SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

“Integra Arte: Cores, Movimento e Música na Comunidade” do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ji-Paraná inicia envolvendo público interno e externo

As atividades começaram no dia 18/09/2024, com oficinas e cursos. São Aulas de Instrumento Musical: Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Violão.

Por IFRO

Publicado em 

O Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (NAC/IFRO), Campus Ji-Paraná, iniciou o Projeto Integra Arte: Cores, Movimento e Música na Comunidade. São 56 vagas distribuídas entre os cursos de Instrumento Musical e de Artes Visuais, que estão sendo realizados pela comunidade interna e externa do campus. A ideia é promover a integração artística entre os estudantes com produções cênicas, visuais e musicais por meio do Núcleo de Arte e Cultura.

As atividades começaram no dia 18/09/2024, com oficinas e cursos. São Aulas de Instrumento Musical: Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Violão. E Encontro e Oficinas de Artes Visuais: Desenho, Pintura e Pintura Mural (grafite). Para as aulas de Violino, Viola e Violoncelo a ministrante é a aluna e Bolsista do NAC, Jaqueline Inacio Azevedo. Para as oficinas, cursos e encontros entre os artistas visuais, há colaboração de artistas locais: Otavio Miguel Chaves de Sousa (Artista Cênico e Visual, Mestre em Criação Artística Contemporânea e Coordenador da Auá Coletivo Artístico), Pâmela Caliope de Barros (Artista Plástica) e Jonatas Diogo Antunes (Artista Visual).

O projeto busca promover a universalidade nas artes, abrangendo diversas linguagens artísticas e beneficiando todos, independentemente de crença, raça, sexo ou classe social. Seu objetivo é democratizar o acesso à cultura e descentralizar as manifestações culturais na comunidade e entre os estudantes do IFRO. Segundo os coordenadores da ação, a integração de diferentes formas artísticas, como a música e artes visuais, é fundamental para o desenvolvimento cultural e intelectual.

Fernando Ferreira Pinheiro, Professor de Música e Coordenador do NAC e do Projeto Integra Arte, explica que “o projeto propõe a oferta de oficinas de instrumentos musicais, prática em conjunto, princípios básicos para violão e prática coletiva, além de promover encontros entre artistas visuais do desenho, da pintura e do grafite. Também visa a formar uma banda de música popular e uma camerata de cordas. A proposta é inclusiva e aberta a todos que desejam iniciar um curso em uma das linguagens artísticas oferecidas pelo projeto”.

Aluna do 1º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Iasmin Tinello Carvalho diz estar gostando muito da proposta do projeto, “sempre quis aprender violão e eu não tinha condições, então o curso foi como uma porta aberta para mim e estou amando essa oportunidade”.

Valdete Freitas (comunidade externa) comenta que também sempre teve muita vontade de aprender a tocar violão. “Mesmo com a minha idade já avançada os dedos já estão duros e não tenho muita facilidade para tocar. Porém, tenho muita vontade de aprender e esse projeto é muito importante para as pessoas que não têm condições de pagar aulas. É uma oportunidade única, que vai ajudar muitas pessoas”.

Andressa, aluna do 2º B do Curso Técnico em Química, acrescenta: “eu sempre tive o desejo de participar da banda desde a minha entrada no IFRO, eu estou tendo uma ótima experiência e gosto muito de poder participar, eu tenho um apego muito grande na área da música e isso me ajuda a ter mais experiência na área e é algo que eu gosto bastante”.

Já Giovanna Cezario Silva, aluna do 1º B do Técnico em Química e inscrita no projeto integra arte na linguagem visual, fala que “participar da experiência com as tintas é muito gratificante, estou amando aprender com os artistas de Ji-Paraná”. O projeto

O “Integra Arte: Cores, movimento e música” é uma iniciativa que busca promover o acesso à arte de maneira abrangente, oferecendo oficinas de Arte Visuais, de Instrumento Musical e Prática em conjunto. São ofertadas oficinas de instrumento de cordas friccionadas (violoncelo, violino e viola). Curso de Violão. Encontro entre artistas visuais. E Formação da Banda do Campus Ji-Paraná (Guitarra, violão, baixo, teclado e bateria). As vagas são direcionadas para a comunidade interna e externa, incluindo pessoas em vulnerabilidade social e ambiental e estudantes de escolas públicas do município de Ji-Paraná.

