QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Pesquisador defende revisão do Fundo de Participação dos Municípios

Redução no aumento populacional impacta valor a ser recebido.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisador defende revisão do Fundo de Participação dos Municípios
Agência Brasil
Os resultados do Censo 2022, divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram forte redução no ritmo do aumento populacional brasileiro. Nos últimos 12 anos, o número de habitantes no país saltou de 191 milhões para 203 milhões.

No entanto, desde o Censo 2010, a taxa média de crescimento anual foi de 0,52%, a menor da história. Nesse cenário, um grande volume de municípios registrou queda populacional. Dependendo da variação, a redução causa impacto no montante a ser recebido do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que vem gerando uma série de reações políticas de diferentes atores.

Ricardo Ojima, pesquisador do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), observa que o descontentamento é manifestado sobretudo por representantes de pequenas cidades, ainda que capitais como Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro tenham registrado redução populacional. Ele acredita que o modelo está esgotado.

“As capitais e os grandes municípios dependem pouco da distribuição do FPM. O maior impacto é nos municípios menores, que têm orçamentos mais dependentes da transferência do fundo em termos proporcionais. Como o crescimento populacional do Brasil está em processo de estabilização, é certo que muitos municípios vão começar a perder população, com exceção daqueles que conseguem ainda atrair movimentos migratórios particulares. Essa é a tendência geral e já se sabe disso há bastante tempo”, afirma.

De acordo com Ojima, é preciso pensar em novos formatos de distribuição que levem em conta outros fatores, reduzindo o peso do número de habitantes no cálculo. “O que precisamos começar a debater é que o modelo do FPM praticamente pressupõe que a população vai crescer infinitamente. Como isso não vai mais acontecer, é urgente uma revisão, ou os municípios vão começar a ter perdas periódicas, já que a tendência, a partir de agora, é sempre pular para o coeficiente mais baixo”.

O Brasil costuma realizar o Censo Demográfico de dez em dez anos. É a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões relacionadas com a alocação de recursos financeiros. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por adversidades orçamentárias.

Com os atrasos, a distribuição do FPM, que leva em conta os dados populacionais apurados no censo, vinha sendo feita aos municípios ainda com base no levantamento de 2010. O fundo é composto por 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo dados do Tesouro Nacional, em 2022, foram distribuídos 146,3 bilhões. Do total, 10% são destinados às capitais e 3,6% a municípios do interior com mais de 142.633 habitantes.

Os demais 86,4% do fundo são repartidos entre as cidades que tem menos de 142.633 habitantes. Para essa distribuição, os dados do último censo são encaminhados pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU), que por sua vez fixa o coeficiente de cada município. Ele é calculado aplicando uma metodologia definida na lei, que também leva em conta a renda per capita.

O TCU chegou a divulgar, no fim do ano passado, novos coeficientes com base na estimativa prévia do Censo 2022 divulgada pelo IBGE. No entanto, diversos municípios foram à Justiça e obtiveram decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte proibiu qualquer atualização sem os dados finais do Censo 2022.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentado na última quinta-feira (29), um dia após a divulgação dos resultados definitivos pelo IBGE, os novos números rebaixam o coeficiente de 770 municípios e aumentam o de 249. “Aproximadamente 61% dos municípios dos estados do Amazonas e de Rondônia perderam coeficientes, seguidos dos municípios do Amapá (33%), do Pará (33%) e de Alagoas (32%). Quando se analisam os dados por região, 29% dos municípios do Norte perderam coeficientes, enquanto o percentual para o Nordeste é 18%; para o Centro Oeste e Sudeste, 11%; e para o Sul, 8%”, informou em nota a CNM.

Os impactos no orçamento desses municípios, no entanto, não serão imediatos porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, também na semana passada, a Lei Complementar 198/2023. Ela cria um longo processo de transição para a redução dos repasses relacionados com o FPM. A cada ano, o município perderá 10% do total que deveria ser subtraído com base no novo coeficiente. Dessa forma, somente após dez anos, o valor estará 100% atualizado de acordo com os dados populacionais levantados. Essa regra de transição deverá ser observada sempre que um novo censo for realizado.

