SÁBADO, 18/05/2024

ENTENDA A DISPUTA QUE LEVOU A PEPSI A FECHAR SUA FÁBRICA NO BRASIL

A decisão faz parte de uma disputa antiga que envolve denúncias de concorrência desigual e arrecadação de impostos. Veja o que está em jogo:

Publicado em 

ENTENDA A DISPUTA QUE LEVOU A PEPSI A FECHAR SUA FÁBRICA NO BRASIL - News Rondônia

São Paulo – A semana começou com a notícia de que a PepsiCo vai fechar sua fábrica de concentrado de refrigerante na Zona Franca de Manaus. A decisão da multinacional é mais um capítulo de uma disputa antiga entre o governo federal e grandes fabricantes de bebidas, a saber: Pepsi, Coca-Cola, Ambev e Heineken.

A disputa envolve denúncias de concorrência desigual, arrecadação de impostos, interesses de pequenos produtores de refrigerantes e o formato de funcionamento da Zona Franca de Manaus. Veja a seguir o que está em jogo:

ENTENDA A DISPUTA QUE LEVOU A PEPSI A FECHAR SUA FÁBRICA NO BRASIL - News Rondônia

A Zona Franca de Manaus

Parte dos fabricantes de bebidas, em especial grandes empresas, produz seu xarope de refrigerante na Zona Franca de Manaus. A decisão de instalar a produção ali se deve aos incentivos do governo com o objetivo de levar empresas para lá e desenvolver a economia local.

O principal incentivo é a isenção de impostos. No caso do xarope de refrigerante, o item pagava uma alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 20%. Como as fabricantes produzem em Manaus, elas estão isentas dessa taxa. Além disso, os 20% se transformam em crédito tributário, recebido por quem compra o xarope das fábricas em Manaus. As empresas então ganham duas vezes, pois produzem em Manaus sem imposto e depois recebem créditos tributários através de suas engarrafadoras, que compram o xarope vindo da Amazônia.

As empresas que produzem na região estão reunidas sob o guarda-chuva da Abir (Associação (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), entidade que reúne 60 empresas no total. Segundo a entidade, a produção gera 15 mil postos de trabalho na região de Manaus, contando empregos diretos e indiretos. O incentivo fiscal do governo para os produtores de refrigerantes envolve a produção local de insumos, o que em tese obriga essas fabricantes a comprarem matéria prima na região amazônica.

Qual a crítica?

Pequenos fabricantes locais de refrigerantes criticam há tempos o formato de incentivo da Zona Franca de Manaus ao setor. Reunidos na Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) – associação representa pelo menos 132 companhias de refrigerantes, dentre elas o Guaranita Cibal, de Passa Quatro (MG), o Devito, de Catanduva (SP), e o Guaraná Pureza, de Riacho Queimado (SC) – eles afirmam que o modelo gera concorrência desigual, já que além de não pagar imposto sobre o xarope, as fabricantes recebem crédito através das engarrafadoras.

A Afrebras acusa ainda grandes empresas do setor de superfaturarem o xarope produzido em Manaus, aumentando ainda mais a distorção em relação a produtores que não estão na região. O assunto é alvo de uma investigação da Receita Federal. A Abir nega que haja superfaturamento.

Material divulgado pela Afrebras afirma que o preço do concentrado produzido em Manaus “chega a ser 20 vezes maior que o insumo produzido nos demais estados”. A lógica, segundo a Afrebras, é aumentar artificialmente o preço para assim ganhar mais nos créditos de IPI. A renúncia fiscal das multinacionais de concentrado localizadas na Zona Franca de Manaus foi de 9,1 bilhões de reais em 2016, diz a entidade. Isso tem levado à morte de diversas pequenas fabricantes de refrigerantes. Em 1960 eram 892 empresas no setor; em 2015 ficaram 235, diz a entidade.

O que mudou?

Em maio de 2018, o presidente Michel Temer decidiu reduzir a alíquota de IPI que incide sobre o xarope de refrigerante de 20% para 4%. O dinheiro seria usado para ajudar a pagar a conta bilionária do desconto no preço do diesel, criado após a greve dos caminhoneiros. Aparentemente, seria uma redução no imposto. Mas, com a isenção do tributo na Zona Franca de Manaus, a decisão na verdade reduziu o incentivo para quem tem fábrica na região. Com a nova regra, o desconto passou a ser de 4%.

