SÁBADO, 03/01/2026
Publicidade

Em destaque

Pesquisador defende revisão do Fundo de Participação dos Municípios

Redução no aumento populacional impacta valor a ser recebido.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisador defende revisão do Fundo de Participação dos Municípios
Agência Brasil
Os resultados do Censo 2022, divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram forte redução no ritmo do aumento populacional brasileiro. Nos últimos 12 anos, o número de habitantes no país saltou de 191 milhões para 203 milhões.

No entanto, desde o Censo 2010, a taxa média de crescimento anual foi de 0,52%, a menor da história. Nesse cenário, um grande volume de municípios registrou queda populacional. Dependendo da variação, a redução causa impacto no montante a ser recebido do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que vem gerando uma série de reações políticas de diferentes atores.

Ricardo Ojima, pesquisador do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), observa que o descontentamento é manifestado sobretudo por representantes de pequenas cidades, ainda que capitais como Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro tenham registrado redução populacional. Ele acredita que o modelo está esgotado.

“As capitais e os grandes municípios dependem pouco da distribuição do FPM. O maior impacto é nos municípios menores, que têm orçamentos mais dependentes da transferência do fundo em termos proporcionais. Como o crescimento populacional do Brasil está em processo de estabilização, é certo que muitos municípios vão começar a perder população, com exceção daqueles que conseguem ainda atrair movimentos migratórios particulares. Essa é a tendência geral e já se sabe disso há bastante tempo”, afirma.

De acordo com Ojima, é preciso pensar em novos formatos de distribuição que levem em conta outros fatores, reduzindo o peso do número de habitantes no cálculo. “O que precisamos começar a debater é que o modelo do FPM praticamente pressupõe que a população vai crescer infinitamente. Como isso não vai mais acontecer, é urgente uma revisão, ou os municípios vão começar a ter perdas periódicas, já que a tendência, a partir de agora, é sempre pular para o coeficiente mais baixo”.

O Brasil costuma realizar o Censo Demográfico de dez em dez anos. É a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões relacionadas com a alocação de recursos financeiros. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por adversidades orçamentárias.

Com os atrasos, a distribuição do FPM, que leva em conta os dados populacionais apurados no censo, vinha sendo feita aos municípios ainda com base no levantamento de 2010. O fundo é composto por 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo dados do Tesouro Nacional, em 2022, foram distribuídos 146,3 bilhões. Do total, 10% são destinados às capitais e 3,6% a municípios do interior com mais de 142.633 habitantes.

Os demais 86,4% do fundo são repartidos entre as cidades que tem menos de 142.633 habitantes. Para essa distribuição, os dados do último censo são encaminhados pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU), que por sua vez fixa o coeficiente de cada município. Ele é calculado aplicando uma metodologia definida na lei, que também leva em conta a renda per capita.

O TCU chegou a divulgar, no fim do ano passado, novos coeficientes com base na estimativa prévia do Censo 2022 divulgada pelo IBGE. No entanto, diversos municípios foram à Justiça e obtiveram decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte proibiu qualquer atualização sem os dados finais do Censo 2022.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentado na última quinta-feira (29), um dia após a divulgação dos resultados definitivos pelo IBGE, os novos números rebaixam o coeficiente de 770 municípios e aumentam o de 249. “Aproximadamente 61% dos municípios dos estados do Amazonas e de Rondônia perderam coeficientes, seguidos dos municípios do Amapá (33%), do Pará (33%) e de Alagoas (32%). Quando se analisam os dados por região, 29% dos municípios do Norte perderam coeficientes, enquanto o percentual para o Nordeste é 18%; para o Centro Oeste e Sudeste, 11%; e para o Sul, 8%”, informou em nota a CNM.

Os impactos no orçamento desses municípios, no entanto, não serão imediatos porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, também na semana passada, a Lei Complementar 198/2023. Ela cria um longo processo de transição para a redução dos repasses relacionados com o FPM. A cada ano, o município perderá 10% do total que deveria ser subtraído com base no novo coeficiente. Dessa forma, somente após dez anos, o valor estará 100% atualizado de acordo com os dados populacionais levantados. Essa regra de transição deverá ser observada sempre que um novo censo for realizado.

De acordo com nota divulgada pelo governo federal, a mudança previne quedas bruscas de arrecadação que colocam em risco a continuidade de políticas públicas. A Lei Complementar 198/2023 não afeta os municípios que tiveram salto no coeficiente, garantindo o incremento no seu orçamento normalmente, sem nenhum período de transição.

