O documentário “Rondônia: em rito e fé” conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Documental durante a 1ª Feira do Audiovisual da Amazônia Criativa, realizada em Macapá (AP). O evento reuniu 10 projetos dos sete estados da Região Norte, em uma celebração do cinema amazônico.
A produção acompanha a romaria fluvial do Divino Espírito Santo no Vale do Guaporé, reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia. As gravações ocorreram entre abril e junho de 2025, em comunidades quilombolas e ribeirinhas de Rondônia e em cidades fronteiriças da Bolívia. O filme está em fase de pós-produção, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026.
Para o diretor e roteirista Juraci Júnior, a conquista representa um marco para o audiovisual rondoniense.
“Nós estamos em um estado que é invisibilizado de várias maneiras, e a arte tem esse poder de romper padrões. Conseguimos contar nossas histórias e tocar muitas pessoas por onde passamos”, destacou.
Formação e mercado
Durante o evento, realizado de 23 a 27 de setembro, diretores e produtores participaram de um treinamento intensivo em apresentações de projetos (pitches), ministrado pelo cineasta Vítor Lopes. As obras foram apresentadas a importantes players do mercado nacional, como Canal Brasil, Canal Curta, Olha Distribuição e Fistaile.
Apoio e financiamento
O documentário foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Audiovisual – Fomento para Produção de Webséries, Médias e Longas-Metragens e Distribuição.