TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Pesquisador defende revisão do Fundo de Participação dos Municípios

Redução no aumento populacional impacta valor a ser recebido.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisador defende revisão do Fundo de Participação dos Municípios
Agência Brasil
Os resultados do Censo 2022, divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram forte redução no ritmo do aumento populacional brasileiro. Nos últimos 12 anos, o número de habitantes no país saltou de 191 milhões para 203 milhões.

No entanto, desde o Censo 2010, a taxa média de crescimento anual foi de 0,52%, a menor da história. Nesse cenário, um grande volume de municípios registrou queda populacional. Dependendo da variação, a redução causa impacto no montante a ser recebido do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que vem gerando uma série de reações políticas de diferentes atores.

Ricardo Ojima, pesquisador do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), observa que o descontentamento é manifestado sobretudo por representantes de pequenas cidades, ainda que capitais como Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro tenham registrado redução populacional. Ele acredita que o modelo está esgotado.

“As capitais e os grandes municípios dependem pouco da distribuição do FPM. O maior impacto é nos municípios menores, que têm orçamentos mais dependentes da transferência do fundo em termos proporcionais. Como o crescimento populacional do Brasil está em processo de estabilização, é certo que muitos municípios vão começar a perder população, com exceção daqueles que conseguem ainda atrair movimentos migratórios particulares. Essa é a tendência geral e já se sabe disso há bastante tempo”, afirma.

De acordo com Ojima, é preciso pensar em novos formatos de distribuição que levem em conta outros fatores, reduzindo o peso do número de habitantes no cálculo. “O que precisamos começar a debater é que o modelo do FPM praticamente pressupõe que a população vai crescer infinitamente. Como isso não vai mais acontecer, é urgente uma revisão, ou os municípios vão começar a ter perdas periódicas, já que a tendência, a partir de agora, é sempre pular para o coeficiente mais baixo”.

O Brasil costuma realizar o Censo Demográfico de dez em dez anos. É a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões relacionadas com a alocação de recursos financeiros. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por adversidades orçamentárias.

Com os atrasos, a distribuição do FPM, que leva em conta os dados populacionais apurados no censo, vinha sendo feita aos municípios ainda com base no levantamento de 2010. O fundo é composto por 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo dados do Tesouro Nacional, em 2022, foram distribuídos 146,3 bilhões. Do total, 10% são destinados às capitais e 3,6% a municípios do interior com mais de 142.633 habitantes.

Os demais 86,4% do fundo são repartidos entre as cidades que tem menos de 142.633 habitantes. Para essa distribuição, os dados do último censo são encaminhados pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU), que por sua vez fixa o coeficiente de cada município. Ele é calculado aplicando uma metodologia definida na lei, que também leva em conta a renda per capita.

O TCU chegou a divulgar, no fim do ano passado, novos coeficientes com base na estimativa prévia do Censo 2022 divulgada pelo IBGE. No entanto, diversos municípios foram à Justiça e obtiveram decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte proibiu qualquer atualização sem os dados finais do Censo 2022.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentado na última quinta-feira (29), um dia após a divulgação dos resultados definitivos pelo IBGE, os novos números rebaixam o coeficiente de 770 municípios e aumentam o de 249. “Aproximadamente 61% dos municípios dos estados do Amazonas e de Rondônia perderam coeficientes, seguidos dos municípios do Amapá (33%), do Pará (33%) e de Alagoas (32%). Quando se analisam os dados por região, 29% dos municípios do Norte perderam coeficientes, enquanto o percentual para o Nordeste é 18%; para o Centro Oeste e Sudeste, 11%; e para o Sul, 8%”, informou em nota a CNM.

Os impactos no orçamento desses municípios, no entanto, não serão imediatos porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, também na semana passada, a Lei Complementar 198/2023. Ela cria um longo processo de transição para a redução dos repasses relacionados com o FPM. A cada ano, o município perderá 10% do total que deveria ser subtraído com base no novo coeficiente. Dessa forma, somente após dez anos, o valor estará 100% atualizado de acordo com os dados populacionais levantados. Essa regra de transição deverá ser observada sempre que um novo censo for realizado.

