SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Unir promove Fórum do Movimento Hip Hop de Rondônia

Evento gratuito acontece no domingo (16), na Unir Centro, como parte do Festival de Arte e Cultura da universidade.

Por Barras Maning Arretadas - 50

Publicado em 

Unir promove Fórum do Movimento Hip Hop de Rondônia

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) realiza neste domingo (16) o Fórum do Movimento Hip Hop de Rondônia, evento que vai discutir as diretrizes do hip-hop no estado. A programação ocorre durante todo o dia, na Unir Centro, integrando o XI Festival de Arte e Cultura da Unir, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/Unir).

Programação e debates

O Fórum contará com duas mesas de debate, oficina de slam, pocket shows, batalha de rap e sarau com microfone aberto.

A mesa de abertura tem como tema “Construção do Hip Hop na Floresta: territórios, memórias e futuro”, com Carlos Mossoró, Sandra Braids, Mano André, Dimenó e Thaís Santos, além da mediação de Ana Laura Gomes.

Carlos Mossoró é professor da Unir e idealizador do Fórum. Sandra Braids é rapper e criadora do projeto Ideologia Feminina, além de fundadora do coletivo Família Atitude Central. Mano André atua como facilitador regional da Construção Nacional do Hip Hop, enquanto Dimenó é coordenador do Centro Acreano de Hip Hop e Thaís Santos organiza a Batalha de Vilhena.

Em seguida, acontece a mesa “Mulheres do Hip Hop em Rondônia: memória, organização e fortalecimento”, com Sandra Braids, Senny Lemos, Majestade MC, Negra Mari, Báh Iori e Jhuka Andrade, mediadas por Laura Graziele.

Oficinas, música e poesia

No período da tarde, o público poderá participar da oficina de poetry slam, formato de torneio de poesia falada que se popularizou mundialmente.

Logo depois, ocorre o lançamento da cypher “Crítica Social”, gravada na própria Unir, com participação dos rappers Lavida, Nego Drama, Nycx, Jovem Apolo, Mano André e Carlos Mossoró, além de introdução do MC Velhote e interlúdio da poetisa Ana Laura Gomes.

A cypher, com instrumental produzido em Moçambique, teve pós-produção assinada por Tio Manias. O clipe é uma produção dos estudantes do curso de Jornalismo da Unir, sob direção de Bruna Cassila, com apoio de Júllya Ketlin e Emanuelle Lima.

Shows e batalha de rap

A partir das 15h30, haverá pocket shows com artistas de várias cidades, como Negra Mari (Ariquemes), Bah Ióri (Vilhena), Nei Mura, Majestade MC, Sandra Braids, Carlos Mossoró, entre outros. Durante as apresentações, será retomado o Movimento Hip Hop da Floresta, coletivo musical e político nascido em Rondônia.

A batalha de rap será no formato “conhecimento”, avaliando rimas improvisadas sobre temas definidos pela organização. Idealizada pela estudante de psicologia Laura Graziele, a disputa reunirá 16 MCs, incluindo nomes do interior como Thaís Santos (Vilhena), Kadrosh (Vilhena) e Jullyn (Cacoal).

Apoio e reconhecimento

O Fórum é uma iniciativa do projeto Barras Maning Arretadas (BMA), vinculado à Unir como projeto de inovação tecnológica e iniciação científica. O BMA já foi destaque em eventos na Harvard University e em países como Moçambique, Irlanda e França, além de ter conquistado o 3º lugar no Congresso Brasileiro de Folkcomunicação, no Rio de Janeiro.

O evento conta com apoio da Construção Nacional do Hip Hop, Corporação Casas de Cultura de Hip-Hop Brasil (C3h2b) e Universidade Hip-Hop Brasil. Também participam a Kanindé – Associação Etnoambiental e a Conectando Periferias, cooperativa que fomenta o hip-hop nas comunidades de Porto Velho.

Essas instituições nacionais atuam para o reconhecimento do hip-hop como patrimônio imaterial junto ao IPHAN, além de incentivar a criação de casas e universidades dedicadas ao movimento em todo o país.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Viral no TikTok, Crelves Oliveira deixa o Acre para buscar carreira musical em Porto Velho

Natural do Acre, Crelves Oliveira dos Santos ganhou destaque nas redes sociais com música dedicada à filha e agora segue para Porto Velho em busca de apoio para a carreira
L
Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Apresentação aborda vivências femininas e promove reflexão entre acadêmicos, com sessão acessível e gratuita aberta à comunidade em Porto Velho.
L
cinema Rondônia, Mostra dos Invisíveis, cultura amazônica, audiovisual, Porto Velho

Mostra de Cinema leva filmes a distritos de Porto Velho

Evento gratuito percorre comunidades ribeirinhas com produções de Rondônia, oficinas e debates para fortalecer o audiovisual amazônico.
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Veja quem faturou no RondônCap de domingo dia 22: resultados do sorteio completo

Sorteio realizado na tarde de domingo distribuiu prêmios para titulares em diversas cidades, com destaque para Porto Velho, que teve ganhador de R$ 80 mil.
L
Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Contribuintes têm até 29 de maio para enviar a declaração; novidades incluem “cashback” para isentos, regras para apostas online e redução no número de lotes de restituição.
L
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Aviso de perigo indica condições meteorológicas adversas em quase todas as regiões do país; Região Sul e partes do Norte e Nordeste devem concentrar maiores volumes.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Valor médio do benefício chega a R$ 683,75 com inclusão de adicionais; programa atende mais de 18 milhões de famílias em março.
L
Após cinco anos, julgamento do caso Henry Borel começa nesta segunda-feira

