QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira” chega ao IFRO Campus Porto Velho Calama nesta sexta-feira (27)

Além de mostra cinematográfica, programação contará com sarau e lançamento de livro infantojuvenil

Por Assessoria de Comunicação e Eventos - ASCOM/IFRO

Publicado em 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, sedia na próxima sexta-feira (27 de setembro), o encerramento das atividades do Cine Itinerante: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”, com mostra de filmes, sarau e lançamento de livro infantojuvenil. O evento é gratuito e aberto ao público.

“O objetivo principal deste projeto é oportunizar a sétima arte, através do cinema itinerante, para três escolas municipais onde já foram realizadas as sessões: E.M.E.I.F. Areal da Floresta, no dia 21 de junho, E.M.E.I.E.F. Pé de Murici, no dia 5 de julho, E.M.E.I.E.F. Bilíngue Porto Velho, no dia 9 de agosto, e agora o projeto chega ao Campus Porto Velho Calama do IFRO”, informa a Coordenadora do projeto, Bibliotecária/Documentalista do Campus Calma, Cledenice Blackman. 

Conforme Blackman, o projeto é institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL – CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024, Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. Contudo, foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/FUNCULTURAL para seleção de projetos artísticos e culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho-RO, no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 8 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

Programação

A partir das 10h15, no auditório do IFRO, Campus Porto Velho Calama (localizado na Av. Calama, 4985 – Flodoaldo Pontes Pinto), ocorrerão duas sessões do cine itinerante. Na Sessão Cine I, será exibido o Curta-Metragem/Documentário “Resistência”, do Diretor Audiovisual, Juraci Junior. Na sequência, na Sessão Cine II, a exposição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”.  

Já às 18ll horas, também no auditório do Campus Porto Velho Calama, ocorrerá o Sarau Cultural de Artes Integradas: Do mar do Caribe à beira do Madeira. Com a participação e presença das seguintes artistas e instituições: Alice Maria Poltronieri (poetisa); Bira Lourenço (músico); Isabelle Davis (trancista); Profª Dra Nair Gurgel (Baladeira – exposição/venda de livros e artigos regionais); Joeser e Ariana Boaventura (Coletivo Madeirista); Professor Deivis Santos (poeta, compositor, professor do IFRO); Sarah Johnson e Leonilce de Nazaré Blackman (culinária barbadiana); e  Imagem do Interior (audiovisual); Temática Editora e Cursos (exposição/venda de livros), dentre outros.

A programação noturna também contará com o lançamento do livro infantojuvenil bilíngue “Do mar do Caribe à beira do Madeira: A travessia de uma família de Barbados para o Brasil/From the Caribbean sea to the Madeira’s bank: A family’s crossing from Barbados to Brazil (2024)”, de autoria da Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, que também é historiadora e desenvolve pesquisas na área.

O livro narra a história das famílias Blackman e Goodrich, imigrantes da ilha de Barbados para o Brasil no ano de 1910 para contribuir na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M.M.). E, consequentemente, na criação do município de Porto Velho/Rondônia. O livro é escrito em versão bilíngue (português e inglês).

Escola Bilíngue

No dia 9 de agosto, alunos e servidores da Escola Bilíngue Porto Velho receberam sessões do Cine Itinerante. Após a exibição do documentário, ocorreu um bate-papo, com tradução em Libras. Segundo a Professora Sirleia Araújo, atualmente são atendidos sete alunos surdos na instituição. Todos os professores sabem Libras e a escola oferece para todos o ensino da Língua Brasileira de Sinais.

“As crianças ouvintes aprendem também para se comunicar com eles. Isso é de fato a inclusão, com todo mundo falando, comunicando-se em Libras. Eu avalio como algo muito relevante a vinda do cine itinerante para a nossa escola, até mesmo porque nós temos um projeto político-pedagógico que contempla ações voltadas para as questões étnico-raciais. E o projeto do Mar do Caribe à Beira do Madeira traz na sua essência toda essa história regional, inclusive abordando a questão das etnias, das famílias que migraram, que construíram a Estrada de Ferro, as famílias tradicionais aqui do nosso estado, então para eles é algo muito rico conhecer um pouco mais”, comentou.

A Professora de Libras Cleidiane da Penha, que trabalha em todas as turmas do pré ao quinto ano, aprovou a atividade na escola. “Pensaram num filme que tem a tradução, né? Todas as músicas, toda a temática que ele traz, ele se reporta em língua de sinais. Então isso é muito rico. Também trouxe as imagens, e essa questão imagética para eles é fundamental. E teve a exposição do livro infantil, e que pode se pensar até num futuro próximo em fazer a tradução para a língua de sinais, uma vez que é uma língua própria, que tem uma própria gramática, diferente da língua portuguesa”, sugeriu.