De acordo com nota divulgada pelo governo federal, a mudança previne quedas bruscas de arrecadação que colocam em risco a continuidade de políticas públicas. A Lei Complementar 198/2023 não afeta os municípios que tiveram salto no coeficiente, garantindo o incremento no seu orçamento normalmente, sem nenhum período de transição.

Dados fidedignos

Ao divulgar o levantamento, a CNM colocou em dúvida a qualidade dos dados do Censo 2022. Nessa segunda-feira (3), o IBGE se manifestou em comunicado, assegurando a “confiabilidade indiscutível” do resultado divulgado. Em suas redes sociais, o pesquisador Ricardo Ojima criticou a falta de confiança nas instituições e defendeu o trabalho do IBGE, observando que todos os censos enfrentam algumas dificuldades. “Mesmo se há problemas, há técnicas pra evitar potenciais distorções”, afirmou.

O argumento da CNM se apoia na diferença entre os 203 milhões de habitantes indicados pelo Censo 2022, os 207 milhões calculados pelo IBGE em prévia divulgada em dezembro do ano passado, e os 2013 milhões estimados em 2021 a partir de projeções demográficas. “Desvios muito acentuados entre a população estimada e a efetiva indicam erros de estimativas, com sérias consequências para a gestão municipal”, acrescentou a confederação.

No comunicado, o IBGE informa que realizou o Censo 2022 seguindo rigorosamente recomendações, parâmetros e protocolos fixados pela Divisão de Estatística da ONU. Também alega que esta foi a edição mais tecnológica e com maior monitoramento e análise em tempo real da história do Brasil, com minucioso acompanhamento e controle da qualidade. Além disso, o IBGE afirma que especialistas independentes, com a chancela da ONU, foram chamados para avaliar os resultados, e o parecer será publicado em breve.

“Durante a coleta, foi realizada com sucesso a captura das coordenadas de GPS dos endereços visitados, bem como dos trajetos utilizados pelos recenseadores no percurso dos setores censitários. Esse avanço permitiu o monitoramento contínuo da operação e garantiu maior controle da cobertura. O censo contou ainda com arrojado sistema automático de supervisão, que previa a verificação em campo de uma amostra de endereços selecionados. O objetivo principal dessa supervisão foi assegurar a cobertura da operação, a correta classificação dos domicílios (em ocupados ou não ocupados), além da qualidade do preenchimento dos questionários”, acrescenta o texto.

Ao divulgar os resultados do Censo 2022, o presidente o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou que já era esperada uma diferença em relação à população que vinha sendo estimada. Ele lembrou que, geralmente, é feita uma contagem populacional no meio da década para evitar esse tipo de defasagem, o que não ocorreu em 2015. Embora seja uma operação mais simples que o levantamento censitário, o governo federal alegou, na época, que não havia recursos para financiá-la. A realização de uma contagem já em 2025 vem sendo defendida tanto pelo IBGE quanto pela CNM.

Tendência

Segundo Ricardo Ojima, embora os dados tenham revelado aumento populacional consideravelmente menor do que aquele apontado pelas estimativas anteriores, eles não são surpreendentes. Isso porque os censos das décadas anteriores, bem como as taxas de natalidade, já vinham mostrando tendência de redução no ritmo de crescimento.

“Os estudos da dinâmica demográfica já anunciavam que em algum momento, ainda antes da metade deste século, o ritmo de crescimento da população ia se estabilizar no Brasil, e o país passaria a ter decrescimento. Talvez esse momento esteja sendo antecipado por várias razões. Precisamos esperar a divulgação dos dados mais completos do Censo 2022 para entender e avaliar”, observa.