Dentro do projeto, o Campus Ji-Paraná tem firmado o compromisso de apresentar os produtos e serviços oferecidos à sociedade por meio de uma educação pública de qualidade. O período de realização é de setembro a dezembro de 2024.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vila Natalina encanta famílias e impulsiona empreendedores no Natal Porto Velho Luz

Vila Natalina encanta famílias e impulsiona empreendedores no Natal Porto Velho Luz

Vila Natalina encanta famílias e impulsiona empreendedores no Natal Porto Velho Luz
L
Yves's lança DVD ao vivo gravado no Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste

Yves’s lança DVD ao vivo gravado no Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste

Artista ouro-pretense apresenta registro audiovisual com sete faixas autorais e participações especiais
L
Papai Noel dos Correios: ainda há cartinhas para serem adotadas

Papai Noel dos Correios: ainda há cartinhas para serem adotadas

Mais de 110 mil cartas ainda esperam por padrinhos e madrinhas para tornar o Natal de crianças vulneráveis mais feliz
L
Ações culturais promovidas pelo governo de RO fortalecem identidade e valorizam artistas locais em 2025

Ações culturais promovidas pelo governo de RO fortalecem identidade e valorizam artistas locais em 2025

Investimentos, reformas e eventos ampliaram o acesso à arte, garantiram a preservação da memória e impulsionaram talentos rondonienses
L
Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Com mais de 550 atletas, Jomti 2025 abre programação destacando saúde, inclusão e convivência entre idosos em Porto Velho
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Resultados do Enamed e Revalida 2025/2 serão divulgados na próxima sexta-feira

Resultados do Enamed e Revalida 2025/2 serão divulgados na próxima sexta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira retificou o cronograma e a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica e da primeira etapa do Revalida será em 12 de dezembro.
L
Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

A Chamada Escolar 2026 organiza o fluxo de matrículas e orienta famílias sobre prazos e etapas para ingresso na Rede Estadual de Ensino
L

TJRO absolve Carlinhos Camurça por ausência de provas do fato criminoso

Decisão da 1ª Câmara Criminal reconhece que o processo não apresentou elementos que confirmassem o crime nos termos descritos na denúncia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável guia o discurso de Lula e a apresentação de propostas estratégicas até 2035.
L
CCJ Cidadã garante prêmio nacional da Unale à Assembleia Legislativa de Rondônia

CCJ Cidadã garante prêmio nacional da Unale à Assembleia Legislativa de Rondônia

A CCJ Cidadã foi eleita a melhor iniciativa de Atendimento ao Cidadão na 28ª Conferência da Unale, reforçando o protagonismo da Assembleia Legislativa de Rondônia no cenário nacional.
L
Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Deputada solicita transparência e informações sobre cumprimento da Lei 5.910/2024, que obriga a publicação dos nomes de agressores.
L
Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Parlamentar destinou R$ 500 mil para revitalização do espaço, que ganhará novas áreas de esporte, lazer e convivência
L
Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Parlamentar propõe estudo para estruturar políticas de proteção, fiscalização e apoio à causa animal
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PIZZARIA ITÁLIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Reajuste acompanha alta nos custos de produção e passa a valer em janeiro de 2026.
L
Startup Connect discute o papel do pesquisador empreendedor no desenvolvimento econômico

Startup Connect discute o papel do pesquisador empreendedor no desenvolvimento econômico

Pesquisador empreendedor ganha destaque ao mostrar como a ciência pode impulsionar negócios e inovação regional.
L
TRT-14 avança no cumprimento das recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

TRT-14 avança no cumprimento das recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

TRT-14 reforça a palavra-chave ao apresentar resultados e planejar novas ações até a próxima correição.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Yago e Mayter Luter: coquetelaria com alma amazônica

Yago e Mayter Luter: coquetelaria com alma amazônica

No Agenda News, os irmãos da I.S Bartender’s falam sobre drinks autorais, insumos regionais e o impacto da coquetelaria na cena cultural de Porto Velho.
L
Governo de RO realizou 7.394 atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em 2025

Governo de RO realizou 7.394 atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em 2025

Os atendimentos em saúde 2025 reforçam o compromisso do governo de Rondônia com comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas e regiões de difícil acesso
L
Nota A no ISP 2025 destaca avanço da previdência pública em Rondônia

Nota A no ISP 2025 destaca avanço da previdência pública em Rondônia

A Nota reforça a gestão eficiente e transparente do Iperon, reconhecida pelo Ministério da Previdência
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.