Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho
Filme “Criativos”, de Jordan Cruz, será exibido nesta quinta-feira (30) no Teatro Banzeiros, com entrada gratuita.
Por Casa do Rio - 50
Publicado em
foto - Casa do Rio
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Cinco artistas de Rondônia compartilham suas histórias e processos criativos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzido pela Casaquatro. O curta-metragem estreia nesta quinta-feira (30), às 19h30, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com entrada gratuita.
A produção apresenta os artistas Bira Lourenço, Geraldo Cruz, Ubiratan Suruí, Eryle Aguiar e Kali Tourinho, revelando suas inspirações, técnicas e espaços de criação. A obra oferece um olhar íntimo sobre o fazer artístico rondoniense e destaca como o ambiente amazônico influencia e fortalece suas trajetórias.
foto – Casa do Rio
Arte, identidade e resistência
Mais que um registro visual, “Criativos” se propõe a ser um manifesto sobre a relevância da arte rondoniense na construção de uma sociedade diversa, inclusiva e consciente de sua riqueza cultural.
Segundo o diretor Jordan Cruz, o documentário é também uma forma de resistência e valorização da produção artística local.
“Registrar essas histórias é, para mim, um ato de resistência e de cuidado. Porque olhar para os artistas de Rondônia é reconhecer que a Amazônia não é só floresta, é também pensamento, criação e poesia”, afirmou o diretor.
foto – Casa do Rio
Após a exibição, haverá um debate com a equipe técnica, que vai compartilhar bastidores e reflexões sobre o processo de produção e finalização da obra.
Produção e equipe técnica
O curta foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo. A produção é da Casaquatro, com direção e fotografia de Jordan Cruz, codireção de Géssica Castro e roteiro de Ana Clara Duzanowski.
foto – Casa do Rio
A equipe conta ainda com produção de Talita Gusmão, operação de câmera de Kelvily Nascimento e Gabriel Uchida, fotografia still de Giovanna Régis, montagem de Rafael Carmo, pós-produção de Gualter Tabosa, coordenação de projetos de Bernardo Beduino (B2B Produção Cultural), assessoria de comunicação de Juraci Júnior, identidade visual de Elivelton Valeriano e coordenação de lançamento de Val Barbosa.
Mostra “Brasil, Memórias de Guiné e de Urucum”, da artista Margot Paiva, acontece no Sesc Centro Cultural Gladstone com participação especial do músico Bira Lourenço.
Dom Benedito Araújo deixa a Diocese de Guajará-Mirim após 14 anos e assume a Diocese de Campo Maior; igreja local entra em vacância e aguarda nova nomeação papal definida pelo Papa Leão XIV.
Triângulo, Arigolândia e Caiari estão entre as regiões que ajudaram a formar a identidade cultural e urbana da capital, marcada pela diversidade de povos desde a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
A capital Porto Velho será a cidade mais atingida por chuvas de nível 3, com potencial para registrar alagamentos em diversos bairros. Entre os dias 20 e 26, a previsão aponta para volumes diários de chuva de 50 milímetros ou mais.
A primeira edição do Enamed revelou que 30% das faculdades avaliadas tiveram resultados insatisfatórios, o que gerará medidas como redução de vagas e suspensão do Fies.
o programa GIRO NEWS recebe Paulo Alberto Ferreira Neto, escritor que transforma o Rio Madeira em personagem central de uma obra que vai além da geografia e mergulha na alma da Amazônia.
O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
Prefeituras têm até 31 de janeiro para aderir à Estratégia Alimenta Cidades +1000, que promove inovação na busca por soluções alimentares saudáveis para os centros urbanos.
O parlamentar reuniu-se com o secretário da Seinfra para planejar ações de drenagem, pavimentação e manutenção viária que devem ser executadas ao longo de 2026.
Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
As fiscalizações ocorreram nas BRs 364 e 319, resultando na prisão de quatro homens e na recuperação de um veículo com registro de roubo durante ações de combate à criminalidade.
Um acidente fatal foi registrado na tarde desta terça-feira na avenida Guaporé, onde um homem perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar ajustar uma peça que carregava sob a roupa.
O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
O evento gratuito Compre Mais Aqui acontece nos dias 24 e 25 de janeiro para fortalecer o comércio local e oferecer promoções exclusivas em comemoração aos 111 anos da capital.
Estudo da Anfavea alerta para os riscos da montagem de veículos desmontados no Brasil, prevendo perdas bilionárias na arrecadação e no setor de autopeças.
A UNIR, Campus José Ribeiro Filho, continua classificada entre as 163 melhores do país. O resultado, impulsionado pelo bom desempenho dos acadêmicos, destaca a instituição e a diferencia das demais na Região Norte tanto públicas quanto privadas – que registraram os piores resultados em nível nacional.
A cidade de Ji-Paraná recebeu a habilitação de uma nova unidade do Cerest, elevando para cinco o número de centros especializados no estado e expandindo a assistência para mais de 40% dos municípios rondonienses.