O pesquisador não descarta alguma influência de crises sanitárias sobre os dados demográficos. Ainda precisará ser melhor avaliado o impacto que a pandemia de covid-19 teve na taxa de mortalidade. Efeitos na taxa de natalidade também podem ter ocorrido, com um possível adiamento do plano de ter filhos por muitas famílias. Ricardo Ojima lembra que alguns estudos já mostraram redução da taxa de natalidade em diferentes estados em 2016, durante a crise da Zika. A doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, pode levar ao desenvolvimento de microcefalia nos bebês de vítimas gestantes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BNDES e Banco do Brasil adotam ferramenta para garantir transparência no Fundo Rio Doce

BNDES e Banco do Brasil adotam ferramenta para garantir transparência no Fundo Rio Doce

Solução BB Gestão Ágil permitirá acesso público a extratos e acompanhamento financeiro das ações de reparação socioambiental.
L
Programa ALI fortalece inovação nos pequenos negócios de RO

Programa ALI fortalece inovação nos pequenos negócios de RO

Iniciativa do Sebrae aproximou orientação prática da rotina dos empreendedores em 2025 e seguirá ampliando o alcance e a inovação aplicada em micro e pequenas empresas em 2026.
L
INSS nacionaliza fila para agilizar concessão de benefícios

INSS nacionaliza fila para agilizar concessão de benefícios

A nova estratégia do órgão utiliza servidores de diferentes regiões para reduzir o tempo de espera, que apresentou queda expressiva nos últimos meses.
L
Sebrae-RO apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

Sebrae-RO apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

Diagnóstico gratuito vai orientar políticas públicas, reduzir burocracia e fortalecer micro e pequenas empresas, agricultura familiar e comércio local.
L
Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

Vietnã habilita quatro frigoríficos e inclui dois de Rondônia

País asiático dobra número de plantas brasileiras autorizadas a exportar carne bovina, fortalecendo a presença do Brasil em um mercado em rápida expansão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

“O Agente Secreto” retorna ao Cine Araújo com sessões diárias em Porto Velho

“O Agente Secreto” retorna ao Cine Araújo com sessões diárias em Porto Velho

Filme nacional premiado no Globo de Ouro volta à programação do Porto Velho Shopping a partir de quinta-feira (15), com ingressos promocionais a R$ 12, ampliando o acesso ao cinema brasileiro.
L
Estudantes da Unir celebram a chegada de novos ônibus à cidade e reiteram o pedido ao prefeito Léo para a criação de uma linha do campus-Unir, passando pela Jatuarana

Estudantes da Unir celebram a chegada de novos ônibus e reiteram ao prefeito Léo a criação de uma linha do Campus-Unir, passando pela Jatuarana

Os estudantes do Campus José Ribeiro Filho da Unir esperam que a Prefeitura de Porto Velho disponibilize um dos novos coletivos para a linha de ônibus exclusiva do campus, com percurso pela Avenida Jatuarana. Essa rota é essencial para os estudantes que moram na segunda e mais populosa região da capital.
L
O prefeito Léo Moraes celebra a chegada de novos ônibus e ressalta que a tarifa de R$ 3 continua sendo uma das mais baratas do país

Prefeito Léo Moraes celebra a chegada de novos ônibus e ressalta tarifa de R$ 3 sendo uma das mais baratas do país

Prefeito Léo Moraes celebra renovação da frota da COM-PVH e destaca que valor da passagem segue entre os mais baixos do país, mesmo com melhorias no serviço.
L

In Foco Podcast: Da Infância ao Consultório, A Jornada de Sucesso da Dra. Daniele Silva

No In Foco Podcast, ela vai compartilhar sua história, os bastidores da profissão, os desafios de empreender na área da saúde, a conciliação entre carreira e maternidade, além de falar sobre estética, autoestima e o futuro da odontologia em Porto Velho.
L
Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer abre sede oficial

Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer abre sede oficial

Cerimônia marca início das atividades do maior bloco da Região Norte, com lançamento de campanha contra a violência à mulher e apresentação de novos bonecos gigantes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Receita Federal alerta sobre fake news envolvendo PIX e tributação

Receita Federal alerta sobre fake news envolvendo PIX e tributação

Órgão esclarece que não há tributação sobre movimentações financeiras via PIX e reforça riscos da desinformação.
L
Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Deputado pede patrolamento e encascalhamento da RO-458 para garantir segurança, escoamento da produção e acesso à saúde em Rondônia
L
Seringueiras: emenda garante R$ 200 mil em saúde visual

