O FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia realiza sua 2ª edição entre os dias 25 e 29 de agosto. O festival exibirá filmes em escolas públicas das cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e fomentar o olhar crítico dos estudantes. A iniciativa é uma realização da Associação Ambientalista Verde Vida, contemplada no Edital nº 06/2024 – SEJUCEL/SIEC da Lei Paulo Gustavo.
Além da exibição de animações, a programação inclui ações formativas como oficinas de Pixilation e rodas de conversa sobre os desafios de fazer cinema de animação na Amazônia. O festival também homenageará o professor e cineasta Marcos Magalhães, criador do Ratinho de massinha do programa Castelo Rá-Tim-Bum.
Destaques da programação
A diretora da Associação Ambientalista Verde Vida, Izadora Jemima, ressaltou a importância do evento para difundir o cinema de animação rondoniense e usá-lo como uma ferramenta educativa. Ela destacou que o festival foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
Entre as produções selecionadas de várias partes do Brasil, o festival exibirá três animações de Rondônia:
- “Nazaré: do verde ao barro“, de Juraci Júnior, que conta a história de uma família que constrói uma relação de afeto e respeito com a Amazônia.
- “Pela Água, Sempre!“, de Douglas de Magalhães e Juraci Júnior, que destaca o ciclo da água na região.
-
“Planeta Fome“, de Édier William, que retrata a história de uma mulher negra e mãe solo que luta contra a miséria.