacionais. Muitas das sugestões já estão sendo trabalhadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, disse Falcão.

Na área fiscal, a nota traz o avanço das medidas estruturais que já estão propostas no Congresso Nacional, algumas das quais aprovadas; manutenção da neutralidade fiscal; além de parcimônia de termos de ajustes fiscais relacionadas ao Bolsa Família. “Vamos colher os resultados das operações feitas e fazer operações graduais ao longo do processo, para evitar novos choques em uma rede que envolve desde o beneficiário até a equipe de comando, que já está submetida a um estresse muito grande por conta de alterações recentes”, acrescentou.

Em termos de assistência social, destacam-se o direcionamento de recursos à primeira infância, à assistência aos idosos e algumas ações de inclusão produtiva que podem ser aperfeiçoadas e ampliadas. A nota salienta ainda a conexão que deve existir entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Bolsa Família, com serviços prestados por outras pastas, especialmente as voltadas para emprego, saúde e educação. Outras sugestões incluem reforçar e manter o recurso da assistência social dentro do atual orçamento; e uma atuação mais forte em termos de monitoramento do programa e suas ações.

Sobre a eficácia do programa, Tiago Falcão enfatizou que permanece o desafio dos estímulos existentes na composição de famílias e da estrutura diferente de benefícios. “Isso terá que ser discutido com calma e parcimônia, quando tiver uma janela política para isso. Tem que permanecer no radar.”

Entre as questões operacionais, o especialista mencionou o fortalecimento do CadÚnico; conexão maior com a Receita Federal, para fazer a identificação de renda das famílias; continuidade da alavancagem de novas tecnologias; aceleração do retorno do acompanhamento das condicionalidades e manutenção da precisão do foco. Sugere-se também manter o esforço da rápida inclusão de famílias no programa e a capacidade deste de responder a choques e crises, a partir do estabelecimento de um fundo financeiro automático, para atender às necessidades das famílias vulneráveis em tempos de crise, sem depender de aprovação legislativa.

Falcão comentou ainda que na perspectiva de acompanhamento do programa, toda a sociedade deve ser beneficiada, incluindo as crianças em escolas públicas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e não apenas os beneficiários do Bolsa Família.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Banco Central desiste de regular o Pix Parcelado e proíbe nome oficial

Banco Central desiste de regular o Pix Parcelado e proíbe nome oficial

A diretoria do BC comunicou a decisão nesta quinta-feira, 4 de dezembro, recebendo críticas do Idec, que alerta que a falta de regras específicas para a modalidade de crédito aumenta o risco de superendividamento.
L
Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Ação “Energisa na Comunidade” oferece regularização de débitos e orientações jurídicas neste sábado (06/12)
L
Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Evento em Cacoal destaca produção de alta qualidade e fortalece visibilidade do estado no cenário agrícola nacional
L
Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado e acende alerta para risco ao consumidor

Banco Central desiste de regulamentar Pix parcelado e acende alerta para risco ao consumidor

Decisão foi comunicada durante o Fórum Pix; especialistas apontam risco de superendividamento sem regras claras
L
Coluna Espaço Aberto – Black Friday ou Black Fraude? O golpe silencioso que engole consumidores desavisados

Coluna Espaço Aberto – Black Friday ou Black Fraude? O golpe silencioso que engole consumidores desavisados

Descontos falsos enganam compradores enquanto narrativas estratégicas movimentam bastidores políticos
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Ronaldo Bianchi, charcutaria artesanal conquista Porto Velho

Entrevista revela trajetória de mais de 30 anos de Ronaldo Bianchi na charcutaria, com destaque para produtos defumados, tradição familiar, inovação e feiras em Porto Velho
L

No Giro News, a médica da dor Dra Helen explica por que dor crônica não é normal, alerta sobre automedicação e apresenta opções modernas de alívio

Anestesiologista e médica da dor Dra Helen esclarece diferenças entre dores agudas e crônicas e alerta para riscos da automedicação e da dor não tratada
L

