O documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e Géssica Castro, estreia hoje, às 19h30, em Porto Velho. A produção apresenta o processo artístico de cinco importantes fazedores de cultura de Rondônia: Bira Lourenço, com sua pesquisa sonora; Ubiratan Suruí, o primeiro fotógrafo indígena do estado; Kali Tourinho, na musicalidade; e os artistas visuais Geraldo Cruz e Eryle Aguiar.
O filme propõe uma reflexão sobre a arte rondoniense como elemento de inclusão, diversidade e valorização cultural. “Mais do que um documentário sobre artistas, o ´Criativos´ é um olhar sobre o que a arte revela sobre nós mesmos. É sobre como cada um desses criadores traduz o território, o tempo e o sentimento de pertencer a esse lugar”, comenta Jordan Cruz, diretor da obra.
Após a exibição, a equipe técnica realizará um debate com o público sobre o processo de produção e finalização do documentário.
O curta-metragem foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo e é uma produção da Casaquatro, com equipe formada por: direção e fotografia de Jordan Cruz; codireção de Géssica Castro; roteiro de Ana Clara Duzanowski; produção de Talita Gusmão; operação de câmera de Kelvily Nascimento e Gabriel Uchida; fotografia still de Giovanna Régis; montagem de Rafael Carmo; pós-produção de Gualter Tabosa; coordenação de projetos de Bernardo Beduino; assessoria de comunicação de Juraci Júnior; e identidade visual de Elivelton Valeriano.






































