O Brasil possui uma grande pluralidade cultural, o que é uma vantagem, pois podemos contar com diversas expressões linguísticas, uma culinária diversificada em cada região, artesanatos com elementos de grande valor, vestimentas com identidades artísticas e artistas que buscam sempre inovar, mas também preservar a sua história, entre outros aspectos.
“O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.”
Fonte: Gov.br
Temos também significativas contribuições de uma miscigenação de povos, por meio das quais podemos aprender sobre costumes e tradições que enriquecem o Brasil, valorizando nossa história. Além disso, temos grandes exemplos de festas culturais, como o carnaval, festas folclóricas, festas juninas e o frevo. São manifestações que, além de contribuírem para a construção social, tornam-se um vínculo para o desenvolvimento da economia criativa local.
Celebramos também diversas expressões que compõem a cultura brasileira, como o teatro, a música, a dança e as artes visuais. A data propõe destacar a importância da preservação da nossa história, das diversas linguagens e movimentos no desenvolvimento do cidadão em vários âmbitos, começando pela área escolar.