O Boi-Bumbá Estrela de Fogo, fundado em 16 de janeiro de 2016 no bairro Lagoa, em Porto Velho, promete emocionar o público no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema Caboclo da Amazônia. O espetáculo, que exalta a força, a mística e a ancestralidade dos povos amazônicos, será apresentado no dia 6 de agosto, às 22h05, no Parque dos Tanques.
O evento, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), segue até o dia 10 de agosto, com entrada gratuita e programação diversificada de atrações culturais.
Criado a partir de uma reunião de amigos, o Estrela de Fogo tem como missão fomentar a cultura entre crianças, jovens e adolescentes. O grupo é presidido por Alex Moisés, liderança cultural que atua desde a fundação. Atualmente, o boi reúne cerca de 200 brincantes, com 12 membros na equipe principal e 20 coordenadores. Os ensaios acontecem diariamente, às 21h30, na sede da agremiação.
Neste ano, o espetáculo vai contar a história do caboclo ribeirinho, do pescador, do farinheiro e dos artesãos, retratando o cotidiano de quem vive às margens dos rios e matas da Amazônia. “Vamos apresentar as lendas e histórias vividas por quem carrega a essência da nossa floresta”, destacou Alex Moisés.
Desde a estreia, o Estrela de Fogo marca presença no Flor do Maracujá e em eventos culturais pelo estado. Em 2016, o grupo representou Rondônia na Feira Internacional da Ambev, levando a cultura local para além das fronteiras. Além das apresentações, o boi desenvolve um trabalho social e pedagógico, ensinando a confecção de instrumentos da marujada e das indumentárias típicas, mantendo viva a tradição da lenda da morte e ressurreição do boi, com influência das tradições maranhense e parintinense, adaptadas à Amazônia.
Para o secretário da Sejucel, Paulo Higo, o Flor do Maracujá é um símbolo de identidade cultural. “O trabalho do Estrela de Fogo é um exemplo inspirador de como a cultura pode transformar comunidades e valorizar nossas raízes”, reforçou.