A diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino, foi agraciada com o Prêmio Amigos do Cinema Infantil durante a 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada no sábado (11). A premiação reconhece a atuação de Pellegrino na consolidação de uma programação infantil de excelência na TV Brasil e o impulso dado ao setor com o edital de fomento Seleção TV Brasil.
Emocionada, Pellegrino afirmou: “Se existe uma cena especial para receber o Prêmio de Amiga do Cinema Infantil, é esta. Estou muito feliz e grata. E divido esse prêmio com toda a equipe que trabalha diariamente para que a gente alcance essa relevância.”
TV Brasil Animada
O prêmio destaca a liderança de Pellegrino na curadoria e fortalecimento da faixa TV Brasil Animada, que hoje oferece 33 horas semanais de conteúdo infantil, tornando-se referência nacional na exibição de animações brasileiras. A programação vai ao ar de segunda a sexta, das 7h às 12h30, com produções que combinam aprendizado e entretenimento.
Entre as atrações estão animações aclamadas como Galinha Pintadinha Mini, Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas, Meu AmigãoZão, Peixonauta e O Show da Luna!. A faixa também conta com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem, além de não exibir publicidade voltada ao consumo infantil.
Conteúdo independente e streaming
A TV Brasil também valoriza produções independentes, exibindo obras selecionadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), como Sonhos e Sapatilhas, Palaloos e Lupita no Planeta de Gente Grande. O canal oferece ainda acesso gratuito às produções pelo aplicativo TV Brasil Play, permitindo que crianças e famílias assistam a séries, desenhos e programas educativos a qualquer momento. Entre eles estão A Turma do Pererê, Carrapatos e Catapultas, Dango Balango e ABZ do Ziraldo, entre outros.
Premiação
O Prêmio Amigos do Cinema Infantil, criado em 2005, reconhece pessoas que contribuem para o desenvolvimento do cinema voltado a crianças e jovens no Brasil. Entre os homenageados estão nomes como o cartunista Ziraldo, o poeta Manoel de Barros e a diretora do FICI, Carla Camurati.