Dados fidedignos

Ao divulgar o levantamento, a CNM colocou em dúvida a qualidade dos dados do Censo 2022. Nessa segunda-feira (3), o IBGE se manifestou em comunicado, assegurando a “confiabilidade indiscutível” do resultado divulgado. Em suas redes sociais, o pesquisador Ricardo Ojima criticou a falta de confiança nas instituições e defendeu o trabalho do IBGE, observando que todos os censos enfrentam algumas dificuldades. “Mesmo se há problemas, há técnicas pra evitar potenciais distorções”, afirmou.

O argumento da CNM se apoia na diferença entre os 203 milhões de habitantes indicados pelo Censo 2022, os 207 milhões calculados pelo IBGE em prévia divulgada em dezembro do ano passado, e os 2013 milhões estimados em 2021 a partir de projeções demográficas. “Desvios muito acentuados entre a população estimada e a efetiva indicam erros de estimativas, com sérias consequências para a gestão municipal”, acrescentou a confederação.

No comunicado, o IBGE informa que realizou o Censo 2022 seguindo rigorosamente recomendações, parâmetros e protocolos fixados pela Divisão de Estatística da ONU. Também alega que esta foi a edição mais tecnológica e com maior monitoramento e análise em tempo real da história do Brasil, com minucioso acompanhamento e controle da qualidade. Além disso, o IBGE afirma que especialistas independentes, com a chancela da ONU, foram chamados para avaliar os resultados, e o parecer será publicado em breve.

“Durante a coleta, foi realizada com sucesso a captura das coordenadas de GPS dos endereços visitados, bem como dos trajetos utilizados pelos recenseadores no percurso dos setores censitários. Esse avanço permitiu o monitoramento contínuo da operação e garantiu maior controle da cobertura. O censo contou ainda com arrojado sistema automático de supervisão, que previa a verificação em campo de uma amostra de endereços selecionados. O objetivo principal dessa supervisão foi assegurar a cobertura da operação, a correta classificação dos domicílios (em ocupados ou não ocupados), além da qualidade do preenchimento dos questionários”, acrescenta o texto.

Ao divulgar os resultados do Censo 2022, o presidente o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou que já era esperada uma diferença em relação à população que vinha sendo estimada. Ele lembrou que, geralmente, é feita uma contagem populacional no meio da década para evitar esse tipo de defasagem, o que não ocorreu em 2015. Embora seja uma operação mais simples que o levantamento censitário, o governo federal alegou, na época, que não havia recursos para financiá-la. A realização de uma contagem já em 2025 vem sendo defendida tanto pelo IBGE quanto pela CNM.

Tendência

Segundo Ricardo Ojima, embora os dados tenham revelado aumento populacional consideravelmente menor do que aquele apontado pelas estimativas anteriores, eles não são surpreendentes. Isso porque os censos das décadas anteriores, bem como as taxas de natalidade, já vinham mostrando tendência de redução no ritmo de crescimento.

“Os estudos da dinâmica demográfica já anunciavam que em algum momento, ainda antes da metade deste século, o ritmo de crescimento da população ia se estabilizar no Brasil, e o país passaria a ter decrescimento. Talvez esse momento esteja sendo antecipado por várias razões. Precisamos esperar a divulgação dos dados mais completos do Censo 2022 para entender e avaliar”, observa.

O pesquisador não descarta alguma influência de crises sanitárias sobre os dados demográficos. Ainda precisará ser melhor avaliado o impacto que a pandemia de covid-19 teve na taxa de mortalidade. Efeitos na taxa de natalidade também podem ter ocorrido, com um possível adiamento do plano de ter filhos por muitas famílias. Ricardo Ojima lembra que alguns estudos já mostraram redução da taxa de natalidade em diferentes estados em 2016, durante a crise da Zika. A doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, pode levar ao desenvolvimento de microcefalia nos bebês de vítimas gestantes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026

Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026

Reajuste do salário mínimo eleva o valor do DAS e impacta microempreendedores individuais.
L
Bancos voltam a atender público normalmente nesta sexta-feira

Bancos voltam a atender público normalmente nesta sexta-feira

Contas de consumo com vencimento durante feriado podem ser pagas sem acréscimo.
L
Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Reforma da Previdência altera regras de aposentadoria e pontuação para 2026.
L
Mega da Virada premia 6 apostas com R$ 181,8 milhões cada

Mega da Virada premia 6 apostas com R$ 181,8 milhões cada

Sorteio ocorreu nesta quinta-feira com números 09-13-21-32-33-59.
L
Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer nesta quinta-feira

Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer nesta quinta-feira

Reajuste de 6,79% deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira

Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira

Serviço é obrigatório para homens e voluntário para mulheres.
L
Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro na PF

Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro na PF

Ex-presidente retorna ao regime fechado após alta hospitalar.
L
Prefeitura divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2026

