O Boi Mirim Estrelinha completa 40 anos em 2025 como um dos principais símbolos da cultura popular de Porto Velho. Fundado em 1985 por Edna Sarmento e Margarida Caúla, o grupo prepara uma grande apresentação no 41º Arraial Flor do Maracujá, que será realizado de 1º a 10 de agosto na capital rondoniense.
Com o enredo “Estrelinha, a Nossa Tradição. Viva o Folclore!”, a agremiação promete emocionar o público e manter viva a tradição do boi-bumbá. Atualmente sediado no Bairro Ulisses Guimarães, o Boi Mirim Estrelinha reúne 85 integrantes entre crianças, jovens e adultos, em ensaios de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Flor do Maracujá é mais que uma festa: é cidadania e pertencimento. “Essas manifestações preservam nossas raízes e fortalecem a identidade do povo”, disse. O secretário da Sejucel, Paulo Higor, reforçou o compromisso com o fortalecimento das agremiações folclóricas.
Edson Sarmento de Souza, presidente do Estrelinha, destaca o papel comunitário do grupo. “Representamos famílias e uma comunidade que acredita na força da cultura. O folclore é um patrimônio vivo que deve ser celebrado e respeitado”, afirmou.
O Flor do Maracujá é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Sejucel, e reúne os principais grupos folclóricos do estado, valorizando a cultura popular e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população.