O CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia tem se comprometido com a acessibilidade, oferecendo sessões com recursos como legendas para surdos e ensurdecidos, audiodescrição para pessoas com deficiência visual e acessos físicos adequados. Essa iniciativa visa garantir que todos os públicos possam desfrutar da experiência do cinema.
Em 6 de agosto, a importância dessas ações foi destacada durante uma sessão em que o ator Guilherme Sussuarana, protagonista do curta “E assim aprendi a voar“, participou de um bate-papo. Ele ressaltou como o cinema pode abrir portas para outras pessoas com deficiência. “O cinema pode abrir portas para outras pessoas com deficiência, para que a gente possa ter mais espaço e cinema voltado para as pessoas com deficiência“, afirmou o ator. A sessão contou com a presença de familiares e amigos, que compartilharam os desafios enfrentados pela comunidade de pessoas com deficiência, seja na estrutura física ou nas atitudes das pessoas.
Programação e encerramento
A comunidade surda também teve um momento de destaque, discutindo em Libras o filme “Nem toda história de amor termina em morte“. A programação oficial do 3º CINE RO encerra neste sábado, 9 de agosto, com a cerimônia de premiação e a exibição do curta de animação “Planeta Fome“, dirigido por Edier William, no Espaço Cultural Tapiri. O festival continua em formato virtual e com sessões especiais em escolas e no baixo Madeira.