Para a Professora Ruth Prudêncio da Silva Fortes Alves, que atua no pré-II matutino, a atividade proporcionou o conhecimento sobre a regionalidade de onde os alunos vivem.  “Eles vão perguntar muito depois, porque são bem curiosos. Então vai gerar discussão entre eles, e isso é ótimo, né?”, comentou.

Na visão da pequena Ana Valentina, o que mais chamou a atenção foi o trecho em que a atriz Negra Mari está em cena. A garota disse que iria contar para o pai a avó sobre o que aprendeu assistindo ao documentário e nos livros apresentados por Cledenice Blackman ao final da atividade.

A Vice-Diretora da escola, Itamar Braga, aprovou a atividade dizendo ser muito importante repassar para a comunidade estudantil os conhecimentos sobre os vários povos que vieram para Porto Velho ajudar na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Para que os alunos cresçam sabendo da cultura local, da cidade onde eles nasceram, onde eles vivem, e esse estímulo para o conhecimento da cultura local”, complementou.

Raízes do Projeto

Cledenice, autora do projeto, explica que ele nasceu na universidade (Unir), no bacharelado em História, e se estendeu por todas as fases e sua trajetória acadêmica: nos dois mestrados e no doutorado em Educação, que trouxe a cartografia da mulher afro-antilhana e sua descendência no contexto educacional e social de Rondônia. “Outras questões inéditas vieram à tona, como a de identidade, pertencimento e viver amazônida da população negra advinda do Caribe inglês, que antes das minhas investigações eram estudados como sendo os “barbadianos”, ou seja, de maneira universalizada, sendo que a comunidade de imigrantes das Antilhas inglesas era de diversas partes do Caribe inglês: Barbados, Granada, Trinidad e Tobago, São Vicente, Jamaica, Guiana Inglesa e outras”, comenta.

O trabalho de Blackman também levou ao centro do debate temas como: preconceito reproduzido em produções bibliográficas. “Havia um pensamento universal/eurocêntrico nas/sobre as produções bibliográficas, consequentemente, a partir da perspectiva decolonial, consegui romper com a desmistificação historiográfica e paradigmas cristalizados há mais de 100 anos sobre o olhar do imigrante do Caribe inglês que vinha para Amazônia em busca de melhores condições sociais/econômicas e em Porto Velho muitos foram introduzidos nos serviços da construção da E.F.M.M. (1907/1912)”, explica.

Segundo Cledenice, a partir desse movimento de pesquisa, surgiram várias produções envoltas na temática, como o Festival do mar do Caribe à beira do Madeira, o Cine Itinerante, além de produções literárias decoloniais. “Desse modo, o afro-antilhano/ribeirinho e seus descendentes têm seu local de guarda cultural de artes integradas ressignificadas”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Filme “O Diabo do Bar da Esquina” estreia em Porto Velho com lenda urbana e suspense sobrenatural

Filme “O Diabo do Bar da Esquina” estreia em Porto Velho com lenda urbana e suspense sobrenatural

Curta-metragem produzido em Rondônia resgata uma das histórias mais conhecidas da capital e terá lançamento gratuito no cinema e no YouTube, com sessão especial para imprensa.
L
Curta “Beira”, de Porto Velho, chega ao Festival de Clermont-Ferrand

Curta “Beira”, de Porto Velho, chega ao Festival de Clermont-Ferrand

Produção dirigida por Marcela Bonfim representa Rondônia e está entre os cinco curtas brasileiros selecionados para uma das principais vitrines internacionais do cinema mundial.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Escola de Samba Asfaltão celebra mais de uma década da Oficina de Percussão e inaugura novo espaço cultural em Porto Velho com apoio da Lei Paulo Gustavo.
L
Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Termo de cooperação entre Prefeitura de Porto Velho e Ifro garante preservação de acervo científico, amplia acesso ao conhecimento e impulsiona a criação de museu interdisciplinar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: Entrevista com Diretores de Esportes do Sindeprof

Programa Comunidade News entrevista diretores do Sindeprof sobre iniciativa esportiva que completa 36 anos e valoriza integração e trabalho coletivo.
L

Agenda News: Rock e diversão no Grego Pub

Música ao vivo, feijoada e promoções animam o fim de semana no Grego Original Pub em Porto Velho.
L
PGR dá aval a escolas cívico-militares mas veta pagamentos

PGR dá aval a escolas cívico-militares mas veta pagamentos

O procurador-geral Paulo Gonet considerou o modelo paulista constitucional, porém apontou irregularidade no bônus financeiro destinado aos militares.
L
Regis Dudena assume Secretaria de Reformas Econômicas da Fazenda

Regis Dudena assume Secretaria de Reformas Econômicas da Fazenda

O ex-secretário de apostas substitui Marcos Pinto no comando da área estratégica que cuida da política microeconômica e do crédito no país.
L
Toffoli decidirá sobre instância do caso Master após inquérito

Toffoli decidirá sobre instância do caso Master após inquérito

O gabinete do ministro divulgou nota para esclarecer a competência do STF no processo que investiga possíveis fraudes na compra do banco pelo BRB.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Haddad afirma que STF buscará caminhos sobre o caso Master