A mudança gerou pressão das grandes produtoras sobre o governo. Chegou a circular a notícia de que a Coca-Cola deixaria o país, a companhia negou. A pressão das empresas era para que o governo Temer aumentasse o IPI para pelo menos 15%. Caso contrário, as companhias ameaçavam fechar 15 mil postos de trabalho na Zona Franca de Manaus.

Temer volta atrás

Em setembro, Temer voltou atrás e aumentou a alíquota do IPI para 12%, no primeiro semestre de 2019. Na decisão, a taxa cai para 8% no segundo semestre de 2019. Em 2020, o percentual volta a ser 4%. Dessa forma, a redução do incentivo para quem está instalado em Manaus ficou mais gradual, atendendo a uma das demandas dos fabricantes insatisfeitos, que criticavam a mudança de 20% para 4% como sendo muito brusca.

O decreto foi uma vitória das companhias de refrigerantes, mas não foi suficiente. A média da alíquota em 2019 ficou em 10%, abaixo dos 15% reivindicados pela Abir. Além disso, em 2020 o imposto volta aos 4%, valor inviabiliza a manutenção das fábricas em Manaus, de acordo com a entidade.

A Pepsi

Nesse contexto a PepsiCo anunciou essa semana o fechamento de sua fábrica de concentrado de refrigerante em Manaus. A PepsiCo afirma que a decisão de sair da região “foi tomada com o objetivo de administrar eficientemente nossas operações em todo o Brasil e posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo, independente da recente mudança no regime tributário”. Segundo a Afrebras, a PepsiCo empregava 88 funcionários nesta fábrica, para um faturamento de 500 milhões de reais ao ano. A Pepsi não divulga informações sobre faturamento.

A empresa afirma que produção será redistribuída para outras plantas de concentrados da companhia, mas essa era a única fábrica de concentrados da Pepsi no Brasil; o produto pode ser importado do Uruguai. O fim da fábrica, inaugurada em 1998, levou ao fechamento e 51 postos de trabalho. A empresa diz que tem mais de 10 mil funcionários no Brasil e que continua comprometida com o país.

A Abir afirma que há o risco de outras companhias seguirem o movimento da Pepsi e deixarem a Zona Franca de Manaus.

E agora?

O tema tem sido debatido no Congresso Nacional. Um projeto de lei aprovado no Senado susta o decreto presidencial que reduziu o IPI de 20% para 4%. O projeto é de autoria de dois senadores do Amazonas: Vanessa Grazziotin (PC do B) e Omar Aziz (PSD).  O texto alega que a medida é inconstitucional porque desrespeita o princípio da noventena – pela lei o aumento de impostos não pode ocorrer imediatamente, é preciso esperar um prazo mínimo de 90 dias.

O texto ainda precisa passar pela Câmara. No final de novembro, uma audiência pública sobre o assunto reuniu parlamentares e representantes do setor. “Não vamos aceitar chantagem ou blefe da Coca-Cola e da Ambev, que ameaçam sair da Zona Franca de Manaus”, disse o deputado Fausto Pinato (PP-SP) na ocasião. “A zona franca não produz laranja, limão, uva, erva-mate e [produz] muito pouco açúcar. O Amazonas só produz guaraná e açaí”, disse o presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Refrigerantes, Jairo Zandoná presente na audiência.

Com a mudança de governo, também cabe ao novo presidente Jair Bolsonaro decidir sobre a questão. No entanto parte da equipe econômica de Bolsonaro tem pouca simpatia à ideia de aumentar o incentivo. Como se vê, a guerra dos refrigerantes está longe de terminar.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes
L
Nota Legal Rondoniense estará presente na Rondônia Rural Show com loja e sorteio trimestral

Nota Legal Rondoniense estará presente na Rondônia Rural Show com loja e sorteio trimestral

O programa não apenas premia os cidadãos, mas também tem como objetivo conscientizar sobre a relevância deste hábito, promovendo a cidadania fiscal.
L
Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado
L
CONAB divulga resultado do 5° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento 2024

CONAB divulga resultado do 5° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento 2024

Serão mostradas as informações sobre os preços praticados no último mês das frutas e hortaliças mais comercializadas nos principais centros atacadistas do país. 
L
Começa adesão a renegociação de débitos de ajuda financeira ao ICMS

