O Slam Rondônia, Campeonato Estadual de Poesia Falada, aconteceu no último sábado (18) e elegeu Diordan Jheimes, de Ariquemes, como grande vencedor. Com a vitória, ele está classificado para representar Rondônia no Slam BR, que acontecerá em Brasília, em dezembro, reunindo poetas de todo o país.
O que é o Slam
O termo “Slam” vem do inglês e significa “um grande momento”. Ele designa os Poetry Slams, competições de poesias faladas com tempo máximo de três minutos. O formato, que se tornou viral, já conta com etapas locais, estaduais, nacionais e até internacionais.
Rondônia participa do circuito desde 2023, e esta é a primeira vez que um poeta do interior do estado representará Rondônia no Slam BR.
O campeão
Diordan Jheimes é poeta, educador e ativista. Ele venceu a etapa estadual, que contou com artistas de Porto Velho e Ariquemes, realizada na sede do Movimento da Juventude Indígena.
Ao comentar a vitória, Diordan afirmou:
“Acredito que participar de eventos como o Slam é uma oportunidade de mostrar a arte e cultura periférica, literária e nortista para mais pessoas. Também é uma forma de mostrar que, para nós da classe trabalhadora, produzir arte é possível e necessário. Agradeço aos organizadores e à minha mãe, que sempre me apoiou.”
Outros destaques
O Slam Rondônia também premiou:
- 2º lugar: Maria Lins
- 3º lugar: Castro
- 4º lugar: Neno
O evento foi apresentado por Carlos Mossoró e Laura G.
Etapas municipais e apoios
Para chegar à final estadual, os participantes passaram por etapas municipais. A Liga organizou o Slam Guaporé em Porto Velho, enquanto a Nzinga Arte realizou a etapa Slam da Pista em Ariquemes.
O evento final contou com apoio de diversas iniciativas, incluindo: Barras Maning Arretadas, Kanindé, Movimento da Juventude Indígena, SINJUR, Conectando Periferias e Movimento Hip Hop da Floresta.