A quadrilha Explosão Junina está de volta à arena do Arraial Flor do Maracujá 2025, prometendo uma apresentação cheia de surpresas e emoção. Com o tema “São João de Todos os Tempos”, o grupo propõe um resgate das tradições juninas ao longo da história, unindo diferentes épocas em um espetáculo único e envolvente.
Fundada em 2010 no bairro Tucumanzal, em Porto Velho, a Explosão Junina atualmente ensaia em um condomínio localizado na Estrada do Santo Antônio, na capital. Após um período de inatividade entre 2013 e 2020, a agremiação retornou às atividades com força total e conquistou o 7º lugar nas eliminatórias de 2024 com sua formação adulta.

Participação no Flor do Maracujá
A apresentação da quadrilha será na sexta-feira, 1º de agosto, às 23h35, no Parque dos Tanques, durante a 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, que ocorre entre os dias 1º e 10 de agosto. A Explosão Junina competirá apenas na categoria adulta, com 21 pares e um total de 42 brincantes.
Segundo Duda Lello, presidente da agremiação, a proposta é estabelecer um “diálogo entre o São João do passado e o São João do presente”, trazendo à arena uma performance que mistura tradição, inovação e forte apelo emocional. “Prometemos uma apresentação encantadora, cheia de surpresas para o público”, afirmou.
Destaques e estrutura do grupo
Apesar de ainda não ter conquistado títulos no Flor do Maracujá, a Explosão Junina já foi premiada com sua quadrilha mirim em outros eventos, como o Arraial Flor de Cacto e o Arraialeste. A equipe técnica da quadrilha conta com 10 coordenadores, 12 membros na diretoria e um marcador, responsável pela condução das coreografias.
Os ensaios são realizados de segunda a sábado, das 19h30 às 22h30, na quadra do condomínio onde estão sediados.
Valorização da cultura popular
O governador Marcos Rocha destacou que o Flor do Maracujá é um símbolo da identidade cultural rondoniense, promovendo o pertencimento e valorizando os artistas locais. Já o secretário da Sejucel, Paulo Higo, ressaltou que a Explosão Junina “representa o compromisso com a valorização da cultura junina e o envolvimento comunitário”.