SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Ação comunitária nas aldeias São Luís e Serrinha impulsiona agricultura familiar com Ater Indígena em Rondônia

O programa Degusta Rondônia 80+ é um incentivo do governo estadual ao desenvolvimento da cafeicultura

Por Wania Ressutti/Secom/Gov-RO-010

Publicado em 

Ação comunitária nas aldeias São Luís e Serrinha impulsiona agricultura familiar com Ater Indígena em Rondônia - News Rondônia
Foto: Robson Paiva

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar indígena e oferecer suporte técnico para aprimoramento das práticas agrícolas das comunidades São Luís e Serrinha, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 18 e 19 de março, o 1º mutirão Ater de atendimento local, no âmbito do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (Ater Indígena), na Aldeia Indígena Terra Rio Branco, localizada em Alta Floresta d’Oeste.

O projeto Ater Indígena integra a execução de assistência técnica especializada, oferecida gratuitamente pelo governo estadual aos produtores da agricultura familiar. A atividade vem sendo realizada em parceria entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que promovem ações direcionadas às especificidades de cada comunidade indígena.

Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “com essa abordagem personalizada é possível reconhecer as características únicas de cada etnia e da região atendida”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a promoção de políticas públicas eficazes contribui para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas no estado. “O trabalho desenvolvido pela gestão estadual junto às comunidades só tem demonstrado a importância e o potencial das populações indígenas à agricultura familiar e para Rondônia.”

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DIRECIONADA

O 1º Mutirão de Ater indígena destaca a necessidade de um olhar mais atento às demandas dos povos indígenas, visando levar um atendimento especializado ao mesmo tempo em que absorve o conhecimento que estes trazem de suas raízes. Por isso, um dos principais focos do mutirão foi levar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural produtivo, para que essas famílias possam ter condições de ampliar e diversificar suas lavouras.

A primeira ação se concentrou na comunidade São Luís, onde os técnicos da Emater-RO emitiram o Certificado de Aptidão Familiar (CAF), documento essencial para acesso aos programas governamentais de incentivo à agricultura. Os agricultores também participaram da oficina de torra de café do programa Degusta Rondônia 80+, um dos carro-chefe do desenvolvimento da cafeicultura rondoniense, e que vem transformando a realidade de Rondônia em um dos maiores produtores de café Robusta do país.

CAPACITAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTO

A comunidade indígena recebeu da Emater-RO capacitação e orientação técnica para aprimoramento das lavouras. Foi oportunizado, ainda aos participantes, a troca de conhecimentos sobre boas práticas, visando aumentar a qualidade e produtividade das colheitas. “Os povos indígenas estão se destacando cada vez mais na produção de forma sustentável expressivo, e nosso papel é garantir que as políticas públicas de governo cheguem até eles, além de aprender com eles”, ressaltou o diretor-presidente da Emater-RO.

Um dos destaques da ação foi a participação da família Aruá, conhecida por suas conquistas em concursos de cafés especiais. A história da família, que vive nas Terra Indígenas Rio Branco, evidencia a importância da extensão rural para a valorização da produção local, unindo conhecimento tradicional e técnica especializada.

Além da comunidade São Luiz, os extensionistas também se dedicaram à Comunidade Serrinha. Nessa comunidade, as ações foram focadas no cadastramento das famílias no Programa de Aquisição de Alimentos para os povos indígenas (PAA-Indígena), garantindo acesso a mercados institucionais para a comercialização de seus produtos. Além disso, os produtores participaram de uma oficina sobre preparo de café de qualidade, que contribuiu para agregar valor ao produto final.

RESULTADOS ALCANÇADOS

O 1º mutirão de Ater indígena na região da Aldeia Indígena Terra Rio Branco contou com a participação de cinco agrônomos e um biólogo, que levaram conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável aos povos indígenas de Rondônia. Mais do que ensinar, os profissionais da Emater-RO destacaram que, o mutirão proporcionou um aprendizado mútuo. A interação entre técnicos e agricultores reforçou a importância da agricultura familiar e valorização da cultura indígena, combinando saber tradicional com técnicas modernas, receita fundamental para o fortalecimento da produção rural indígena e à promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Durante os dois dias de atividades, a ação da Emater-RO teve impactos positivos com a entrega de 43 Certificados de Aptidão Familiar, documentação de 20 CAF’s, organizadas para elaboração e entrega nos próximos dias, garantindo a continuidade dos atendimentos de forma programada, e realizou oficinas técnicas, capacitando produtores indígenas para fortalecimento da agricultura familiar local. A ação deverá ser estendida às demais comunidades indígenas, dando continuidade ao projeto Ater indígena e, proporcionando a todos, a oportunidade de investir em suas produções e garantir seu sustento familiar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boi-Bumbá Mimoso exalta a cultura e a resistência no Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Mimoso exalta a cultura e a resistência no Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Mimoso leva tema indígena “Yby-marãey: Terra Sem Males” ao Arraial Flor do Maracujá, destacando resistência cultural em Rondônia.
L
Rosas de Ouro brilha no Flor do Maracujá e leva lendas e ensaios ao Parque dos Tanques, em Porto Velho