Seringueiras: emenda garante R$ 200 mil em saúde visual

Recurso indicado pela deputada Lebrinha, a pedido da vereadora Juliane Crestani, vai custear consultas oftalmológicas e óculos para ampliar o acesso da população.
L
Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal criticou o atraso da Polícia Federal no cumprimento de mandados da Operação Overclean contra o banqueiro Daniel Vorcaro.
L
Lula e Putin discutem situação da Venezuela após intervenção americana

Lula e Putin discutem situação da Venezuela após intervenção americana

Em conversa telefônica, os presidentes do Brasil e da Rússia alinharam posições sobre a soberania venezuelana e criticaram a operação militar dos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carreta prensa carro de passeio em rotatória na zona leste

Carreta prensa carro de passeio em rotatória na zona leste

O acidente aconteceu no cruzamento da avenida Rio Madeira com a Rua da Beira, quando o veículo de carga tentava realizar uma conversão para acessar o viaduto.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Candeias

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Candeias

A operação realizada nesta quarta-feira deu cumprimento a um mandado judicial contra um homem de 30 anos, investigado por crimes contra a dignidade sexual.
16
PRF registra mais de 4 mil infrações de motoristas sem habilitação

PRF registra mais de 4 mil infrações de motoristas sem habilitação

O balanço anual da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia aponta que a maioria dos condutores inabilitados são motociclistas, gerando milhões em multas.
10
Força Tática prende suspeito com drogas no bairro Nacional

Força Tática prende suspeito com drogas no bairro Nacional

A ação policial ocorreu no Beco Traíra após denúncias anônimas sobre a comercialização de entorpecentes por um integrante de facção criminosa na zona Norte.
14
Homem é preso com motocicleta furtada na BR-364

Homem é preso com motocicleta furtada na BR-364

De acordo com informações repassadas pelos policiais, a equipe recebeu denúncias de que uma motocicleta com registro de furto estaria circulando pela rodovia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Medida entra em vigor no dia 21 de janeiro e atinge 75 países, incluindo o Brasil
L
Divulgada lista de estudantes regulares no Enade 2025; faltosos podem solicitar dispensa de prova

Divulgada lista de estudantes regulares no Enade 2025; faltosos podem solicitar dispensa de prova

Inscritos que não compareceram à avaliação têm até 6 de fevereiro para regularizar situação e garantir colação de grau.
L
Amazon Prime Video confirma Ryan Hurst como Kratos em série live-action de God of War

Amazon Prime Video confirma Ryan Hurst como Kratos em série live-action de God of War

Ator, conhecido por Sons of Anarchy, dará vida ao icônico Deus da Guerra na adaptação da franquia de sucesso da PlayStation.
L
YouTube passa a permitir limite de tempo no feed do Shorts via controle parental

YouTube passa a permitir limite de tempo no feed do Shorts via controle parental

Plataforma lança ferramentas inéditas para pais e responsáveis gerenciarem o consumo de vídeos curtos por crianças e adolescentes.
L
Agências reguladoras unem esforços para avançar no saneamento básico de Porto Velho

Agências reguladoras unem esforços para avançar no saneamento básico de Porto Velho

Parceria entre ARDPV e AGERO busca fortalecer a regulação e transformar o saneamento básico em política pública efetiva na capital
L
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino de Freitas começa nesta quarta-feira (14) e terá primeira fase concluída em 120 dias
L
Ação conjunta combate garimpo ilegal na fronteira Brasil–Bolívia em Rondônia

Ação conjunta combate garimpo ilegal na fronteira Brasil–Bolívia em Rondônia

Operação Madeira Mamoré reúne governo de RO, Polícia Federal e forças internacionais para reprimir garimpo ilegal e proteger rios e florestas na fronteira
L
Fifa confirma base da seleção brasileira para a Copa do Mundo

Fifa confirma base da seleção brasileira para a Copa do Mundo

A delegação ficará hospedada em Nova Jersey para facilitar o deslocamento até o estádio da estreia, visando otimizar a logística e o desempenho dos atletas.
L
Governo de RO amplia ações de prevenção contra acidentes com animais peçonhentos

Governo de RO amplia ações de prevenção contra acidentes com animais peçonhentos

Com orientações, vigilância e distribuição de soros.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.