QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira” chega ao IFRO Campus Porto Velho Calama nesta sexta-feira (27)

Além de mostra cinematográfica, programação contará com sarau e lançamento de livro infantojuvenil

Por Assessoria de Comunicação e Eventos - ASCOM/IFRO

Publicado em 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, sedia na próxima sexta-feira (27 de setembro), o encerramento das atividades do Cine Itinerante: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”, com mostra de filmes, sarau e lançamento de livro infantojuvenil. O evento é gratuito e aberto ao público.

“O objetivo principal deste projeto é oportunizar a sétima arte, através do cinema itinerante, para três escolas municipais onde já foram realizadas as sessões: E.M.E.I.F. Areal da Floresta, no dia 21 de junho, E.M.E.I.E.F. Pé de Murici, no dia 5 de julho, E.M.E.I.E.F. Bilíngue Porto Velho, no dia 9 de agosto, e agora o projeto chega ao Campus Porto Velho Calama do IFRO”, informa a Coordenadora do projeto, Bibliotecária/Documentalista do Campus Calma, Cledenice Blackman. 

Conforme Blackman, o projeto é institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL – CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024, Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. Contudo, foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/FUNCULTURAL para seleção de projetos artísticos e culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho-RO, no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 8 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

Programação

A partir das 10h15, no auditório do IFRO, Campus Porto Velho Calama (localizado na Av. Calama, 4985 – Flodoaldo Pontes Pinto), ocorrerão duas sessões do cine itinerante. Na Sessão Cine I, será exibido o Curta-Metragem/Documentário “Resistência”, do Diretor Audiovisual, Juraci Junior. Na sequência, na Sessão Cine II, a exposição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”.  

Já às 18ll horas, também no auditório do Campus Porto Velho Calama, ocorrerá o Sarau Cultural de Artes Integradas: Do mar do Caribe à beira do Madeira. Com a participação e presença das seguintes artistas e instituições: Alice Maria Poltronieri (poetisa); Bira Lourenço (músico); Isabelle Davis (trancista); Profª Dra Nair Gurgel (Baladeira – exposição/venda de livros e artigos regionais); Joeser e Ariana Boaventura (Coletivo Madeirista); Professor Deivis Santos (poeta, compositor, professor do IFRO); Sarah Johnson e Leonilce de Nazaré Blackman (culinária barbadiana); e  Imagem do Interior (audiovisual); Temática Editora e Cursos (exposição/venda de livros), dentre outros.

A programação noturna também contará com o lançamento do livro infantojuvenil bilíngue “Do mar do Caribe à beira do Madeira: A travessia de uma família de Barbados para o Brasil/From the Caribbean sea to the Madeira’s bank: A family’s crossing from Barbados to Brazil (2024)”, de autoria da Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, que também é historiadora e desenvolve pesquisas na área.

O livro narra a história das famílias Blackman e Goodrich, imigrantes da ilha de Barbados para o Brasil no ano de 1910 para contribuir na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M.M.). E, consequentemente, na criação do município de Porto Velho/Rondônia. O livro é escrito em versão bilíngue (português e inglês).

Escola Bilíngue

No dia 9 de agosto, alunos e servidores da Escola Bilíngue Porto Velho receberam sessões do Cine Itinerante. Após a exibição do documentário, ocorreu um bate-papo, com tradução em Libras. Segundo a Professora Sirleia Araújo, atualmente são atendidos sete alunos surdos na instituição. Todos os professores sabem Libras e a escola oferece para todos o ensino da Língua Brasileira de Sinais.

“As crianças ouvintes aprendem também para se comunicar com eles. Isso é de fato a inclusão, com todo mundo falando, comunicando-se em Libras. Eu avalio como algo muito relevante a vinda do cine itinerante para a nossa escola, até mesmo porque nós temos um projeto político-pedagógico que contempla ações voltadas para as questões étnico-raciais. E o projeto do Mar do Caribe à Beira do Madeira traz na sua essência toda essa história regional, inclusive abordando a questão das etnias, das famílias que migraram, que construíram a Estrada de Ferro, as famílias tradicionais aqui do nosso estado, então para eles é algo muito rico conhecer um pouco mais”, comentou.