Começa adesão a renegociação de débitos de ajuda financeira ao ICMS

Dívidas terão desconto de até 80%, como negociado com Congresso
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Traído: Homem vai preso ao tentar matar amante da esposa em Rondônia

A esposa mantinha um caso com um antigo amigo, que iremos nominar como, Carlos Sedutor, há cerca de quatro anos.
L
PF deflagra operação para combater crimes na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

PF deflagra operação para combater crimes na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

A área desmatada é de aproximadamente 840 hectares, extensão que corresponderia a mais de 1.100 campos de futebol.
10
Novas instalações são entregues pelo Governo de RO na Escola Paulo Freire, em Vilhena

Novas instalações são entregues pelo Governo de RO na Escola Paulo Freire, em Vilhena

Escola, com 603 alunos do ensino fundamental, passa a contar com três novas salas de aula.
L

#Sintonia360 | Entrevista com Eduardo Bullerjahn e Raiza Salvi – fisiculturistas

Os convidados são Eduardo Bullerjahn e Raiza Salvi, campeões do Mister São Paulo, um renomado campeonato de fisiculturismo com mais de 100 anos de tradição.
L
Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

No esforço contínuo para promover o progresso com a segurança da comunidade, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação crucial para a infraestrutura da região.
L
Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

A cerimônia contou com a presença do vereador Valtinho Canuto, que destacou a importância deste novo marco para a organização e defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores da região.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Durante o congresso, foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento estratégico que visa fortalecer os laços institucionais entre o Poder Legislativo e o modelo de negócios cooperativista.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é perseguido e derrubado após furtar bike na Calama

Ladrão é perseguido e derrubado após furtar bike na Calama

Um amigo da vítima saiu correndo atrás do ladrão.
10
URGENTE: Motociclista sofre fraturas em colisão com ônibus na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fraturas em colisão com ônibus na zona leste

Devido a forte batida a mulher caiu desmaiada com fraturas expostas na perna, e outras lesões pelo corpo.
16
AUDACIOSO: Ladrão é preso furtando barras de cobre em prédio da PRF em Porto Velho

AUDACIOSO: Ladrão é preso furtando barras de cobre em prédio da PRF em Porto Velho

Dentro da mochila foram encontrados vários pedaços de cobre que o criminoso retirou dos fundos do prédio.
10
ATUALIZADA: Empresário é preso com arma e drogas após sofrer atentado a bala em conveniência na zona leste

ATUALIZADA: Empresário é preso com arma e drogas após sofrer atentado a bala em conveniência na zona leste

O empresário foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Premiê da Eslováquia tem estado grave após tentativa de assassinato

Premiê da Eslováquia tem estado grave após tentativa de assassinato

Robert Fico, 59 anos, foi baleado em ataque que chocou a Europa.
L

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
L

Mais de 800 mil palestinos já deixaram Rafah, no sul de Gaza

Retirada começou após ofensiva militar israelense.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RICARDO LUIZ MARTINS JUNIOR

 Licença Ambiental de Operação SUL 69°
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO- AGE: Associação dos Moradores, Pescadores e Extrativistas da Localidade de Brasileiras do Baixo Madeira (AMPELB)

A Assembleia Geral se realizará no Bar e Mercearia do Careca, localizado no Ramal Aliança, linha 28 de Novembro, Comunidade Brasileira
L
Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança
L
Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

A capacitação objetiva criar uma rede de proteção e desenvolver uma cultura de paz.
L
Materiais esportivos são entregues à comunidade do distrito Nova Samuel, em Candeias do Jamari

Materiais esportivos são entregues à comunidade do distrito Nova Samuel, em Candeias do Jamari

Projeto “Resgatando o Futuro da Nova Samuel”, esta integrado ao projeto “Renascendo pelo Esporte”.
L
MSF foca em populações ainda mais vulneráveis no apoio a vítimas da catástrofe

MSF foca em populações ainda mais vulneráveis no apoio a vítimas da catástrofe

Equipes atendem pacientes de comunidades em áreas isoladas e levam medicamentos, alimentos e água.
L
Justiça condena empresa de laticínios a pagar adicional de insalubridade. Entenda como funciona o benefício

Justiça condena empresa de laticínios a pagar adicional de insalubridade. Entenda como funciona o benefício

Esse é um benefício que, em geral, só conhece quem recebe, o que faz com que muitos não conhecam totalmente seus direitos, explica a advogada Dra.Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados.
L