O Festival de Cinema de Rondônia — Cine RO 2025 — transforma o mês de agosto em uma grande celebração do audiovisual em Porto Velho. Com exibições gratuitas em praças públicas, escolas, comunidades e no Teatro Guaporé, o evento oferece ao público o acesso a 130 filmes selecionados entre as 1.723 inscrições recebidas nesta 3ª edição, recorde histórico do festival.
A programação é totalmente gratuita, com foco na democratização da cultura e na formação audiovisual, trazendo obras do Brasil e do mundo. O evento será realizado em formato híbrido, permitindo acesso tanto presencial quanto virtual, por meio da plataforma Itaú Cultural Play, que também premiará o melhor filme com R$ 15 mil.
Mostras competitivas e temáticas
Entre os destaques da programação estão a Mostra Competitiva, que premiará os melhores filmes com o Troféu Boto Dourado e valores em dinheiro, além das mostras paralelas, que abordam temas diversos e valorizam múltiplas narrativas e culturas. A Mostra Amazônica, por exemplo, estará disponível online, ampliando o alcance das produções regionais.
“O Cine RO é mais do que um festival, é um projeto de acesso à arte, à formação cultural e ao fortalecimento da identidade amazônica”, destaca a produção do evento.
Incentivo à cultura com apoio federal e estadual
A 3ª edição do Cine RO foi contemplada pelo Edital nº 06 da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Lei Rouanet, e tem produção da Zenital Produções, coprodução da Funcer e patrocínio do Itaú. A realização é da FEDEC, da Sejucel, do Governo de Rondônia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
A programação completa, horários e locais das sessões podem ser conferidos no site oficial ou no Instagram @festcinero.