Após cinco anos, julgamento do caso Henry Borel começa nesta segunda-feira

Monique Medeiros e “Dr. Jairinho” enfrentam júri popular no Rio de Janeiro; crime ocorrido em 2021 chocou o país por indícios de tortura e omissão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes fortalece produção de café em RO

Pedro Fernandes fortalece produção de café em RO

Entrega de 189 mil mudas beneficia produtores de três municípios e impulsiona a agricultura familiar com geração de renda e desenvolvimento regional.
L
Vereador Dr. Gilber acompanha avanço de obras de drenagem na Rua Benjamin Constant

Vereador Dr. Gilber acompanha avanço de obras de drenagem na Rua Benjamin Constant

Visita técnica com o secretário Thiago Cantanhede e o prefeito Léo Moraes marca o retorno ao local que sofria com alagamentos históricos; intervenção faz parte do cronograma de infraestrutura para 2026.
L
Cássio Gois impulsiona turismo na Corrida de Jerico em Cacoal

Cássio Gois impulsiona turismo na Corrida de Jerico em Cacoal

Evento reuniu mais de 20 mil pessoas no Complexo Beira-Rio e contou com apoio do deputado Cássio Gois, fortalecendo o turismo e a economia local.
L
Coluna Espaço Aberto – Coordenador da pré-campanha de Fúria arrisca dobrar a aposta no fio da navalha

Coluna Espaço Aberto – Coordenador da pré-campanha de Fúria arrisca dobrar a aposta no fio da navalha

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em RondôniaOPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em Rondônia

Artigo reúne análises sobre garimpo, disputas políticas, eleições 2026 e decisões ambientais, com críticas ao cenário atual no estado e no país.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por ameaçar companheira com faca em Porto Velho

Homem é preso por ameaçar companheira com faca em Porto Velho

Caso de violência doméstica na zona sul terminou com prisão após vítima fugir e acionar a polícia; suspeito foi contido com spray de pimenta.
14
Homem é baleado ao atender chamado em casa em RO

Homem é baleado ao atender chamado em casa em RO

Ataque aconteceu no bairro Satélite, em Candeias do Jamari; vítima foi atingida no tórax e socorrida ao hospital após ação de dupla em motocicleta.
16
Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia resulta na prisão de quatro criminosos

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia resulta na prisão de quatro criminosos

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia com a Força Tática do Mato Grosso resulta na prisão de quatro criminosos; grupo é investigado por homicídios no distrito de Guatá.
16
Operação Regresso mira facção por ataques em RO

Operação Regresso mira facção por ataques em RO

Forças estaduais e federais cumprem mandados para recapturar suspeitos ligados à onda de violência que atingiu Rondônia e marcou ações contra agentes e patrimônios.
16
Caminhão de leite tomba na RO-133 em Vale do Anari

Caminhão de leite tomba na RO-133 em Vale do Anari

Veículo perdeu o controle após instabilidade na pista rural, atingiu bueiro e tombou parcialmente na rodovia; motorista teve ferimentos leves.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia impulsiona pecuária leiteira em Itapuã do Oeste

Tecnologia impulsiona pecuária leiteira em Itapuã do Oeste

Propriedade familiar se torna referência após salto na produção de leite e redução de custos com apoio técnico e gestão rural.
L
Cedel do Jardim Santana avança com obra de R$ 3 milhões

Cedel do Jardim Santana avança com obra de R$ 3 milhões

Revitalização do espaço na zona Leste de Porto Velho atinge 42% e promete mais lazer, esporte e acessibilidade para a população.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAS): J A REFRIGERAÇÃO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS.
L
Ivy Atômica perde poderes em Invencível 4: entenda

Ivy Atômica perde poderes em Invencível 4: entenda

Reviravolta na nova temporada revela motivo da instabilidade da heroína, que fica fora de combate e impacta diretamente o rumo da história.
L
Tecnogame impulsiona pequenos negócios em Porto Velho

Tecnogame impulsiona pequenos negócios em Porto Velho

Evento movimentou economia local com vendas acima do esperado e garantiu renda extra para empreendedores durante programação na capital.
L
Jaru abre inscrições para Barco Cross e Caiaque

Jaru abre inscrições para Barco Cross e Caiaque

Competições no Rio Jaru terão percursos de até 5 km e programação com shows, praça de alimentação e atividades para toda a família.
L
Trânsito de Ji-Paraná ganha reforço com novos veículos

Trânsito de Ji-Paraná ganha reforço com novos veículos

Doação do Detran-RO entrega quatro veículos à AMT para ampliar fiscalização, melhorar sinalização e fortalecer a mobilidade urbana no município.
L
Tecnogame consolida Porto Velho como polo tecnológico

Tecnogame consolida Porto Velho como polo tecnológico

Evento reuniu multidões, fortaleceu a cultura geek e destacou a capital como referência em inovação, com organização segura e participação massiva do público.
L

Desbloqueando a criatividade ilimitada com IA para edição de vídeo e áudio: O futuro da criação de conteúdo sem esforço

Ferramentas com inteligência artificial estão revolucionando a produção de vídeos e áudios, tornando o processo mais rápido, acessível e com qualidade profissional.
L