SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO

Projeto inicia na sexta-feira (21) e segue até novembro em instituições educacionais

Por Cledenice Blackman Cleide

Publicado em 

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO - News Rondônia

Iniciam na sexta-feira (21 de junho) as ações do Projeto Cine Itinerante “Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura Cinematográfica em Instituições de Ensino”, desenvolvido pela escritora/historiadora Cledenice Blackman. O objetivo principal é oportunizar o contato com a sétima arte, através do cinema itinerante em três escolas municipais e no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama.

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO - News Rondônia

O Projeto Cine Itinerante foi submetido, aprovado e contemplado no Edital de Chamamento Público nº 001/2023/FUNCULTURAL para seleção de projetos artísticos culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no município de Porto Velho-RO, no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 08 de julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

O Cine Itinerante também é um projeto de extensão do Campus Porto Velho Calama, onde Cledenice atua como bibliotecária/documentalista. O projeto foi institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL – CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024 – Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo.

A primeira escola a receber o projeto é a Areal da Floresta, nos seguintes horários: 8h às 9h/10h às 11h (manhã) e 14h às 15h/16h às 17h (tarde). Na oportunidade, será exibido o documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”. Após as sessões, acontecerão debates com a comunidade escolar.

No dia 05 de julho, quem recebe o Cine Itinerante são os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Pé de Murici, nos seguintes horários: 8h às 9h/10h às 11h (manhã) e 14h às 15h/16h às 17h (tarde). Já no dia 09 de agosto, os estudantes da Escola Bilíngue Porto Velho poderão acompanhar as atividades do projeto em quatro sessões: 8h às 9h/10h às 11h (manhã) e 14h às 15h/16h às 17h (tarde).

Projeto Cine Itinerante leva cinema para escolas municipais e IFRO - News Rondônia

Finalizando as sessões cinematográficas, no dia 08 de novembro, no auditório do Campus Porto Velho Calama, ocorrerão duas sessões, com a exibição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)” e do curta-metragem/documentário “Resistência”, dirigido por Juraci Junior.

No dia 09 de novembro, no auditório do Campus Porto Velho Calama, ocorrerá um Sarau Cultural com o lançamento do livro infantojuvenil bilíngue (português/inglês) “Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: A Travessia de uma Família de Barbados para o Brasil”, de autoria da bibliotecária/documentalista, Doutora em Educação do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman. Também estão previstas outras atividades: exposição de livros, apresentação musical, recital de poemas/poesias, exposição de telas (artes visuais) e sorteio de brindes.

“A atividade é aberta ao público externo à comunidade escolar do IFRO Porto Velho Calama. Também estamos tratando da organização do Sarau Cultural e o lançamento do livro acima mencionado a ser realizado no Mercado Cultural no dia 10 de novembro, a partir das 8h30 da manhã”, adianta Cledenice.

Cledenice destaca que o projeto Cine Itinerante “Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura Cinematográfica em Instituições de Ensino” visa contribuir para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, posteriormente alterada para nº 11.645/2008, que orienta a obrigatoriedade dos estudos, e consequentemente, produções literárias sobre a cultura afro-brasileira, suas nuances, e inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e para o atendimento à Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Nesta perspectiva, o projeto também contribui para a desmistificação da história afro-antilhana sob a perspectiva da escritora/historiadora Cledenice Blackman e sua influência na construção do conhecimento decolonial na tradição cultural portovelhense/amazônida, destacando as influências afro-amazônicas caribenhas inglesas.

“Tendo em vista que no início do século XX, imigrantes e famílias afro-antilhanas deram surgimento a um bairro denominado Barbadian Town (Bairro dos Barbadianos), utilizando-se do recurso das artes integradas, agregando diferentes linguagens, inclusive do cinema itinerante. Além disso, o projeto contribui para combater o racismo estrutural, tendo em vista que, conforme o Anuário de Segurança, o estado de Rondônia é o 2º estado do país com mais casos de racismo”, explica Cledenice.
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia lança edital para reconhecimento cultural de povos tradicionais

Governo de Rondônia lança edital para reconhecimento cultural de povos tradicionais

Premiação PNAB “Guardiões dos Saberes” valoriza indígenas, quilombolas e comunidades de matriz africana, fomentando diversidade cultural.
L

Fim de semana de cinema imperdível em Porto Velho | Grandes estreias e clássicos na telona!