De acordo com nota divulgada pelo governo federal, a mudança previne quedas bruscas de arrecadação que colocam em risco a continuidade de políticas públicas. A Lei Complementar 198/2023 não afeta os municípios que tiveram salto no coeficiente, garantindo o incremento no seu orçamento normalmente, sem nenhum período de transição.

Dados fidedignos

Ao divulgar o levantamento, a CNM colocou em dúvida a qualidade dos dados do Censo 2022. Nessa segunda-feira (3), o IBGE se manifestou em comunicado, assegurando a “confiabilidade indiscutível” do resultado divulgado. Em suas redes sociais, o pesquisador Ricardo Ojima criticou a falta de confiança nas instituições e defendeu o trabalho do IBGE, observando que todos os censos enfrentam algumas dificuldades. “Mesmo se há problemas, há técnicas pra evitar potenciais distorções”, afirmou.

O argumento da CNM se apoia na diferença entre os 203 milhões de habitantes indicados pelo Censo 2022, os 207 milhões calculados pelo IBGE em prévia divulgada em dezembro do ano passado, e os 2013 milhões estimados em 2021 a partir de projeções demográficas. “Desvios muito acentuados entre a população estimada e a efetiva indicam erros de estimativas, com sérias consequências para a gestão municipal”, acrescentou a confederação.

No comunicado, o IBGE informa que realizou o Censo 2022 seguindo rigorosamente recomendações, parâmetros e protocolos fixados pela Divisão de Estatística da ONU. Também alega que esta foi a edição mais tecnológica e com maior monitoramento e análise em tempo real da história do Brasil, com minucioso acompanhamento e controle da qualidade. Além disso, o IBGE afirma que especialistas independentes, com a chancela da ONU, foram chamados para avaliar os resultados, e o parecer será publicado em breve.

“Durante a coleta, foi realizada com sucesso a captura das coordenadas de GPS dos endereços visitados, bem como dos trajetos utilizados pelos recenseadores no percurso dos setores censitários. Esse avanço permitiu o monitoramento contínuo da operação e garantiu maior controle da cobertura. O censo contou ainda com arrojado sistema automático de supervisão, que previa a verificação em campo de uma amostra de endereços selecionados. O objetivo principal dessa supervisão foi assegurar a cobertura da operação, a correta classificação dos domicílios (em ocupados ou não ocupados), além da qualidade do preenchimento dos questionários”, acrescenta o texto.

Ao divulgar os resultados do Censo 2022, o presidente o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou que já era esperada uma diferença em relação à população que vinha sendo estimada. Ele lembrou que, geralmente, é feita uma contagem populacional no meio da década para evitar esse tipo de defasagem, o que não ocorreu em 2015. Embora seja uma operação mais simples que o levantamento censitário, o governo federal alegou, na época, que não havia recursos para financiá-la. A realização de uma contagem já em 2025 vem sendo defendida tanto pelo IBGE quanto pela CNM.

Tendência

Segundo Ricardo Ojima, embora os dados tenham revelado aumento populacional consideravelmente menor do que aquele apontado pelas estimativas anteriores, eles não são surpreendentes. Isso porque os censos das décadas anteriores, bem como as taxas de natalidade, já vinham mostrando tendência de redução no ritmo de crescimento.

“Os estudos da dinâmica demográfica já anunciavam que em algum momento, ainda antes da metade deste século, o ritmo de crescimento da população ia se estabilizar no Brasil, e o país passaria a ter decrescimento. Talvez esse momento esteja sendo antecipado por várias razões. Precisamos esperar a divulgação dos dados mais completos do Censo 2022 para entender e avaliar”, observa.

