O espetáculo “O Pesadelo da Borboleta” inicia em setembro e outubro de 2025 uma circulação gratuita em Porto Velho, com apresentações em escolas, instituições sociais e espaços culturais. A dramaturgia mistura poesia, música ao vivo e elementos autobiográficos, contando a história de uma pintora reclusa em seu ateliê que, ao adormecer, revisita memórias da infância em uma metáfora sobre o ciclo de vida da borboleta.
A montagem traz referências de Graciliano Ramos, Mia Couto, Frida Kahlo, Sophia Andresen, Paula Rego e Matheus Arcaro, e integra o projeto Circulando a Gente Transforma, que busca ampliar o acesso à arte e estimular reflexões sobre existencialismo e “metamorfose humana”.
Programação nas escolas e instituições
-
ACUDA (Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e do Egresso)
-
Escola EEEFM Cap. Cláudio Manoel da Costa – 22 de setembro
-
Escola EEEFM Getúlio Vargas – 23 de setembro
-
Escola EEEFM Prof. Daniel Néri da Silva – 24 de setembro
Além das apresentações educativas, a peça será aberta ao público no Teatro Banzeiros, nos dias 3 e 4 de outubro, às 20h. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão. A classificação é de 12 anos, com intérprete de Libras para garantir acessibilidade.
Trajetória nacional e internacional
“O Pesadelo da Borboleta” já percorreu festivais relevantes, como o Fentepp, em Presidente Prudente, e o FETAM, em Manaus, além de integrar o Madeira Festival de Teatro em 2025.
No exterior, a peça teve estreia na sede do Odin Teatret, na Dinamarca, e participou do Festival Maestros y Legados, no México, ampliando sua projeção internacional.
Em Porto Velho, o espetáculo já foi apresentado no ponto de cultura Caixa Mágica, coordenado pelo artista e produtor Raoní Amaral, reforçando sua conexão com o público local.