No dia 22 de abril de 2025, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoveu o I Seminário Literatura, Leitura, Direitos Humanos e Iberoamérica: Leitura Pública de Obras Literárias, em comemoração ao Dia do Livro e ao Dia do Livro Infantil. A atividade aconteceu no Campus de Porto Velho, no Bloco 1J do prédio Ana Maria, com a presença de docentes, discentes, técnicos e comunidade externa.

Coordenado pela Professora Patrícia Helena dos Santos Carneiro (DALE) e pelo Professor Júlio César Barreto Rocha (DALV), o evento fez parte da disciplina Literatura Infantojuvenil, do curso de Letras-Espanhol, e esteve vinculado ao Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades (FiloM).
A programação do evento, que aconteceu ao longo de todo o dia, foi a seguinte:
🔹 9h – Abertura oficial com as boas-vindas da Diretora do Núcleo de Ciências Humanas (NCH) e do coordenador do Grupo FiloM.
🔹 9h30 – Conferência de Abertura com a participação especial da escritora e professora Dra. Nair Gurgel do Amaral, que abordou o tema Letramento Literário e Formação de Leitores. Sua fala trouxe reflexões sobre a importância da leitura como prática social, pedagógica e cidadã, emocionando e inspirando os presentes.
🔹 10h30 – Início da Leitura Pública de trechos de clássicos literários, conduzida por acadêmicos da disciplina.
🔹 11h40 – Intervalo para almoço.
🔹 14h – Mesa-redonda com o tema A formação de leitores e o livro infantil, conduzida pelas professoras Dra. Raquel Aparecida Dal Cortivo (DALV/UNIR) e Dra. Juliana Bevilacqua Maioli (DALE/UNIR), que discutiram estratégias de incentivo à leitura e os desafios na formação de leitores desde a infância.
🔹 15h às 16h45 – Leitura Pública participativa de trechos das obras Dom Quixote de La Mancha e Reinações de Narizinho, realizada por discentes, docentes, técnicos e membros da comunidade.
🔹 17h – Sorteio de livros entre os participantes.
🔹 17h15 – Conferência de Encerramento com o Professor Mestre Antônio Cândido da Silva, que falou sobre Literatura e História, relacionando suas experiências como escritor e historiador de Rondônia.
O seminário proporcionou uma rica jornada de conhecimento, cultura e troca de experiências, reunindo a comunidade acadêmica e o público externo em torno da literatura. A presença especial da escritora Nair Gurgel do Amaral abrilhantou ainda mais o evento, que reafirmou o papel da leitura como ferramenta de transformação social e promoção dos direitos humanos.