O pesquisador não descarta alguma influência de crises sanitárias sobre os dados demográficos. Ainda precisará ser melhor avaliado o impacto que a pandemia de covid-19 teve na taxa de mortalidade. Efeitos na taxa de natalidade também podem ter ocorrido, com um possível adiamento do plano de ter filhos por muitas famílias. Ricardo Ojima lembra que alguns estudos já mostraram redução da taxa de natalidade em diferentes estados em 2016, durante a crise da Zika. A doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, pode levar ao desenvolvimento de microcefalia nos bebês de vítimas gestantes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CDL Porto Velho promove café da manhã especial pelo Dia da Mulher

CDL Porto Velho promove café da manhã especial pelo Dia da Mulher

Evento “Mulheres que Transformam Negócios em Legado” reunirá palestras e networking no dia 5 de março, na capital.
L
Haddad afirma que conflito no Irã não deve impedir queda da Selic em março

Haddad afirma que conflito no Irã não deve impedir queda da Selic em março

Ministro da Fazenda acredita que o Brasil possui autonomia energética e reservas cambiais para suportar instabilidade no Oriente Médio e manter ciclo de cortes.
L
60 mil rondonienses ainda não recebem Tarifa Social de Energia por falta de atualização cadastral

60 mil rondonienses ainda não recebem Tarifa Social de Energia por falta de atualização cadastral

Benefício pode aliviar o orçamento de famílias de baixa renda, mas dados desatualizados e titularidade da conta impedem acesso de milhares de pessoas em Rondônia.
L
Mercado reage à ofensiva no Irã com disparada do petróleo e alta do dólar

Mercado reage à ofensiva no Irã com disparada do petróleo e alta do dólar

Bloqueio no Estreito de Ormuz eleva cotação do barril Brent em 7,6%; investidores buscam refúgio na moeda americana diante da instabilidade no Golfo Pérsico.
L
Sebrae RO lança “Conexão CDE – Diálogos de Governança” para integrar estratégia e execução

Sebrae RO lança “Conexão CDE – Diálogos de Governança” para integrar estratégia e execução

Iniciativa aproxima o Conselho Deliberativo Estadual dos colaboradores e fortalece o alinhamento entre planejamento estratégico e atuação institucional em Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: Fábio Brito e Solange Hiroshe apresentam propostas da Chapa 2 ao CRESS-RO

A entrevista promete aprofundar o debate sobre autonomia técnica, fiscalização das condições éticas de trabalho, desagravos públicos, participação da base e construção coletiva de estratégias que fortaleçam o Serviço Social no estado.
L
Com Sicoob Credisul como patrocinadora, ExpoVilhena terá quatro dias de negócios e shows nacionais

Com Sicoob Credisul como patrocinadora, ExpoVilhena terá quatro dias de negócios e shows nacionais

Feira terá portões abertos e programação que movimenta o agronegócio e a economia local.
L
SUS lança teleatendimento gratuito para tratar compulsão por apostas

SUS lança teleatendimento gratuito para tratar compulsão por apostas

Serviço confidencial via Meu SUS Digital oferece até 13 sessões de terapia para maiores de 18 anos; governo espera realizar 100 mil atendimentos por mês.
L
Governo avalia regime de urgência para fim da escala 6x1 no Congresso

Governo avalia regime de urgência para fim da escala 6×1 no Congresso

Ministro Luiz Marinho afirma que prioridade é reduzir jornada semanal para 40 horas e não descarta envio de projeto próprio caso debates parlamentares travem.
L

Nota de pesar: Maria Neusa Silvino Rodrigues

Familiares e amigos se despedem de Maria Neusa Silvino Rodrigues, lembrada pelo amor à família, fé inabalável e dedicação ao lar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha demandas da educação em agenda no CPA, em Porto Velho

Parlamentar cobrou andamento de obras em Guajará-Mirim e São Felipe durante reunião na SEDUC.
L
Flávio Dino libera documentário sobre Arautos do Evangelho na HBO Max

Flávio Dino libera documentário sobre Arautos do Evangelho na HBO Max

Ministro do STF derruba decisão que impunia censura prévia à obra; série documental aborda denúncias de abuso e manipulação psicológica na congregação.
L
PGR defende arquivamento de inquérito contra Elon Musk no Supremo