A Professora de Libras Cleidiane da Penha, que trabalha em todas as turmas do pré ao quinto ano, aprovou a atividade na escola. “Pensaram num filme que tem a tradução, né? Todas as músicas, toda a temática que ele traz, ele se reporta em língua de sinais. Então isso é muito rico. Também trouxe as imagens, e essa questão imagética para eles é fundamental. E teve a exposição do livro infantil, e que pode se pensar até num futuro próximo em fazer a tradução para a língua de sinais, uma vez que é uma língua própria, que tem uma própria gramática, diferente da língua portuguesa”, sugeriu.

Para a Professora Ruth Prudêncio da Silva Fortes Alves, que atua no pré-II matutino, a atividade proporcionou o conhecimento sobre a regionalidade de onde os alunos vivem.  “Eles vão perguntar muito depois, porque são bem curiosos. Então vai gerar discussão entre eles, e isso é ótimo, né?”, comentou.

Na visão da pequena Ana Valentina, o que mais chamou a atenção foi o trecho em que a atriz Negra Mari está em cena. A garota disse que iria contar para o pai a avó sobre o que aprendeu assistindo ao documentário e nos livros apresentados por Cledenice Blackman ao final da atividade.

A Vice-Diretora da escola, Itamar Braga, aprovou a atividade dizendo ser muito importante repassar para a comunidade estudantil os conhecimentos sobre os vários povos que vieram para Porto Velho ajudar na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Para que os alunos cresçam sabendo da cultura local, da cidade onde eles nasceram, onde eles vivem, e esse estímulo para o conhecimento da cultura local”, complementou.

Raízes do Projeto

Cledenice, autora do projeto, explica que ele nasceu na universidade (Unir), no bacharelado em História, e se estendeu por todas as fases e sua trajetória acadêmica: nos dois mestrados e no doutorado em Educação, que trouxe a cartografia da mulher afro-antilhana e sua descendência no contexto educacional e social de Rondônia. “Outras questões inéditas vieram à tona, como a de identidade, pertencimento e viver amazônida da população negra advinda do Caribe inglês, que antes das minhas investigações eram estudados como sendo os “barbadianos”, ou seja, de maneira universalizada, sendo que a comunidade de imigrantes das Antilhas inglesas era de diversas partes do Caribe inglês: Barbados, Granada, Trinidad e Tobago, São Vicente, Jamaica, Guiana Inglesa e outras”, comenta.

O trabalho de Blackman também levou ao centro do debate temas como: preconceito reproduzido em produções bibliográficas. “Havia um pensamento universal/eurocêntrico nas/sobre as produções bibliográficas, consequentemente, a partir da perspectiva decolonial, consegui romper com a desmistificação historiográfica e paradigmas cristalizados há mais de 100 anos sobre o olhar do imigrante do Caribe inglês que vinha para Amazônia em busca de melhores condições sociais/econômicas e em Porto Velho muitos foram introduzidos nos serviços da construção da E.F.M.M. (1907/1912)”, explica.

Segundo Cledenice, a partir desse movimento de pesquisa, surgiram várias produções envoltas na temática, como o Festival do mar do Caribe à beira do Madeira, o Cine Itinerante, além de produções literárias decoloniais. “Desse modo, o afro-antilhano/ribeirinho e seus descendentes têm seu local de guarda cultural de artes integradas ressignificadas”, conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina marca celebração comunitária no distrito de Jaru.
L
Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Lei obriga uso do “fazer rondoniense” como presente institucional em eventos oficiais.
L
Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Atrações inéditas reforçam sucesso do evento em Porto Velho.
L
É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

Evento promovido pela Semed reúne alunos, educadores e comunidade em uma noite de celebração e espírito natalino.
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.