Prefeitura divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2026

O Decreto nº 21.691 estabelece as datas de repouso e funcionamento da administração municipal em Porto Velho, garantindo a manutenção de serviços essenciais como saúde e limpeza.
L
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil passa a valer

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil passa a valer

Salários e dividendos têm mudanças com nova regra do Imposto de Renda.
L
Sete pessoas são intoxicadas por metanol na Bahia

Sete pessoas são intoxicadas por metanol na Bahia

Vigilância sanitária interdita comércio de bebidas após casos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro

Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro

Ex-presidente poderá receber familiares na PF com duração de até 30 minutos por visita.
L
Brasil e Reino Unido firmam parceria contra tráfico de pessoas

Brasil e Reino Unido firmam parceria contra tráfico de pessoas

Memorando prioriza proteção de mulheres, crianças e adolescentes.
L
Moraes determina prisão de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Moraes determina prisão de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Ex-assessor é condenado a 21 anos de prisão e estava em prisão domiciliar no Paraná.
L
PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro à carreira de escrivão

PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro à carreira de escrivão

Filho de ex-presidente deve reassumir cargo na Polícia Federal após cassação de mandato parlamentar.
L
STF promove evento para lembrar atos golpistas de 8 de janeiro

STF promove evento para lembrar atos golpistas de 8 de janeiro

Suprema Corte realiza programação sobre invasões de prédios dos poderes em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado faz cerco e prende traficante com drogas no Porto Cristo

Equipe do sgt Machado faz cerco e prende traficante com drogas no Porto Cristo

Prisão aconteceu após denúncias e abordagem em ponto de venda de entorpecentes na zona leste.
16
Criminoso é preso após manter motorista refém durante roubo na BR-364

Criminoso é preso após manter motorista refém durante roubo na BR-364

Suspeito de 37 anos rendeu a vítima no distrito de Extrema; ação rápida da Polícia Militar evitou o roubo do veículo e garantiu a libertação do condutor.
14
VÍDEO: Ladrão furta capacete de jornalista em frente do Departamento de Flagrantes

VÍDEO: Ladrão furta capacete de jornalista em frente do Departamento de Flagrantes

Câmeras de segurança registraram a ação do criminoso na Rua Miguel Chakian.
10
Piloto de CB1000 morre após queda no centro de Porto Velho

Piloto de CB1000 morre após queda no centro de Porto Velho

Acidente aconteceu durante a madrugada, vítima não resistiu aos ferimentos.
18
Polícia prende traficante com droga avaliada em R$6 mil.

Polícia prende traficante com droga avaliada em R$6 mil

Sargento Machado conduz operação que resultou em prisão por tráfico em Nova Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Maria José da Silva

Maria José da Silva deixa um legado de amor, fé e dedicação à família, marcado por uma vida simples, generosa e profundamente ligada aos valores cristãos.
L

Requerimento de Renovação da Outorga: WESLEY RAISVELLER LOBATO MARTINS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Mudança de Titularidade e Renovação de Outorga: WESLEY RAISVELLER LOBATO MARTINS

MUDANÇA DE TITULARIDADE DE RAZÃO SOCIAL – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Bolívia: protestos desafiam governo após aumento de combustíveis

Bolívia: protestos desafiam governo após aumento de combustíveis

Movimentos sociais e sindicatos pressionam pelo fim do decreto que aumentou diesel e gasolina.
L
Qual é a história de GTA Vice City? Relembre a trajetória de Tommy Vercetti

Qual é a história de GTA Vice City? Relembre a trajetória de Tommy Vercetti

Antes de GTA 6, reveja a jornada de Tommy Vercetti e sua ascensão no submundo de Vice City.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LI, LP, LO): CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PIATÃ

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O e OUTORGAS
L
Final Explicado de Stranger Things 5: Entenda quem morre e o destino de Onze e seus amigos

Final Explicado de Stranger Things 5: Entenda quem morre e o destino de Onze e seus amigos

Descubra o que acontece com Eleven, Will e o grupo de Hawkins no episódio final e como a batalha contra Vecna redefine o Mundo Invertido.
L
Lançamentos de jogos 2026: os 12 títulos mais aguardados do ano

Lançamentos de jogos 2026: os 12 títulos mais aguardados do ano

Confira os principais lançamentos de 2026 para PC e consoles, incluindo títulos AAA, remakes e novas franquias.
L
Stranger Things terá spin-off totalmente independente de Hawkins

Stranger Things terá spin-off totalmente independente de Hawkins

Nova série derivada apresentará personagens e histórias inéditas, sem conexão direta com a trama original.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.