Haddad afirma que STF buscará caminhos sobre o caso Master

O ministro da Fazenda declarou que o presidente Lula defende uma resposta à sociedade e que as instituições devem utilizar mecanismos internos de saneamento.
L
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

O presidente realizou exames pré-operatórios em Brasília e deve passar pelo procedimento para substituir a lente natural do olho por uma transparente.
L
Governo sanciona lei com descontos de até 95% em multas ambientais após indicação de Pedro Fernandes

Governo sanciona lei com descontos de até 95% em multas ambientais após indicação de Pedro Fernandes

Programa Recam permite o parcelamento de débitos em até 120 vezes, oferecendo uma oportunidade de regularização para produtores rurais e empresas em Rondônia
L
Crise do leite em Rondônia: Cláudia de Jesus propõe estado de calamidade pública

Crise do leite em Rondônia: Cláudia de Jesus propõe estado de calamidade pública

Deputada estadual apresenta indicação ao Governo para proteger produtores diante da queda na produção e custos elevados no setor leiteiro
L
Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto a Jair Bolsonaro

Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto a Jair Bolsonaro

Ministro do STF cita risco às investigações para barrar contato entre condenado e investigado; senador Magno Malta também teve acesso negado à prisão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal investiga fraude no INSS com falsos indígenas

Polícia Federal investiga fraude no INSS com falsos indígenas

A Operação Monã desarticulou um esquema na Bahia que utilizava declarações falsas para obter aposentadorias e salários-maternidade de forma irregular.
L
Polícia Federal investiga origem de fake news sobre o Bolsa Família

Polícia Federal investiga origem de fake news sobre o Bolsa Família

Wellington Dias afirma que boatos sobre mudanças em programas sociais visam manipular beneficiários; ministro classifica a prática como crime.
L
Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas perto de faculdade

Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas perto de faculdade

Menores escondiam pedras de crack em caixas de chicletes no bairro Novo Ji-Paraná; flagrante ocorreu em supermercado abandonado durante patrulhamento.
12
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro JK

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro JK

Suspeito foi flagrado com 80 invólucros de entorpecentes e dinheiro durante patrulhamento em ponto conhecido pela venda de substâncias ilícitas na região.
14
Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Agentes atendiam denúncia de perturbação do sossego quando localizaram espingardas e drogas no Setor 03; proprietário do imóvel foi preso em flagrante.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal suspende cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

Justiça Federal suspende cobrança de pedágio na BR-364 em Rondônia

A decisão atende ao pedido da bancada federal de Rondônia e interrompe a tarifação após a Justiça identificar descumprimento de normas técnicas no contrato.
L
Carnaval: MPRO e shopping lançam campanha contra violência

Carnaval: MPRO e shopping lançam campanha contra violência

Ministério Público de Rondônia e Porto Velho Shopping iniciaram ação no carnaval para prevenir violência de gênero, com palestra e divulgação do protocolo “Não é Não”.
L
Nota de pesar: Falecimento de Maria Berenice Gomes do Carmo

Nota de pesar: Falecimento de Maria Berenice Gomes do Carmo

Velório acontece na Capela Lustre da Funerária Ramos e sepultamento será realizado no Cemitério Santo Antônio, em Porto Velho, reunindo familiares e amigos para a última despedida.
L
Vale Gás em Porto Velho: saiba como garantir o benefício pelo CadÚnico

Vale Gás em Porto Velho: saiba como garantir o benefício pelo CadÚnico

Prefeitura reforça a importância da atualização cadastral para que famílias de baixa renda acessem o auxílio federal para compra do gás de cozinha
L
Pomadas capilares: Agevisa reforça cuidados para o Carnaval em Rondônia

Pomadas capilares: Agevisa reforça cuidados para o Carnaval em Rondônia

Agência Estadual de Vigilância em Saúde alerta sobre riscos de cegueira temporária e orienta foliões sobre o uso seguro de modeladores durante as festividades
L
RO-391 e RO-133 recebem serviços de roçagem mecanizada para ampliar segurança viária

RO-391 e RO-133 recebem serviços de roçagem mecanizada para ampliar segurança viária

Governo intensifica roçagem nas rodovias estaduais para melhorar a visibilidade de motoristas e combater o crescimento da vegetação no período chuvoso
L
Trabalho escravo urbano supera o rural pela primeira vez no Brasil

Trabalho escravo urbano supera o rural pela primeira vez no Brasil

Balanço de 2025 aponta que 68% dos resgates ocorreram em centros urbanos, com destaque para a construção civil; Mato Grosso lidera ranking de vítimas.
L

Recebimento da Licença Ambiental: EUVALDO FORONI

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 159574
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 112 SOL /DLA
L
Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Governo de Rondônia abriu inscrições para expositores da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, maior feira do agronegócio do Norte, com prazo até 20 de fevereiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.