A obra Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros, de Joesér Alvarez, já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro, formatos que buscam democratizar o acesso à literatura amazônica e aproximar o público das histórias e personagens da região.
O projeto foi contemplado no Edital nº 03/2024 LPG – Demais Linguagens – Bolsas Para Produção de Artes Integradas Rondoniense, por meio da Lei Paulo Gustavo, que incentiva produções culturais em Rondônia.
Lançamento oficial
O lançamento de Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros ocorreu em duas etapas. A primeira aconteceu em 10 de outubro, durante o evento multicultural Cinema, Literatura e Direitos Humanos. O segundo lançamento foi em 18 de outubro, na 5ª Conferência de Cultura de Porto Velho.
Em ambos os eventos, o autor realizou sessões de autógrafos e distribuiu exemplares impressos gratuitamente ao público.
A próxima sessão de autógrafos será no dia 28 de outubro de 2025, no auditório da Biblioteca do Campus da UNIR, localizado na BR-364, Km 9,5, a partir das 16h30, onde também serão distribuídos novos exemplares físicos.

Sobre o livro
A obra reúne histórias inspiradas em experiências reais de garimpeiros do rio Madeira, misturando ficção e memória. Com linguagem simples e regional, Alvarez utiliza o dialeto garimpeiro para retratar um cotidiano repleto de desafios, humor e acontecimentos inusitados.
“Caldeirão do Diabo” é uma coletânea que combina sensibilidade literária e documento histórico, resgatando as vozes dos trabalhadores que marcaram a história da Amazônia rondoniense.
Com essa iniciativa, Joesér Alvarez reforça o diálogo entre arte, memória e identidade, valorizando a cultura amazônica e promovendo a circulação do conhecimento literário.










