PGR defende arquivamento de inquérito contra Elon Musk no Supremo

Procurador-geral Paulo Gonet afirma que investigação da Polícia Federal não encontrou resistência deliberada do empresário em cumprir decisões judiciais.
L
Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Projeto de lei segue para sanção presidencial e exige que estabelecimentos mantenham espaço físico isolado e presença obrigatória de farmacêutico habilitado.
L
Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Grupo técnico liderado pelo ministro Edson Fachin define cronograma para debater regras de transição e respeito ao teto constitucional de R$ 43,6 mil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Homem é preso após agredir companheira e esconder drogas

Polícia Militar prende suspeito na zona Sul por lesão corporal e tráfico após encontrar maconha e balança de precisão
12
Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Jovem é preso após tentar subtrair bolsa de paciente no Hospital João Paulo II

Ação rápida do vigilante e da Polícia Militar evitou que o crime fosse consumado e garantiu a devolução dos pertences à vítima.
10
Acidente deixa idoso em estado grave após atropelamento

Acidente deixa idoso em estado grave após atropelamento

Ciclista sofreu traumatismo craniano após colisão com veículo na zona Leste de Porto Velho e foi socorrido pelo Samu ao Hospital João Paulo II
16
Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Acidente registrado na manhã desta terça-feira em cruzamento da região central de Porto Velho mobiliza Polícia Militar; vítima sofreu ferimentos leves na cabeça.
12
Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Investigação revela que Marta Isabelle, de 16 anos, viveu dois meses em cárcere privado antes de morrer no Jardim Santana; pai, madrasta e avó estão presos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: INSTITUTO ASSISTENCIAL, PROFISSIONALIZANTE E AMBIENTAL DE CUJUBIM – INAPAC

Local: Rua Abunã, nº. 843, Olaria, CEP: 76.801-293, Porto Velho – RO.
L

Edital de Convocação AGE: INSTITUTO ASSISTENCIAL, PROFISSIONALIZANTE E AMBIENTAL DE CUJUBIM – INAPAC

Local: Rua Abunã, nº. 843, Olaria, CEP: 76.801-293, Porto Velho – RO
L
Ordem do Mérito Marechal Rondon: governo de Rondônia homenageia 146 personalidades

Ordem do Mérito Marechal Rondon: governo de Rondônia homenageia 146 personalidades

Governador Marcos Rocha entrega a mais alta comenda estadual no Palácio das Artes em reconhecimento aos serviços prestados para o desenvolvimento de Rondônia
L
Campanha "Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!" será realizada nos dias 20 e 21 de março

Campanha “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” será realizada nos dias 20 e 21 de março

Campanha acontece no Centro de Saúde Especializado da Mulher.
L
TRT-14 julga caso de dispensa discriminatória de trabalhadores idosos

TRT-14 julga caso de dispensa discriminatória de trabalhadores idosos

1ª Turma entende que cortes atingiram grupo vulnerável de forma desproporcional e determina retorno ao emprego.
L
Ministério Público acompanha visita técnica à nova Unidade Socioeducativa de Internação

Ministério Público acompanha visita técnica à nova Unidade Socioeducativa de Internação

A unidade está sendo edificada em área de aproximadamente 20.000 m², com cerca de 7.000 m² de área construída, configurando-se, segundo informações técnicas apresentadas, como a maior obra pública atualmente em execução no Estado de Rondônia.
L
Prefeitura inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Construção sobre o igarapé Bate-Estaca utiliza madeiras apreendidas e projeto de engenharia para solução definitiva após rompimento da via
L
IPTU: Desconto de 10% na cota única vale até 5 de março

IPTU: Desconto de 10% na cota única vale até 5 de março

Prefeitura onclui entrega de carnês físicos e reforça pontos de atendimento para pagamento do IPTU com abatimento especial
L
Semed retifica resultado para candidatos da zona rural

Semed retifica resultado para candidatos da zona rural

Prefeitura de Porto Velho corrige falha técnica em critério de desempate no Edital nº 51/2025 para garantir transparência nas contratações escolares
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.