Amazonia Gente e Justiça: Lúcio de Almeida Morais

Durante a entrevista, ele vai destacar estratégias de desenvolvimento, a necessidade de profissionalização contínua e o papel do turismo como motor de crescimento sustentável.
L

Povoado Nerd: Pamela Vercesi Fala Sobre Cura Energética e Espiritual

Ao longo de sua jornada, ela já guiou centenas de mulheres e homens na liberação de traumas profundos, padrões ancestrais e bloqueios ligados ao merecimento.
L
Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi realizado nesta sexta-feira, em Washington, e a Seleção Brasileira terá adversários da África, Europa e Concacaf em sua chave na primeira fase do torneio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

Vereadora gaúcha cobra providências contra violência política de gênero na Câmara

A vereadora Helen Cabral, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, denunciou ter sofrido violência política de gênero após ser atacada verbalmente por outro parlamentar durante sessão plenária e exige a responsabilização do agressor.
L
DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

DPU publica nota técnica sobre consulta prévia a povos indígenas isolados

A Defensoria Pública da União concluiu que a consulta livre, prévia e informada não se aplica a povos isolados, alegando que o isolamento por si só já representa uma negativa a qualquer intervenção ou empreendimento.
L
STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

PF e PRF prendem homem por porte ilegal de munições de uso restrito em Rondônia

Ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira-Mamoré, na BR-364.
10
Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Operação Madeira Mamoré apreende 2 kg de skunk abandonados por suspeitos em Guajará-Mirim

Droga foi encontrada durante ação integrada de combate ao tráfico na fronteira.
12
PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa da Mulher Brasileira avança com trabalho célere da Prefeitura de Porto Velho

Casa da Mulher Brasileira avança com trabalho célere da Prefeitura de Porto Velho

O projeto retomado e atualizado pela gestão municipal, reforçando políticas de combate à violência doméstica
L
Capital Nacional da Pesca Esportiva é proposta em projeto de lei enviado pela Prefeitura de Porto Velho

Capital Nacional da Pesca Esportiva é proposta em projeto de lei enviado pela Prefeitura de Porto Velho

A proposta que menciona a Capital Nacional da Pesca Esportiva foi enviada à Câmara e busca fomentar o turismo sustentável, fortalecer a economia local e valorizar práticas de captura e soltura.
L
Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

Vacinação contra a gripe tem Dia D em Porto Velho, mas adesão do público prioritário permanece baixa

A vacinação contra a gripe volta ao foco neste sábado em Porto Velho, quando a Semusa realiza o Dia D para tentar ampliar a cobertura e incentivar a participação do público prioritário.
L
Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações preventivas do Comitê de Enfrentamento às Crises Hídricas garantem abastecimento em Porto Velho

Ações reforçam o monitoramento e ampliam a segurança do abastecimento de água na capital
L
Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Prefeitura de Jaru conquista Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano seguido

Município está entre os 998 do país a alcançar a pontuação máxima do maior programa de transparência do mundo.
L
Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Prefeitura de Jaru recebe novo ônibus para transporte de pacientes que fazem tratamento em Porto Velho

Veículo de dois andares, com 60 poltronas semi-leito e infraestrutura completa, garante mais conforto e dignidade aos jaruenses.
L

Edital de Convocação AGE: COOPERATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DE RONDÔNIA – CGERR

DATA: 30 de dezembro de 2025, na Rua Joaquim Nabuco, nº 2611, sala 05, Bairro Centro, CEP: 76.801-105, em Porto Velho
L
Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

Spyware que imita WhatsApp evolui e agora consegue até controlar celulares

ClayRat se aprimora, fica mais difícil de detectar e amplia riscos de roubo de dados e invasão total de dispositivos Android.
L
BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

BC Protege+ bloqueia quase 7 mil tentativas de abertura de conta falsa em 5 dias

O serviço gratuito do Banco Central, o BC Protege+, impediu 6.879 aberturas fraudulentas na primeira semana de operação; mais de 238 mil cidadãos e empresas já ativaram a proteção.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.