Cine Araújo traz Demon Slayer, Invocação do Mal 4, comédias nacionais e o retorno de Toy Story para animar o público e garantir diversão com sorteio de ingressos no News Rondônia.
L
Festa às Nações leva cultura e gastronomia internacional a Porto Velho

Festa às Nações leva cultura e gastronomia internacional a Porto Velho

Evento no Parque da Cidade reúne tradições de 12 países e da cultura ribeirinha, com caráter beneficente e entrada gratuita.
L
Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

10ª edição do FERA reuniu estudantes de todo o estado, incentivando protagonismo juvenil e expressões artísticas da região Norte.
L
Academia Guajaramirense de Letras prepara sua primeira Bienal Internacional de Literatura

Academia Guajaramirense de Letras prepara sua primeira Bienal Internacional de Literatura

Prevista para 2026, a Bienal busca valorizar a literatura amazônica e integrar escritores do Brasil, Bolívia e outros países.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L

Fonte de Vida | Entrevista com Silvana Fontenele Xavier

No Fonte de Vida desta sexta, 12, às 16h, recebemos Silvana Fontenele Xavier. Nascida em Pedreiras, Maranhão, filha de Leimar Reais Xavier e Raimunda Nonata Fontenele, ela é servidora pública, auxiliar e técnica de enfermagem, enfermeira, casada, mãe de quatro filhos, avó de doze netos e bisavó de dois. Poetisa desde os 11 anos, já publicou três livros e tem paixão pelo trabalho com idosos em Porto Velho, no bairro Tancredo Neves.
L
Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Evento reúne gastronomia, música e tradições de 12 países no Parque da Cidade até sábado (13).
L
Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Ex-presidente pode ficar inelegível por décadas após condenação pelo STF por tentativa de golpe.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Gabinete da Deputada Dra. Taíssa Recebe Alunos de Nova Brasilândia do Oeste na Assembleia Legislativa

Gabinete da Deputada Dra. Taíssa Recebe Alunos de Nova Brasilândia do Oeste na Assembleia Legislativa

Estudantes da Escola Municipal Machado de Assis conhecem plenário, salão nobre e gabinete, em atividade que alia aprendizado e cidadania.
L
Deputada Ieda Chaves Participa de Eventos sobre Reparação e Bem-Viver para Mulheres Negras em Rondônia

Deputada Ieda Chaves Participa de Eventos sobre Reparação e Bem-Viver para Mulheres Negras em Rondônia

Ieda Chaves marca presença em audiência pública e na 1ª Marcha Estadual das Mulheres Negras, reforçando a luta contra o racismo e a violência.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

De acordo com informações da PM, o rapaz já responde por tentativa de homicídio.
10
Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Ação do Denarc, sob comando do delegado Jó Lopes, contou com apoio da PM, cumpriu 22 mandados e prendeu 12 suspeitos de tráfico de drogas.
12
PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-364, em Porto Velho, com 62 tabletes de pasta base de cocaína.
10
Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

A vítima foi socorrida e encaminhada para a Policlínica Dr. José Adelino, no bairro Ulisses Guimarães.
12
Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Oleir Chaves de Souza, de 55 anos, sofreu uma descarga elétrica na manhã desta sexta-feira e não resistiu.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Investimento da Sesau garantiu cirurgias de alta complexidade, reduziu filas de espera e fortaleceu o atendimento público no SUS em Rondônia.
L
Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Sob comando do coronel Nivaldo Ferreira, Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais registra redução de focos e amplia parcerias estratégicas.
L
Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Professores e estudantes do ensino fundamental podem participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que busca conscientizar sobre consumo responsável de energia.
L
Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

O Superior Tribunal Militar informou que a análise sobre a perda de patentes dos militares condenados pelo STF por trama golpista depende de ação do Ministério Público Militar.
L
Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Grupo Fina Batucada se apresenta gratuitamente neste sábado (13), às 19h, em espaço cultural do shopping
L
Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Segunda edição do FICAR alcança estudantes em três municípios e promove impacto cultural e econômico.
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Quase 1.600 quilômetros de estradas foram beneficiados
L
Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Mostra reúne seis artistas rondonienses e aproxima jovens das artes visuais da região.
L
TRT-14 aprova plano de descarbonização e reforça compromisso com a sustentabilidade

TRT-14 realiza primeira edição do Concilia Café em preparação à Semana Nacional da Execução Trabalhista

Evento teve o objetivo de intensificar os esforços pela conciliação e diálogo junto aos grandes litigantes.
L
Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Gestão do governador Marcos Rocha amplia atendimentos e reduz filas no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.