Rosas de Ouro brilha no Flor do Maracujá e leva lendas e ensaios ao Parque dos Tanques, em Porto Velho

A quadrilha Rosas de Ouro participa da 41ª edição do Flor do Maracujá, destacando o folclore de Rondônia com o tema “Rio Madeira, águas da minha vida”.
L

Marronzinho leva mensagem pela Amazônia preservada ao Flor do Maracujá 2025

Com tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, Boi-Bumbá Marronzinho destaca consciência ambiental no tradicional Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho.
L

Boi-Bumbá Estrela de Rondônia estreia no Flor do Maracujá 2025 com tema que celebra raízes amazônicas

Nova agremiação leva ao Parque dos Tanques a força da cultura popular no maior arraial de Rondônia
L

Jucadiro celebra cultura nordestina no Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

Quadrilha junina reforça diversidade cultural com o tema “São João, ele e o sertão” e promete emocionar o público no Parque dos Tanques
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Delson Xavier – Professor, advogado e pesquisador

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (18), às 18h, recebe o professor e advogado Delson Fernando Barcellos Xavier, referência em Direito e políticas públicas na região amazônica.
L

Povoado Nerd | Entrevista Clary Dee e Robinho Dee

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe os tatuadores Clary Dee e Robinho Dee, nomes conhecidos na cena da arte corporal em Rondônia.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Em entrevista ao Agenda News, Michela Barros apresenta os sabores mais amados da franquia e destaca o cuidado com cada detalhe da experiência do cliente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular em 13 localidades

Mais de 34 mil eleitores estão aptos a escolher representantes que integrarão lista tríplice para indicação dos futuros administradores distritais.
L
Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como "suprema humilhação"

Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como “suprema humilhação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter uma tornozeleira eletrônica instalada em Brasília, criticou as medidas cautelares do STF, classificando-as como uma “suprema humilhação” e negando qualquer intenção de deixar o país ou buscar asilo.
L

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

O criminoso teria informado que a motivação se deu porque no ano de 2017, foi agredido por Enoque dentro da penitenciária onde cumpriam pena, e na noite de ontem, foi ameaçado de morte pela vítima.
12
PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza a terceira prisão em flagrante por queimada ilegal em uma semana, durante a Operação Sentinelas da Amazônia 2025, reforçando o combate a crimes ambientais em Itapuã d’Oeste, Rondônia.
10
Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homem suspeito de envolvimento na execução de Enoque Correa Ribeiro, morto a tiros no bairro Lagoa nesta sexta-feira (18).
16
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Pagamentos começam no dia 24 de julho para quem teve descontos indevidos entre 2020 e 2025.
L
assinatura-da-concessao-da-br-364-marca-novo-capitulo-na-infraestrutura-de-rondonia

Assinatura da concessão da BR-364 marca novo capítulo na infraestrutura de Rondônia

Contrato foi celebrado nesta quinta-feira (18), em Brasília; mesmo antes da formalização, a Nova 364 já atuava com obras emergenciais em trechos críticos da rodovia.
L
AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União solicitou nesta sexta-feira (18) que o Google remova em até 24 horas anúncios falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, visando proteger candidatos de golpes e roubo de dados.
L
Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Parlamentares da oposição e do PL classificam as restrições impostas a Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes como “perseguição política disfarçada de ação judicial”, enquanto o presidente do Congresso descarta o fim do recesso parlamentar.
L

Educação de Porto Velho lidera transparência na gestão pública e serve de referência para outros órgãos

Semed reforça compromisso com informações claras no Portal da Transparência, ampliando o controle social
L

Porto Velho sinaliza áreas de risco para evitar acidentes com desbarrancamento em regiões ribeirinhas

Defesa Civil já mapeou 15 pontos críticos na boca do Jamari e avança com sinalizações em Jaci-Paraná
L

Jovens atletas de Porto Velho se destacam no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Medalhistas são alunas do Projeto Construindo Campeões, que já beneficiou mais de 1.500 alunos na capital em 2025
L

Operação Cidade Limpa já removeu mais de 70 mil toneladas de resíduos em Porto Velho

Mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura de Porto Velho intensifica ações para garantir qualidade de vida e infraestrutura urbana na capital.
L
Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Produção valoriza a tradição centenária do Vale do Guaporé e dá visibilidade à fé e cultura do povo quilombola afro-amazônico de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.